Skordalia | Passaporte de Sabores

Olá, está tudo bem desse lado ?

Estão preparados para colocar mais um carimbo no passaporte ?
Hoje é dia de percorrer os encantos da Grécia 😊 

A Grécia é conhecida pela simplicidade da sua comida, ingredientes frescos que combinados entre si fazem uma mesa farta cheia de pratinhos para "petiscar", as tacinhas de tomate fresco com feta, tostinhas de figo, muitos legumes salteados com frutos secos, molhos cheios de combinações irresistíveis, folhados de espinafres, beringelas e beterrabas coloridas, o cheirinho a orégãos, e claro, muitas azeitonas ...

Hoje partilho com vocês o famoso Skordalia, uma receita super simples e versátil.
Aqui fica a minha versão.

a Bella e o Mundo - Passaporte de Sabores - Skordalia

Skordalia  

🍴 Ingredientes :

2 batatas grandes 
noz moscada q.b.

1/2 chávena de amêndoas com pele*
5 dentes de alho
1 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre de cidra*
leite de amêndoa q.b.
pimenta preta q.b.

para decorar:
amêndoas
cebolinho
sal rosa dos himalaias (facultativo)


Preparação :

Cozer as batatas e reservar.

No blender colocam as amêndoas, os dentes de alho e o vinagre de cidra e trituram bem até formar uma pasta espessa. Deitam o azeite devagarinho, quase gota a gota e colocam o leite de amêndoa, uma colherzinha de cada vez, voltam a triturar até ficar com a consistência desejada, numa espécie de mousse. Temperam com pimenta preta a gosto e reservam.

Depois das batatas estarem cozidas, temperam com noz moscada e adicionam 2c de sopa de leite de amêndoa bem quente, reduzem a puré e retificam os temperos. 
Voltam a adicionar leite de amêndoa e quando estiver cremoso mas bem consistente juntam o preparado das amêndoas com o alho. Juntam aos poucos, envolvendo devagar com uma colher, sem quebrar as bolhas de ar que se começam a formar.

Eu gosto com alguns pedacinhos e textura, mas se preferirem podem voltar a bater o puré no blender (já com tudo misturado) e adicionar 1c de leite de amêndoa, ou 1 fio de azeite, para ficar mesmo com cremosidade de mousse.


*dica* se preferirem um sabor mais suave podem usar farinha de amêndoa, com as amêndoas com pele fica mais forte e aromático 

*dica* se preferirem, podem usar sumo de limão para cortar um pouco o sabor do alho, ou obviamente colocar menos alhos, esta quantidade é basicamente a origem da Skordalia, mas claro que as quantidades podem (e devem) ser ajustadas conforme o gosto de cada um

Grécia - Skordalia - a Bella e o Mundo

Vegan Skordalia - a Bella e o Mundo

A decoração varia muito, em certas zonas da Grécia colocam 1 fiozinho de azeite e salsa picada, algumas Ilhas apresentam o prato apenas com uma azeitona em cima, e há locais onde vem com muito sal e amêndoa picada.

O meu, como podem ver nas imagens, termina com cebolinho, amêndoas e um pitada (minúscula) de sal rosa dos Himalaias 😊

Simples, não concordam ?


🥔 vegan
🥔 100% biológico
🥔 prato salgado
🥔 Grécia



🍭 Curiosidade : Sabiam que o nome Skordalia é a versão "moderna" ?
Na Grécia Antiga esta receita era conhecida como Skorothalmi, era uma receita transversal a todas as classes sociais, apesar de variar consoante o nível de vida de cada um, por exemplo muitas famílias comiam Skordalia como prato principal, rodeado por um caldo de legumes, com beringelas grelhadas, em certas casas era servido como acompanhamento numa espécie de mezze cheia de pequenos pratinhos de tomate, pimentos, azeitonas, legumes grelhados e beterrabas fritas, nas casas mais pobres era servido frio barrado no pão.
O que é certo é que a tradição perdura, e todas estas maneiras de servir Skordalia existem ainda hoje em qualquer cantinho aconchegante da Grécia, e eu agradeço 😊



Bom apetite !!!!
Espero que gostem
Beijinhos e muitas fofurices 💋
 

* Passaporte de Sabores é a rubrica das "comidas pelo mundo", das coisas boas que tenho conhecido, que adoro comer, e claro cozinhar. Aqui, as receitas que partilho são a minha versão, com base na minha alimentação vegan e/ou vegetariana, sem soja e sem organismos geneticamente modificados, e sempre que possível 100% biológica.



Outros sabores :
✈ Índia : Golden Milk
✈ Itália : Torta Caprese
✈ México : Mousses de Abacate 
✈ Áustria : Vegan Gröstl  //  Vegan Schnitzel  //  Trufas Austríacas 





Comentários

Enviar um comentário