Besan Chilla, a omelete sem ovos | Passaporte de Sabores

Olá, aqui vamos nós carimbar o passaporte.

Dando continuidade às últimas publicações voltamos à Índia, parece que não nos apetece sair de lá, não fosse a Índia um paraíso de especiarias e comida vegan 😊

Hoje o destaque vai para a Besan Chilla, uma panqueca (chilla) Indiana mais conhecida por omelete sem ovos. Sim, é possível fazer omeletes sem ovos 😉
A farinha de grão é uma ótima maneira de substituir os ovos e o recheio da Besan Chilla fica ao gosto e imaginação de cada um, pois há dias em que apetece mais um ingrediente que outro, mas hoje venho partilhar com vocês a versão com os ingredientes mais tradicionais, e confesso que fica sempre bem.

Para acompanhar escolhi o chutney de tomate picante.


Omelete sem ovos - a Bella e o Mundo

Besan Chilla com Chutney de Tomate Picante

🍴 Ingredientes (todos os ingredientes usados na receita são biológicos) :

Para a Besan Chilla :

1 copo de farinha de grão
1/2 copo de água mineral    
4 tomates cherry picados
1 taça de espinafres
coentros frescos q.b.
2 c. chá de curcuma em pó
1 c. chá de cominhos em pó
1 c. de chá de pimenta vermelha de Caxemira em pó*
pimenta preta q.b.
sal rosa dos Himalaias q.b.

azeite virgem extra q.b.

Preparação :
Numa taça de vidro colocam a farinha de grão, juntam a curcuma e os cominhos e misturam. 
O tomate deve ser cortado em cubos pequenos e os espinafres bem picadinhos juntamente com os coentros, adicionam tudo à farinha já temperada e misturam. Por cima deitam a pimenta de Caxemira, a pimenta preta e o sal, à medida que adicionam a água aos poucos, mexendo sempre bem para que não fique com grumos.
A mistura deve ser leve como a massa de uma panqueca. 
Podem retificar a água se acharem demasiado espesso, no máximo mais duas colheres de sopa (rasas) para não perder a consistência.

Eu gosto de cozinhar as minhas Besan Chillas na crepeira, por ser bem mais fininha e com a melhor antiaderência do mundo, mas podem utilizar uma frigideira antiaderente.
Pincelam a crepeira (ou frigideira) com azeite e vão colocando a massa com uma concha, tal e qual como se estivessem a fazer uma panqueca*

Quando as pontas começarem a ficar douradas está na altura de virar a panqueca, não se esqueçam de pressionar com uma espátula para que o tomate fique bem cozinhado.

*dica* A pimenta de Caxemira é vendida em algumas lojas de produtos biológicos e em alguns supermercados, é fácil encontrar em mercearias Indianas, mas se não conseguirem encontrar podem substituir por paprika em pó, fumada e biológica

*dica* Existem duas maneiras de servir Besan Chilla, em alguns lugares é fininha com um toque estaladiço (como as minhas das fotos), noutras regiões é mais alta e fofa ao estilo omelete. 
Se preferirem a versão mais alta basta juntar à massa 1 c. de chá de bicarbonato de sódio

Para o chutney :

Ingredientes :

2 tomates grandes
malagueta em flocos q.b.
1 fio de azeite virgem extra
sumo de limão q.b.
raspa de gengibre fresco q.b.

Coloquem todos os ingredientes no blender e misturem por segundos apenas duas ou três vezes para que fique um pouco líquido.
Este chutney não é tão espesso como os outros devido ao sumo do tomate, eu gosto muito dele assim na versão original, mas obviamente se preferirem mais espesso podem liquidificar por mais tempo e retificar as quantidades de ingredientes até ficar cremoso, se acharem muito picante podem juntar uma colher de leite de coco.

a Bella e o Mundo - Passaporte de sabores vegan - Índia

a Bella e o Mundo - Besan Chilla Índia

Decoram com coentros frescos e estão prontas a servir.
Tradicionalmente são servidas bem quentinhas.
Esta quantidade dá para três Besan Chillas, mas depende do tamanho e espessura com que a vão confecionar, obviamente.
Simples, não acham ?

🍅 vegan
🍅 100% biológico
🍅 prato salgado
🍅 Índia


🍭 Curiosidade : Não se sabe ao certo a sua origem mas dizem que nasceu no Norte da Índia, é apreciada por todo o país há séculos e também além fronteiras.
O Rajastão assume a sua criação, afirma que a receita foi criada pelas castas mais pobres como pequeno almoço para os trabalhadores dos campos terem energia para o dia, com ingredientes simples e acessíveis a todos. 
Em várias regiões da Índia é servida com chutney de tamarindo e cebola crocante, em Uttar Pradesh é servida como "snack tardio" com a família reunida acompanhada de um chai aromático, em Punjab a Besan Chilla não leva tomate, é feita apenas com as especiarias, "perfumada" com muito gengibre, estaladiça e dobrada ao meio acompanhada de chutneys variados.
Sabiam que aparece referenciada nos textos Ayurvédicos e que é popular nos festivais Hindus?

Por aqui somos mega fãs 😊
Bom apetite !!!!
Espero que gostem
Cuidem-se 
💋


* Passaporte de sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.



Outros sabores : 

✈ Itália : Torta Caprese
✈ Grécia : Skordalia
✈ Índia : Onion Bhaji  //  Golden Milk 
✈ México : Mousses de Abacate 




Comentários