Olá, hoje é dia de carimbar o passaporte, estão prontos?
Vamos até à Índia.
Venho partilhar com vocês uma receita super simples e fácil de confecionar, é um dos meus pratos favoritos de sempre, não fosse eu louca por comida Indiana.
Onion Bhaji é conhecido um pouco por todo o mundo como entrada ou "snack" e é impossível comer apenas um, é uma receita que faço imensas vezes e hoje partilho com vocês a receita tradicional como a aprendi, na minha versão um pouco mais saudável.
Hoje escolhi o chutney de coentros para acompanhar, típico de Goa.
Onion Bhaji com Chutney de Coentros
🍴 Ingredientes : (todos os ingredientes usados na receita são biológicos)
Para os Onion Bhaji :
1 cebola grande
1 copo de farinha de grão
1 copo de água mineral
2 c. de sobremesa de curcuma em pó
1 c. de sobremesa de cominhos em pó
3 c. de sobremesa de caril em pó *
3 c. de sobremesa de pimentão doce em pó
pimenta preta q.b.
1 pitada de sal rosa dos Himalaias
azeite virgem extra q.b.
Preparação :
Numa tijela grande coloquem a farinha de grão e juntem todos os temperos, misturem muito bem.
Cortem a cebola em meias luas e juntem à farinha.
Envolvam tudo muito bem até a cebola ficar completamente coberta pela mistura.
Adicionem a água e mexam com uma colher bem devagar, até formar uma espécie de "massa de bolo", deixando todos os pedaços de cebola bem envolvidos na massa.
Aqui podem retificar, se acharem a mistura muito líquida podem juntar mais uma colher de farinha, pois vai depender do tamanho da cebola.
Tradicionalmente os Onion Bhaji são fritos, mas hoje em dia há muitos sítios que os servem numa versão mais saudável, feitos numa frigideira apenas com um fio de azeite, cá em casa também preferimos assim.
Por isso basta colocar um fiozinho de azeite numa frigideira antiaderente e ir dispondo a massa com a ajuda de uma colher grande, como se fosse uma panqueca mais pequena e menos perfeitinha 😊
Quando as pontas começarem a ficar douradas devem virar, para cozinhar do outro lado.
Tentem sempre obter a mistura homogénea para que não fique uma colher com muita cebola e pouca massa ou vice-versa. *
* dica * Se não fizerem o vosso próprio caril, escolham um caril em pó biológico que contenha a mistura de ingredientes mais próxima do original, neste caso do caril Indiano
* dica * Nas primeiras vezes se não sair tão bem podem fazer um truque, se verificarem que a colher ficou quase só com cebola, já na frigideira ajeitam essa cebola em forma de panqueca e colocam uma colherzinha apenas de "massa" por cima, devem ser rápidos para que não queime mais de um lado
Para o chutney :
1 molho grande de coentros frescos
1 dente de alho
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de cominhos em pó
raspa de gengibre fresco
algumas gotas de sumo de limão
Basta juntarem os ingredientes no blender e misturar bem até ficar com a consistência de um batido cremoso, se acharem que fica muito espesso podem juntar um fio de azeite ou uma colher de leite de amêndoa.
A receita dá para aproximadamente 12 Onion Bhajis.
Muito simples, rápido e delicioso.
🧅 vegan
🧅 100% biológico
🧅 prato salgado
🧅 Índia
🍭 Curiosidade : Os Onion Bhajis são conhecidos em quase todos os restaurantes fora da Índia como entrada, mas sabiam que em terras Indianas não é bem assim?
Onion Bhaji é uma das comidas mais típicas da Índia mas a sua tradição varia conforme as regiões, em certos locais é conhecida como comida de rua, o famoso snack para saborear em qualquer altura, em algumas regiões mais a Sul é servido na hora do chá e em "qualquer dia de chuva", há regiões onde é tradição confecionar quando chegam as visitas e oferecer sempre acompanhado de chutney.
Sabiam que em algumas regiões o chutney é "temperado" com açúcar mascavado e canela?
Em Telangana os Onion Bhajis são servidos com rodelas de limão e salada de manga e até há relatos de serem colocados dentro de sopas picantes, e em Gujarat tem especial destaque em festivais e cerimónias importantes.
O que é certo é que fica bem em qualquer ocasião, pelo menos aqui por casa é um dos favoritos 😊
Bom apetite !!!!
Espero que gostem
Cuidem-se
💋
* Passaporte de sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.
Outros sabores :
✈ Grécia : Skordalia
✈ Itália : Torta Caprese
✈ Marrocos : Cuscuz Marroquino de Frutos Secos
✈ Índia : Golden Milk
✈ México : Mousses de Abacate
Comentários
Enviar um comentário