Torta Caprese (Vegan) | Passaporte de Sabores

Olá, como está tudo desse lado ?

Por aqui chove imenso ... e o que fazemos em casa quando chove lá fora ?
Um bolo delicioso 😁

Estão preparados para colocar mais um "carimbo no passaporte" ?
Hoje vamos até Itália 😊

Na Itália não faltam sobremesas deliciosas, e a Torta Caprese é uma que faz parte do meu top 3.
Conhecem ?
Originária de Capri, a Torta Caprese é um bolo de chocolate sem farinha, onde a amêndoa se destaca e deixa qualquer um feliz.
É super simples e hoje partilho com vocês a minha versão vegan 😊


torta caprese vegan - passaporte de sabores - a bella e o mundo

Torta Caprese 


🍴 Ingredientes (já sabem que aqui em casa são todos biológicos):


3 chávenas de amêndoa moída (com textura bem fininha)

3 chávenas de leite de amêndoa

1 c. sopa de canela em pó

1 c. sopa de cacau cru em pó

100 g de chocolate negro (50 derretido + 50 cortado finamente)

amêndoas q.b.

2 c. sopa de xarope de tâmaras


(para a cobertura)

amêndoas q.b 

1 c. sopa de xarope de tâmaras  

1 c. sopa de cacau cru em pó  

leite de amêndoa q.b


Preparação da torta:

Misturam a amêndoa moída com a canela e o cacau cru, até ficar bem envolvido. De seguida colocam 1 chávena de leite de amêndoa, 50g de chocolate derretido e formam uma "pasta", com toda a massa do bolo. (*Para derreter o chocolate a forma mais simples -e saudável- é a seguinte: partir em pedaços pequenos para dentro de uma taça e ir colocando aos poucos colheres de leite de amêndoa a ferver, mexem bem até ficar com textura de ganache, espesso e brilhante*)

Juntam o restante leite de amêndoa e mexem bem até ficar cremoso, adicionam o xarope de tâmaras e por fim colocam o restante chocolate partido em pedacinhos pequeninos e a amêndoa picada conforme o vosso gosto, para dar textura. Envolvem a mistura sem bater demasiado para que os pedaços não se desfaçam. 

*dica* se quiserem um bolo mais doce podem adicionar 1 c. sopa de açúcar de coco, se quiserem um bolo mais aromático podem adicionar 1 c. sopa de raspa de limão.

Vai ao forno (pré-aquecido) a 180º, numa forma forrada com papel vegetal, por mais ou menos 35 minutos, a textura deve ser quase como um brownie. Se acharem muito macio podem deixar mais 5 minutos no forno mas com ele desligado, para não cozer em demasia.

a Bella e o Mundo - torta caprese vegan receita

amendoas bio - a bella e o mundo - vegan torta caprese

Preparação da cobertura :

No liquidificador colocam as amêndoas (com pele), o xarope de tâmaras (se não tiverem podem colocar 5 ou 6 tâmaras inteiras) e juntam o leite de amêndoa aos poucos até ficar com textura de mousse, juntam o cacau cru e mais um pouco de leite de amêndoa, voltam a misturar.

Reservam para colocar por cima da torta, depois desta arrefecer um pouco.

Polvilham com algumas amêndoas em pedaços e está pronto a servir.

Super simples, não acham ? 😊 


torta caprese vegan - a Bella e o Mundo blog

🍫 vegan 

🍫 100% biológico

🍫 sobremesa

🍫 Itália


🍭Curiosidade : Há imensas teorias sobre a origem da Torta Caprese, há quem diga que a sua origem remota simplesmente a um pasteleiro que se esqueceu de colocar farinha no bolo, no entanto fez tanto sucesso que passou a ser dos bolos mais pedidos no seu estabelecimento, mas a "lenda" mais conhecida é a de uma Princesa Austríaca que ao casar com o Rei de Nápoles sentia saudades do Sacher Torte, como os pasteleiros italianos não conheciam a receita fizeram uma versão "aproximada", e passou a fazer parte das sobremesas mais apreciadas pela Princesa.


Espero que gostem 😊

Beijinhos e muitas fofurices 💋



* Passaporte de Sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e /ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.



Outros sabores :
✈ México : Mousse de Abacate
✈ Índia : Golden Milk
✈ Áustria : Trufas Austríacas  //  Vegan Schnitzel  //  Vegan Gröstl 





Comentários