Füszerezett Vöröskáposzta | Passaporte de Sabores

Olá, estão preparados para colocar mais um carimbo no passaporte ?      
Façam as malas porque vamos para a Hungria.    

A primeira vez que coloquei os pés na Hungria confesso que pensei não ser fácil fazer as minhas refeiçõezinhas em condições, até ao pequeno almoço me "brindavam" com pães, bolos e afins cheios de coisas inimagináveis para quem é vegetariano, o que é certo é que ao 3º dia já tinha descoberto uma variedade imensa de iguarias vegetarianas Húngaras ... sim elas existem ...  

Füszerezett Vöröskáposzta, que é como quem diz couve roxa com especiarias, também conhecida na Hungria por couve temperada, é muito versátil, servida como entrada, acompanhamento ou mesmo prato principal, pode ser encontrado em qualquer bistro e geralmente vem acompanhado de batatas fritas, assadas, ou com pão cozido a vapor.
É um prato típico que adoro, cheio de sabor, ideal para qualquer momento e super fácil de confeccionar.

Hoje, partilho com vocês a minha versão

a Bella e o Mundo - Füszerezett Vöröskáposzta

Füszerezett Vöröskáposzta

🍴Ingredientes :  
(os ingredientes usados na receita são todos de origem biológica) 

1 couve roxa (média) ripada  
1 cebola doce  
1 maçã reineta grande
leite de aveia q.b. 
1 c. chá de paprika fumada
1 pitada de cominhos 
1 pitada de canela 
azeite virgem extra q.b. 
vinagre de sidra q.b.
pimenta preta q.b.

*dica* eu uso maçã reineta parda, é a maçã que mais gosto, acho que é perfeita nesta receita com o seu toque docinho com uma leve acidez, mas obviamente podem escolher a vossa variedade favorita, escolham uma que tenha uma textura rija para que não se desfaça ao "caramelizar" 
*dica* podem optar por tornar o prato mais doce ou mais picante conforme o vosso gosto, podem usar paprika doce (em vez de fumada misturada) com uma pitada de açúcar de coco para um toque mais suave, ou paprika picante Húngara seca e cortada em rodelas fininhas para um sabor mais forte e picante 

Preparação :
Numa frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite, colocam a cebola doce picada e deixam refogar, quando começar a ficar dourada juntam a couve roxa e a paprika.
Quando a couve começar a amolecer juntam 1 c. de sopa de leite de aveia, 1 c. sopa de vinagre de sidra, a canela e os cominhos, deixem cozinhar até a couve atingir o ponto de textura desejada, eu pessoalmente gosto mais molinha, mas podem deixar mais crocante, ou retirar um bocadinho para uma tacinha e continuar a cozinhar o resto para ficarem com duas consistências diferentes no prato.  

À parte, numa frigideira antiaderente (eu prefiro usar a frigideira dos crepes), colocam um fiozinho de azeite e juntam a maçã cortada em cubos, quando começar a ganhar alguma cor juntam 2 c. de sopa bem cheias de leite de aveia polvilhado com canela e deixam caramelizar ao vosso gosto, mantendo alguma textura. 
Se acharem que está com uma consistência dura para o vosso gosto pessoal devem ir juntando leite de aveia aos poucos, até ficar com a textura e "caramelização" desejada. 

a Bella e o Mundo - Füszerezett Vöröskáposzta - Passaporte de Sabores

a Bella e o Mundo - Passaporte de Sabores - Hungria

Juntam o preparado da maçã ao da couve roxa e envolvem bem, de modo a misturar os sabores e as texturas. No final (e já fora do lume) é só temperar com umas gotas de vinagre de sidra e a pimenta preta ao vosso gosto.  
Envolvem bem e está pronto a servir.  
Simples, não acham ?  


🍏vegan 
🍏100% biológico 
🍏prato salgado 
🍏Hungria 


🍭 Curiosidade :  Sabiam que o Füszerezett Vöröskáposzta tem séculos de tradição ?
Supostamente foi criado no condado de Sopron, é um prato comum em qualquer mesa Húngara durante todo o ano, mas em épocas festivas como a Páscoa marca presença nas mesas com um toque familiar onde Mãe e Filha devem cumprir a tradição de cozinhar juntas. 
A tradição diz que cada família coloca os ingredientes que lhes são "mais chegados ao coração", que familiares cultivaram outrora, ou que marca gerações, ao mais comum de maçã com especiarias juntam-se sabores como pêra com louro, ameixa com cravinho, alho com molho de iogurte, rábano (muito apreciado na Páscoa por toda a Hungria) com mel, entre outros. 
Hoje em dia também é vendida como "snack" em caixinhas, nas bancas de alguns mercadinhos e "food trucks", com várias combinações de ingredientes.  


Bom apetite !!!! 
Espero que gostem 
Cuidem-se 
💋

* Passaporte de Sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica 


Outros sabores : 

✈ Itália : Torta Caprese
✈ Grécia : Skordalia
✈ Inglaterra : Vegan Scones
✈ Índia : Golden Milk  //  Besan Chilla  //  Onion Bhaji
✈ México : Mousses de Abacate 
✈ Áustria : Vegan Reindling  //  Trufas Austríacas  //  Vegan Schnitzel  //  Vegan Gröstl


Comentários