Budapeste | Bastião dos Pescadores

Cada detalhe tem um significado ... acho que é uma maneira de descrever Budapeste ... 
Sinto que nada foi feito ao acaso, que em cada rua percorrida e em cada detalhe onde se fixa o nosso olhar existe um propósito, tem algo para contar e faz parte da História não só de uma cidade ou de um país, mas sinceramente sinto que cada detalhe de Budapeste faz parte da Humanidade ...  

Aqui há muito para ver e aprender, há um monumento Histórico em quase cada "esquina", e se achamos que estamos diante a mais bonita obra prima ... encontramos outro tão ou mais bonito um pouco mais adiante.  

a Bella e o Mundo - Bastião dos Pescadores - Budapeste

O Bastião dos Pescadores faz parte dessa lista. 
Construído entre 1895 e 1902 é um dos locais mais visitados na cidade.
Situa-se na Colina do Castelo de Buda, bem pertinho da Igreja de Matias, reza a lenda que foi construído de forma a "abraçar" a igreja. 

É uma construção de estilo Neogótico, com pormenores Neo-Românicos.
O Baluarte possui 7 torres que representam os Chefes Magiares Húngaros, também representados na famosa Praça dos Heróis. 
Apesar de parecer que estamos perante uma fortificação, a  História revela que o Bastião não foi construído com esse intuito, o seu "terraço" não iria servir de posto de comando ou vigia, mas sim de local panorâmico e "romântico" para todos aqueles que queriam apreciar toda a beleza do Danúbio e o que se passava nas suas margens.  

Escadarias dignas de um conto de fadas, pórticos, janelas em pedra decorada, arcos e abóbadas, Reis, Soldados, Dragões ... não falta nada neste magnífico imaginário, e é a estátua de Santo Estevão, o primeiro Rei da Hungria que nos capta o olhar, como que a dar as boas vindas.  

a Bella e o Mundo - Bastião dos Pescadores - Budapeste

Com uma infância difícil tornou-se um Homem de convicções fortes, com algumas decisões polémicas que não agradaram a alguns durante o seu Reinado, conseguiu estabelecer a paz durante longos anos voltando a surgir batalhas civis apenas depois da sua morte. 
Conhecido como o "Rei Santo" foi adorado por multidões, sendo mesmo canonizado pelo Papa Gregório VII. 
Envolto em lendas, tem uma Basílica com o seu nome e será sempre uma figura importantíssima não só na História da Hungria, como em todo o Mundo. 
Em datas específicas, como a coroação ou a canonização, é comum serem depositadas flores junto da sua estátua, e que por respeito por vezes leva ao adiamento (ou atraso) de algumas tours e atividades turísticas junto ao Bastião.   

a Bella e o Mundo - Bastião dos Pescadores Hungria

A primeira vez que percorri as pedras do Bastião dos Pescadores uma tempestade brutal assolava Budapeste, tenho um vídeo gravado nesse dia que assusta qualquer um, nunca tive medo de trovoada mas os relâmpagos pareciam que nos perseguiam e a trovoada ecoava por entre as Torres com um estrondo digno de um filme de terror, conseguem imaginar ? No alto de um imponente monumento com fortificações de pedra maciça que faziam um eco estrondoso que nunca mais terminava, ao mesmo tempo que parecia subir pelos nossos pés ... foi interessante ...   
E sabem uma coisa ? O Bastião não perdeu o encanto nesse dia ... 

a Bella e o Mundo - Budapeste Hungria

É isso que torna especial algo histórico e imponente como o Bastião dos Pescadores, cada estação do ano tem o seu encanto e isso também é visível nas paredes e detalhes de cada monumento.
No Verão é muito concorrido, cheguei a estar mais de 15 minutos para tentar subir uma escadaria, e eu tento sempre ir a horas menos "turísticas", mas vale a pena a espera, para além dos pormenores que encontramos na visita, a vista para o Danúbio é deslumbrante, com céu limpo conseguimos avistar uma imensidão de detalhes fascinantes, sejam eles o toque da Mãe Terra que "pinta" a cidade de cor, ou as construções com as suas diferentes formas conforme os detalhes arquitetónicos de cada construção e sua referência Histórica, onde o passado se interliga tão bem com o presente.

De todas as vezes que parei no Bastião, fiquei sem saber para onde desviar o olhar, se por um lado conseguimos avistar paisagens deslumbrantes, por outro não queremos perder cada detalhe inscrito em cada pedra ao redor ... já sabem que sou fascinada por História ... agora juntem a isso cantos e recantos cheios de pormenores dignos de um conto de fadas ...

Já visitaram ?
Qual o detalhe que mais vos impressionou ?     

Cuidem-se 
💋


Relacionado :


Comentários