Veganske Karbanátky | Passaporte de Sabores

Olá, estão preparados para colocar mais um carimbo no passaporte ?
Façam as malas porque hoje é dia de viajarmos para a República Checa.

A gastronomia da República Checa é rica em variedade, e a tradição combina na perfeição com a preocupação alimentar de cada um, por aqui é fácil encontrar pratos para todos os gostos e estilos de vida, dos mais "robustos" aos mais leves, sempre com os ingredientes mais frescos.

Desde a primeira vez que cheguei a terras Checas nunca tive de me preocupar em percorrer quilómetros em busca de pratos vegan, pois até as receitas mais antigas com séculos de tradição apresentam esta versão em qualquer bistro, mercadinho e restaurante mais clássico.  

Karbanátky são uns mini hambúrgueres que se encontram em todo o lado, os mais tradicionais são feitos com lentilhas, espinafres, ervilhas, beterraba e cogumelos selvagens. 
São também chamados de almôndegas em algumas regiões Checas (apesar de serem bem mais achatados e por isso com aspecto de mini burguer) e até mesmo de bolinhos salgados, como são apresentados em alguns menus.  
Confesso que gosto de todos, mas os de espinafres têm qualquer coisa de especial, talvez por terem sido os primeiros que provei em Praga, o famoso špenát. 

É delicioso e super fácil de confeccionar. 
Hoje, partilho com vocês a minha versão. 

a Bella e o Mundo - Veganske Karbanátky - Chequia

Karbanátky de Espinafres 

🍴Ingredientes : 
(todos os ingredientes utilizados na receita são de origem biológica)  

1 copo de farinha de grão
2 c. de sopa de farinha de quinoa   
3 c. de sopa de farinha de arroz   
3 c. de sopa de farinha de aveia integral  
1 copo de água mineral (200ml aproximadamente)  

1 cebola pequena picada   
2 dentes de alho picados   
2 "mão cheias" de espinafres cortados "grosseiramente"    
50 g. de batata doce laranja ralada  
1 c. de chá de paprika fumada   
1 pitada de cominhos  
1 pitada de pimenta preta  
sal rosa dos Himalaias q.b.  

flocos de aveia fina (facultativo)*  
azeite virgem extra q.b. 

*dica* gosto de usar farinha de grão como base, mas podem escolher uma farinha ao vosso gosto, na receita Checa para além das mencionadas são comuns a de trigo integral, trigo sarraceno ou farinha de castanha   
*dica* se preferirem que o vosso Karbanátky tenha alguma textura crocante podem adicionar flocos de aveia ao preparado, também muito comum na receita original   

Preparação :
Numa taça grande misturam as farinhas com os temperos, uniformemente.
Juntam a água e mexem bem para formar a massa "base".
Adicionam os cubos de cebola, o alho, a batata doce e os espinafres.

Podem retificar a mistura do preparado, se acharem muito líquida coloquem mais um pouco de farinha de aveia (ou vice versa), a ideia é ficar consistente mas não muito massuda, para que o interior do Karbanátky fique macio e com alguma "humidade".

Moldam bolinhas ligeiramente achatadas ao meio para formar os Karbanátkys.
Deixam repousar 5 a 10 minutos para secarem um bocadinho.

a Bella e o Mundo -  Karbanátky Chequia

a Bella e o Mundo - Veganske Karbanátky - Republica Checa

Numa frigideira antiaderente pincelada com azeite virgem extra, colocam os Karbanátkys.
Quando começarem a ficar dourados viram com a ajuda de uma espátula, para cozinhar uniformemente dos dois lados, devem ficar "torradinhos" mas com o interior clarinho. 
Verifiquem se está bem cozinhado no centro conforme o vosso gosto e preferência de confecção, se quiserem mais cozinhado e compacto, podem levar uns minutos ao forno. 

Simples, não acham ? 
Esta quantidade dá para 6 Karbanátkys.
Bom apetite !!!!

🥬vegan  
🥬100% biológico
🥬prato salgado
🥬República Checa

🍭Curiosidade : Sabiam que é comum polvilhar os Karbanátkys com manjerona seca ? 
Em diferentes regiões Checas são utilizados diferentes cereais, leguminosas, ou sementes trituradas na sua confecção como maneira de dar consistência ao "bolinho", as chamadas colheitas ancestrais que são tradição nos campos que muitas famílias mantêm até hoje. 
Existem "1001" combinações de Karbanátky, muitas maneiras de o cozinhar e muitas maneiras de o consumir, se o mais comum num restaurante típico é chegar à mesa acompanhado por puré de batata, com uma grande salada de beterraba e chucrute (ou rábano picante), em muitos bistros é também comum ser servido tipo snack (a minha versão favorita) com um molho a acompanhar e chips de vegetais, onde a tão apreciada pastinaca é estrela, nos mercadinhos de comida a maneira típica é o conhecido "comida em andamento", onde abrem um pãozinho acabadinho de cozer, barram com muita mostarda e colocam os Karbanátkys, fecham bem fechadinho, é embrulhado e está pronto a levar em passeio, para quem quer continuar a "ver as vistas".

E vocês já provaram ?
Espero que gostem.
Cuidem-se
💋


* Passaporte de Sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica



Outros sabores :
✈ Inglaterra : Vegan Scones
✈ Itália : Torta Caprese
✈ Grécia : Skordalia
✈ Índia : Golden Milk  //  Besan Chilla  //  Onion Bhaji
✈ México : Mousses de Abacate 
✈ Áustria : Vegan Reindling  //  Trufas Austríacas  //  Vegan Schnitzel  //  Vegan Gröstl



Comentários