Vegan Reindling | Passaporte de Sabores

Olá, estão preparados para colocar mais um "carimbo no passaporte" ?

Hoje vamos viajar até à Áustria.

Em clima de Páscoa é altura de vos presentear com uma receitinha 😊

Quem segue este cantinho sabe que já falei várias vezes dos doces Austríacos, as montras das pastelarias são uma perdição e são poucas as pessoas que conseguem resistir muito tempo sem entrar. Mas se pensam logo em montanhas de chocolate derretido por cima de fruta fresca, ou montanhas de açúcar e compotas ... estão certos !!! 
Mas a Áustria é mais que isso e também consegue fazer coisinhas simples cheias de sabor 😊

O Reindling é um famoso pão doce típico da Páscoa, com ingredientes simples e deliciosos - é uma especialidade da Caríntia, um estado Austríaco conhecido pelas águas cristalinas dos seus lagos - que hoje em dia pode ser encontrado por todo o país, principalmente nos tradicionais mercadinhos de Páscoa junto de outras iguarias doces. 

Comigo foi amor à primeira vista (ou dentada, se preferirem) e cá em casa é um dos favoritos em qualquer altura do ano.

Passas e nozes polvilhadas com a simplicidade do açúcar com canela, é assim o Reindling ... 
E esta é a minha versão vegan 😊

easter vegan reindling - a Bella e o Mundo

Vegan Reindling

🍴 Ingredientes : 
(todos os ingredientes são biológicos)

Para a massa :
500 g de farinha de trigo integral
2 copos de leite de aveia
1 c. sopa de canela
fermento q.b.

Para o recheio :
100 g de nozes
80 g de passas douradas
açúcar de coco q.b.
canela q.b.

Preparação :
Misturar a farinha com o fermento.
Juntar a canela e mexer.
Aos poucos adicionam o leite de aveia morno (muito importante) e envolvem bem com uma colher de silicone.
O Reindling não deve ser batido ou amassado, por isso devem envolver levemente com a colher até ficar tudo bem homogéneo, numa mistura com alguma elasticidade.

Devem deixar a massa repousar 15 minutos.

Numa taça misturam bem o açúcar de coco com a canela.
Cortam as nozes em pedaços pequenos, juntam as passas e colocam na taça do açúcar com a canela e envolvem tudo muito bem.*

Numa forma redonda de buraco (a típica forma do pão de ló), bem forrada com papel vegetal, colocam uma camada de massa quase até meio da forma, polvilham com a mistura das nozes e passas com cuidado para ficar mais perto do centro de modo a não transbordar quando o bolo cozer, colocam novamente uma camada de massa, mais uma de recheio, e por fim uma mais fininha da restante massa. 

Vai ao forno aproximadamente 25 minutos, depende do forno e do gosto de cada um, mas o truque é simples : assim que a parte de cima começar a ficar dourada e estaladiça está pronto em poucos minutos.
Lembrem-se que é um pão doce e não um bolo, por isso a textura vai ser diferente.


* dica * Se preferirem uma mistura menos soltinha podem acrescentar uma colher de sopa de leite de aveia à mistura das nozes e das passas, com o açúcar e a canela para ligar tudo

* dica * Se quiserem que a mistura fique mais em forma de geleia podem substituir o açúcar por xarope de tâmaras

a Bella e o Mundo - reindling austríaco

a Bella e o Mundo - páscoa vegan - reindling

Devem deixar arrefecer dentro da forma para não perder a consistência.
Para decorar uso amêndoas e bolinhas do meu maçapão caseirinho, o Reindling tradicional leva apenas açúcar em pó polvilhado por cima.

Super simples, não concordam ?
É fácil e rápido de confecionar e apesar de ser típico da Páscoa é delicioso em qualquer altura do ano.


🍪 vegan
🍪 100% biológico
🍪 sobremesa
🍪 Áustria



🍭 Curiosidade : Sabiam que antigamente quem confecionava o Reindling colocava um ingrediente secreto como "marca de autor", referente à sua família ?
Quando se juntavam as várias famílias na altura da Páscoa sabiam qual o "clã" que tinha confecionado cada Reindling, pois um tinha um toque de cacau, outro de anis e até coentros com noz moscada.
Há varias teorias sobre a origem do Reindling, há quem diga que significa "refazer" e que era a versão pobre de quem servia a corte, de pobre não tem absolutamente nada na minha modéstia opinião. Outros diziam que o nome se deve à sua forma em anel e que antigamente era um símbolo de união e oferecido em casamentos. 
Para que ocasião foi confecionado pela primeira vez não sabemos, o que é certo é que é um dos maiores símbolos da Páscoa há vários séculos e adorado por todos além fronteiras 😊


Bom apetite !!!!
Espero que gostem
Cuidem-se 
💋



* Passaporte de sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.




Outros sabores :
✈ Itália : Torta Caprese
✈ México : Mousses de Abacate
✈ Índia : Golden Milk
✈ Áustria : Trufas Austríacas  //  Vegan Schnitzel  //  Vegan Gröstl
✈ Grécia : Skordalia




Comentários