It's vegan baby | Maçapão caseiro, fácil e saudável

Olá, como está tudo desse lado ?

Quando estava no outro cantinho das Fofurices Triviais partilhei uma das maneiras mais simples de fazer maçapão caseiro, agora nesta altura em que a amêndoa é a Rainha da Corte, uma amiga pediu para voltar a partilhar.

Quem me segue já sabe que sou doida por bolinhos do Algarve, mas não é propriamente a coisa mais saudável do mundo e apesar do lado materno ser de lá não temos necessariamente de ser tradicionais no que toca a receitas 😉. O meu avô nasceu em Silves e foi lá que a minha mãe passou a infância, mesmo depois de vir um bocadinho mais para cima estava sempre a contar os dias para as férias de Verão, pois já sabia que era altura de brincar no Castelo de Silves com as primas. 

Foi por isso que nasci com a gula dos bolinhos do Algarve 😂 mas sabendo a quantidade de açúcar refinado, claras que leva na confeção e os corantes para dar cor a todas as frutas e bonecos ... optámos sempre pela maneira mais rápida e saudável de ter aquele sabor que não se explica ... quem é fanática por maçapão sabe do que falo 😊.

Como costumo dizer : que me perdoem os fundamentalistas, mas ... optamos pela versão saudável !!!!

vegan marzipan - a bella e o mundo

Precisam apenas de :

farinha de amêndoa biológica q.b. *

leite de amêndoa biológico q.b.

* e para quem quiser adoçar ou não conseguir comer assim : açúcar de coco biológico q.b. 


A receita é do mais simples que pode existir.

Numa tacinha coloquem a farinha de amêndoa. 

Aqueçam o leite de amêndoa : se quiserem aromatizar coloquem logo o aroma na fervura, por exemplo baunilha, se quiserem adoçar coloquem o açúcar de coco depois do leite sair do lume e mexam bem até dissolver completamente o açúcar.

Agora basta ir juntando o leite bem quente à farinha de amêndoa. Coloquem pouco de cada vez para absorver bem mas sem a farinha ficar líquida, o ideal é ir colocando apenas uma colher de chá de cada vez, conforme a quantidade de farinha que colocaram vão repetindo o passo até a farinha ficar completamente envolvida. Não caiam na tentação de colocar muito leite, o truque é por cada colher mexer muito bem. Assim que deixarem de encontrar farinha solta está pronto. O ideal é uma textura soltinha e bem envolvida, se acharem que o maçapão está demasiado "molhado" com textura de papa devem colocar mais farinha de amêndoa.

Com a continuação chegam ao vosso ponto ideal, para terem uma noção aqui por casa há certas receitas que para ficarem com a textura desejada precisam apenas de 1 colher de sopa (rasa) para 100g de farinha de amêndoa. Por isso as quantidades da receita vão sendo aperfeiçoadas à vossa medida.

* dica podem usar amêndoas biológicas e reduzir a farinha em casa, podem optar por amêndoas com pele para um sabor mais intenso

Colocam algumas horas no frigorífico e está pronto, simples não acham ?

vegan marzipan - a Bella e o Mundo - receita

Esta é a receita base, a partir daqui basta usar a imaginação.

Quando estiver bem misturado podem deixar fofo e soltinho, ideal para barrar em bolachas, ou rechear crepes, bolos e chocolates artesanais. Outra opção é moldar bem a textura, podem juntar mais farinha se for necessário, para ficar bem firme e denso, depois usem a imaginação e usem como decoração para os vossos docinhos. Podem criar formas livres se tiverem jeitinho para moldar, se acharem difícil nada como usar moldes ou cortadores de bolachas.

Podem aromatizar conforme o vosso gosto, basta juntar o sabor pretendido ao leite de amêndoa e fazer a infusão, podem adicionar tudo o que a vossa imaginação permitir : limão, baunilha, coco, gengibre, flor de laranjeira, podem colorir ao vosso gosto com cacau cru, café, morango, beterraba, espinafre, açafrão, canela, amoras, cerejas, etc etc. 😉

🥄 vegan

🥄 100% biológico


Para quem gosta de folar, aproveitem para barrar uma fatiazinha com este maçapão 😊

Boa Páscoa a todos

Beijinhos e muitas fofurices 💋



Comentários