Húmus Turco de Tomate Seco | Passaporte de Sabores

Olá, hoje é dia de colocar mais um "carimbo no passaporte".
Estão preparados ?
Façam as malas porque vamos até à Turquia saborear um delicioso húmus.

Húmus é um dos pratos mais clássicos e deliciosos da culinária Árabe, remonta a tempos antigos apesar do seu local de origem ser incerto ... Líbano, Israel, Síria ... mas são os Turcos, os que mais defendem a sua origem, com o seu grão de bico e o seu tahini tão especial.
Independentemente de onde foi criado é um dos "snacks" favoritos cá em casa.

Hoje partilho com vocês a minha versão.

a Bella e o Mundo - Humus - Turquia

Húmus Turco de Tomate Seco

🍴 Ingredientes :
(todos os ingredientes usados na receita são biológicos)

500 g de grão cozido
1 colher de sopa bem cheia de tahini
7 pedaços de tomate seco*
1 dente de alho (cru)
1 pitada de cominhos
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de paprika em pó
azeite q.b.
leite de amêndoa* q.b.
sumo de limão q.b.
coentros frescos (opcional)

*dica* os pedaços de tomate devem ser secos ao natural (sem estar em conserva de azeite ou óleo), eu uso os Turcos da marca Morgenland pois considero os melhores
*dica* sabiam que na Turquia a amêndoa ainda verde é uma iguaria ? É consumida por inteiro com a casca e o caroço que ainda não se desenvolveu, é usada em vários pratos e principalmente para fazer leite de amêndoa, se não tiverem leite de amêndoa podem usar de aveia mas fica ligeiramente mais doce

Preparação :
Eu faço o meu húmus no blender, se tiverem um dos mais pequenos ou com as lâminas mais suaves, é melhor ser feito num processador ou robot para que o húmus fique bem macio e sem grumos.

No blender colocam o leite de amêndoa até tapar as lâminas, adicionam o grão cozido, o alho e o tahini e incorporam tudo muito bem.
De seguida temperam o preparado com os cominhos, a pimenta e o sumo de limão.
Cortam o tomate seco em pedaços pequenos e adicionam ao preparado.
Juntam umas folhas de coentros picadas, um fio de azeite (bem generoso) e deixam a mistura incorporar bem até começar a fazer leves bolhas de ar.
Retificam os temperos e se for necessário podem adicionar mais um pouco de leite de amêndoa, nesse caso voltam a misturar no blender para que o leite não fique separado.
Quando o húmus estiver bem macio numa mistura homogénea, está pronto a servir.

a Bella e o Mundo - Turquia

a Bella e o Mundo - Humus Turquia

Colocam numa taça e polvilham com a paprika em pó.
Uma pequena diferença é que o húmus Turco leva mais tahini na confeção e não é "regado" com azeite na sua apresentação. A "decoração" fica ao vosso critério, podem usar alguns pedaços de tomate seco, azeitonas, coentros, ou grão cozido inteiro, por exemplo. 

Depois é tempo de partilhar, como snack, como acompanhamento, barrado em bolachas num lanche em boa companhia ... Simples, rápido e delicioso.


🍅 vegan
🍅 100% biológico
🍅 prato salgado
🍅 Turquia


🍭 Curiosidade : Dizem que o tomate nasceu na América do Sul, que foi trazido para a Europa pelos Espanhóis, mas que não foi aí que teve sucesso inicialmente. Há quem acredite que foi nas zonas litorais da Turquia (banhadas pelo Egeu e pelo Mediterrâneo) que prosperou salvando muitos da fome, conquistou corações, tornou-se numa iguaria apreciada por todos e chegou depois a vários pontos da Europa que tão bem conhecemos, antes de partir para o resto do mundo através de trocas comerciais. Hoje em dia a Turquia é um dos maiores produtores e exportadores de tomate, sendo o tomate seco uma das maiores "especialidades".

Sabiam que 99% do tomate seco Turco é biológico ? 
É polvilhado com sal também biológico e deixado a "desidratar" ao sol, esta é uma técnica milenar baseada no mais simples e natural possível.
Onde começou a ser feito não sabemos ao certo, relatos apontam para o povo Italiano que os deixava em potes de cerâmica nos terraços das casas durante o Verão, no Egipto era espalhado nas varandas durante semanas e existem histórias de os ver pendurados em estendais da Grécia ...
Como surgiu não sabemos, mas ainda bem que alguém teve esta brilhante ideia ... 


Bom apetite !!!!
Espero que gostem
Cuidem-se 
💋


* Passaporte de Sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.



Outros sabores :

✈ México : Mousses de Abacate  
✈ Inglaterra : Vegan Scones
✈ Grécia : Skordalia
✈ Índia : Golden Milk  //  Besan Chilla  //  Onion Bhaji
✈ Itália : Torta Caprese
✈ Áustria : Vegan Reindling  //  Trufas Austríacas  //  Vegan Schnitzel  //  Vegan Gröstl






Comentários