Széchenyi Lánchíd, a Ponte das Correntes de Budapeste

São várias as pontes sobre o Danúbio que ligam Buda a Peste, mas todos os que conhecem Széchenyi dizem que é a mais especial ... talvez por ter sido a primeira ... 
Nasceu do sonho do Conde István Széchenyi de Sárvár-Felsovidék, pelas "mãos" do Engenheiro William Tierney Clark, durou perto de 20 anos a construir e foi imediatamente considerada uma obra prima de engenharia.  

Inaugurada em 1849 foi designada de "maravilha moderna", com grande destaque para os ornamentos em ferro fundido que juntamente com os Leões em pedra, esculpidos pelo artista Húngaro János Marschalkó, levaram Aristocratas de todo o mundo a Budapeste.   
Durante a Segunda Guerra Mundial foi destruída pelas tropas Alemãs, ficando apenas as torres de pé, depois da sua reconstrução ganhou um carinho ainda maior pelos seus habitantes mas também por todos os que a visitam.   

a Bella e o Mundo - Budapeste - Ponte das Correntes

Hoje, é um dos locais mais percorridos da cidade, faz parte de uma moeda, é cenário de filmes e contos românticos. 
Durante a noite fica iluminada e são muitos os que aproveitam para tirar fotos, há quem diga que fica mais mística durante a noite, não fosse a Ponte das Correntes um dos locais de Budapeste que está envolto em superstições, mitos e lendas como a teoria das línguas dos Leões. 

Conseguem espreitar para a boca deles ?   
Observem com calma e tirem as vossas conclusões. 

a Bella e o Mundo - Budapeste - Hungria

Confesso que a primeira vez que a percorri senti um misto de emoções, o coração disparou e parece que entrei num outro patamar ... não me perguntem porquê ... com voltas e reviravoltas perto das torres, com muitas paragens para vislumbrar as margens e os encantos quer do lado de Buda, quer do lado de Peste, observar cada detalhe tão bem pensado numa construção imponente ...   
Há realmente algo de mágico, parece que o tempo para ... e não pensem que fui a única a sentir isto, já ouvi outras pessoas descreverem esta sensação "louca".  

Posso-vos dizer que todas as vezes que atravessei a Széchenyi, e felizmente já foram algumas, seja em passo mais apressado ou com todo o tempo do mundo há sempre uma sensação de "companhia". 
Agora cabe a cada um pensar nisto num modo fofinho e aconchegante, ou num tom mais sinistro ... 😐

a Bella e o Mundo - Budapeste - Ponte das Correntes

Sempre que conhecemos um novo país é sem dúvida muito engraçado e enriquecedor percorrer sítios que já vimos em fotos, que nos encantaram através do nosso filme favorito, que já ouvimos da boca de alguém quando nos contou o que por lá viveu, aprender lendas e até aqueles rituais existentes em qualquer canto do mundo ... o deitar a moeda para a fonte, o esfregar a estátua, o pedido na capela x, a paragem no pórtico y ... já todos vivenciámos momentos que faziam parte dos livros de História e até mesmo do "folclore" e mitos populares ...  

Para mim viajar é isto mesmo, é o misto de emoções, conhecer e aprender, é ouvir histórias e depois chegar ao local e poder viver tudo isso em primeira mão, criar as nossas próprias histórias e acima de tudo memórias ... 
 
Cuidem-se 
💋


✈✈✈✈
Também em Budapeste : 


Comentários