Igreja de Matias, um dos locais mais deslumbrantes de Budapeste

Olá, quem segue este cantinho já me conhece um bocadinho, já sabe o que me move e me apaixona.
E em Budapeste quase tudo me apaixona, na primeira vez que estive em Budapeste tirei centenas de fotos ao Parlamento, era algo que me fascinava por dentro e por fora, e quando aqui vos mostrei algumas dessas fotos todos as elogiaram, mas confesso que Budapeste é muito mais que o Parlamento, e já aqui vos disse que em cada canto e recanto surge algo deslumbrante. 

a Bella e o Mundo - Igreja de Matias - Budapeste - Hungria

Na Colina do Castelo, bem juntinho ao Bastião dos Pescadores, existe um outro "edifício de conto de fadas" pelo qual sou apaixonada.  
A Igreja de Matias (Mátyás Templom) é uma Igreja Católica de estilo Gótico que se vê a quilómetros de distância, o seu telhado peculiar torna-a diferente e muito especial, pelo menos aos meus olhos. 
Cada detalhe, cor e forma faz as "delícias" de qualquer um, mas há mais para ver pois não faltam pormenores nas Torres, Pórticos e Janelas, aqui cada pedra é um marco histórico, literalmente ... 

a Bella e o Mundo - Budapeste - Igreja de Matias

As Torres, o Campanário, a "Porta de Maria" ...      
E se por fora parece saído de um livro de encantar, por dentro não desilude nem um bocadinho. 

Registos históricos indicam que começou a ser construída em 1247 em estilo Gótico e Neo Gótico, depois de 1400 o Rei Matias iniciou o que viria a ser um dos maiores restauros de toda a arquitetura Húngara, com grandes renovações e alas completamente novas, Capelas, Torres, Abóbadas, Santuários, amplos Corredores e Salões, tudo cheio de toques e retoques Renascentistas profundamente detalhados, com o seu toque pessoal e o seu Brasão em destaque.
Muitos acharam que era uma forma excêntrica de embelezar o que já era belo, mas a maioria ficou feliz por uma obra destas pertencer ao seu país, e que ainda hoje é motivo de orgulho para milhares.

a Bella e o Mundo - Igreja de Matias - Budapeste Hungria

O Altar Principal, os Vitrais, a Capela Mor e todas as outras Capelas cada uma mais detalhada que a outra, com pormenores inscritos alusivos a cada Santo e figuras representadas com cenas quotidianas, históricas, e claro religiosas, deslumbram os visitantes, sendo a Capela do Loreto com a Imagem da Nossa Senhora envolta em lendas, principalmente durante a invasão Turca que recebe maior atenção por parte dos visitantes.  

Aqui assisti a picos de emoção à flor da pele ... impressionantes ...  
Muitos Húngaros dizem que é "normal", acontece com alguma frequência e a lenda diz que tem ligação com as criptas existentes ...   
Eu prefiro não pensar nessa parte da História ...  

A Escadaria Real leva-nos ao piso superior, onde podemos encontrar o Órgão, o Oratório, a Câmara dos Cavaleiros de Malta, entre muitos outros detalhes para descobrir.    

Já foi palco de coroações, casamentos e batizados Reais.  
Sabiam que o Coro e a Orquestra da Igreja de Matias é das companhias musicais mais antigas de toda a Hungria ?   

a Bella e o Mundo - Igreja de Matias - Budapeste

No século XIV, uma das Torres da Igreja desabou durante uma Missa, apesar dos danos enormes não houve feridos, foi considerado um milagre.  

Durante a Invasão Turca foi transformada em Mesquita, até ser recuperada pelas tropas aliadas Cristãs, e mais tarde reconstruída pela Ordem dos Jesuítas, como seria de esperar muitas peças e símbolos foram destruídos, mas continua a ter um espólio maravilhoso e a ser um símbolo de Budapeste.  

A Torre Béla, não em minha homenagem mas em honra do Rei Húngaro Béla IV preserva muitos dos elementos Góticos originais, perfeitamente detalhados.  

Sofreu danos brutais durante os bombardeamentos da 2ª Guerra Mundial, sofreu vandalismo em manifestações e foi palco de um atentado à bomba em 1994, sendo necessário novo restauro.   

O passado e o presente unem-se num marco histórico que tem tanto de deslumbrante como de dramático, com perdas e conquistas, com episódios marcados em cada pedra, porque é assim que se constrói a História de um país.  
Como digo sempre ... viajar é aprender ... sempre ...  

a Bella e o Mundo - Igreja de Matias - Budapeste Hungria

Se marcarem uma tour a Igreja de Matias faz parte de quase todos os roteiros turísticos da cidade, mas podem visitar sem ser com guia, devem chegar cedo pois há quase sempre fila para entrar, os preços variam conforme a visita, se preferirem o bilhete com tudo incluído, onde podem visitar a Igreja, o Museu de Arte Eclesiástica mas também ter acesso à Torre, aviso que o percurso não é fácil e acessível a todos, tenham em atenção os (muitos) degraus e condições por vezes íngremes, são perto de 200, a luz nem sempre é a melhor e o piso é traiçoeiro ... é apenas permitido um certo número de pessoas na escadaria e na visita que é curtinha pouco mais de 10 minutos para que todos a possam fazer, penso que são entre 10 a 15 pessoas que sobem de cada vez. 
Conseguem assimilar e fotografar tudo em 10 minutos ?  
Das vezes que visitei estavam sempre guardas na Torre, ao início da escadaria e também na zona do "terraço", mas mesmo assim aconselho a terem precaução.  

A entrada tem um valor aproximado de 7.50€, se quiserem também subir à Torre, fica perto de 15€

Como em qualquer outro lugar do mundo devem cumprir as regras e respeitar os costumes, não é permitido entrar a comer ou a beber, devem tirar o som do smartphone ou correm o risco de serem convidados a sair, ombros à mostra ou decotes profundos recebem um "lencinho" à porta para tapar, fotos são permitidas com algumas regras explicadas à entrada.  

Já conhecem ? 
Cuidem-se   
💋
  

*o valor mencionado é referente à minha experiência pessoal no local, os preços podem variar conforme a data da vossa visita 



Relacionados :


Comentários

  1. Ainda bem que a Igreja foi sendo restaurada para que possamos apreciar a sua beleza e conhecer a sua história.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário