Balanço (dia 3) | Conversations with Nature 2022

Olá, estão a acompanhar as publicações sobre o evento Conversations with Nature de 2022?

Já partilhei com vocês o meu balanço sobre as conversas boas do primeiro e do segundo dia, por isso hoje é tempo de vos falar sobre o que se passou no terceiro dia.

Estão preparados?
Aqui fica a minha opinião, em modo balanço.


🌸 Dia 03 -- Dia da Terra

Tema : Lembrar que todas as vidas respiram junto

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2022

1º orador

🐠 Jonathan Balcombe - Biólogo, Doutorado em Comportamento Animal, Escritor, Professor, Defensor dos Animais

Apaixonado por Animais desde criança, revela que ao ver o sofrimento que passavam nas mãos de certos Humanos soube logo que tinha de os ajudar e fez dessa paixão a sua carreira.

A sua sessão teve como foco principal a vida no fundo do mar, pois apesar de amar todos os Animais é aqui que se sente em casa, presenteou-nos com imensos factos interessantes e ensinamentos. Sabiam que algumas espécies traçam mapas, usam ferramentas, reconhecem locais e outros membros da comunidade? "Os 3 segundos de memória de peixe é pura teoria, nem imaginam o que eles conseguem memorizar, brincam, colaboram, comunicam por gestos, fazem splashs com as barbatanas para pedir comida quando estão em tanques de tratamento e reabilitação, fazem o luto", conta-nos com emoção. 

Falou sobre o terror da pesca, da poluição, da perda de habitats, do tráfico, das mutilações, mostrou números surreais, confirma que "a mortalidade imposta pelos Humanos está em números astronómicos", contou-nos o horror de não conseguirem parar a ameaça e do que já teve de assistir quando chegam demasiado tarde, "talvez as pessoas se preocupem mais com Animais fofinhos e peludos, mas não pode ser assim".

Quando lhe perguntam sobre emoções diz que quase se sente ofendido porque "obviamente têm emoções ... medo, stress, raiva, carinho e tristeza, sim os relatórios estão mais que confirmados, sabiam que numa análise de sangue também aparece os níveis de cortisol?" Revela que há imensos estudos onde "as hormonas mudam consoante o local onde vivem, onde existe mais calma ou movimento, onde há mergulhos ou um foco de pesca", acredita que é importante divulgar "a capacidade de terem bons dias e maus dias, com sentimento e dor, tal e qual como nós".

Partilhou histórias sobre encontros com tubarões e como as emoções e reações deles mudam conforme o contexto do encontro e até da pessoa com quem interagem, deixa a pergunta no ar "quem é o maior predador? Tubarões ou Humanos? Sabem quantos tubarões são mortos por ano? Olhando para os números reais não tenho qualquer dúvida de quem é o selvagem ", afirma sem rodeios.

Diz que precisamos de "ecossistemas saudáveis, oceanos saudáveis para respirarmos e vivermos e acima de tudo de Animais vivos, a ameaça é real e vem a um ritmo vertiginoso, mas há soluções, boicotes e ajudas, está apenas nas nossas mãos e não pensem que são pequenos para fazer parte da mudança, temos opções imediatas".

Tem esperança que exista empatia para com todos os Animais, "quando os Humanos conseguirem aprender a prestar atenção".

Uma sessão super esclarecedora, com uma visão científica mas também com muito sentimento 💙


2ª oradora

🌊 Veda Austin - Apaixonada pela água, Pesquisadora, Fotógrafa, Autora e Artista

Descendente de Maoris, é apaixonada pela Mãe Terra e por todos os organismos vivos, mas o que mais a fascina é a água, sente que é "a força rebelde da Natureza, dá a vida e não pode ser morta, contém a energia de todos os organismos que nela habitam, faz parte de nós literalmente e nós fazemos parte dela", está provado que nos dá vida, que nos cura o corpo e a alma, que nos acalma e repõe energias. Convicta que há algo mais na "inteligência secreta da água", decidiu estudar a água ao nível molecular e está cada vez mais intrigada com a sua "arquitetura comportamental e habilidade de comunicar" que vai muito mais além do barulho das ondas na agitação marítima, "com bondade ou revolta".

Fotografa a água em todas as formas possíveis, mas é especialista em cristalografia molecular, que no meio de uma enorme gargalhada designa como : "simplesmente faço fotos do gelo a um nível profundo e científico". Confessa um grande fascínio ao observar os padrões formados pelos cristais de gelo e as mudanças que ocorrem com as diferenças moleculares, "doce, salgada, manipulada ou com água no seu estado mais puro e selvagem, tudo muda e nos mostra que é um lindo organismo vivo com a sua própria linguagem".

É "famosa" pela sua experiência com a água do cão. 
Como assim? Perguntam vocês. 
Um dia Veda estava num café e um cãozinho estava a beber água da taça, Veda perguntou se podia ficar com o resto da água que sobrou, todos olharam com estranheza mas não se importou, congelou essa água e foi mostrando os passos de solidificação à medida que a água congelava, o cristal formado e fotografado parece um cão 😮, ela comparou a foto do cão a beber água e a foto do cristal em forma de cão, a experiência foi tão surreal que provocou um boom de interesse pelo seu trabalho. 
Surpreendidos? Será ciência ou será a Natureza que tem destas coisas inexplicáveis?  

Outra das experiências que a levou a receber várias distinções foi água pura vs 5G, cada água tem um "padrão de assinatura", com a água da nascente a cristalografia revelou padrões "delineados com lindos pormenores naturais" já a água exposta a uma torre de 5G revelou uma estrutura destruída. Analisada e partilhada em vários locais Veda acredita que foi a oportunidade de perceber o mundo de hoje, "como ondas eletrónicas e magnéticas desequilibram a nossa saúde e como minerais ajudam a repor carências", afirma que é uma maneira de termos consciência sobre o que bebemos, e de criar um Planeta justo onde "Humanos e Animais possam ingerir a água mais pura em harmonia com o nosso corpo, sim somos feitos da mesma química", para refletir ... 

Houve tempo para nos contar experiências mais pessoais a um nível espiritual através da água, de perdas e "reencontros", histórias emocionantes, com a lição de nunca perdermos o equilíbrio dos dois mundos, "ao demasiado técnico faz falta a intuição e vice versa, sabemos tão pouco que tem de existir algo mais", afirma.

Super interessante, queria aprender mais e mais 💛


3º orador

⭐ John Lockley - Licenciado em Psicologia Clínica, Professor, Terapeuta, Xamã, Curandeiro Sangoma

Começou por nos levar numa meditação guiada pelos seus ensinamentos, com sons da Natureza, cânticos e taças Tibetanas entrámos num "espaço sagrado" para usufruir da linguagem universal da Natureza ... só tenho uma palavra : mágico !!!!

John nasceu na África do Sul, estudou num templo Budista na Coreia do Sul e voltou às suas raízes para se tornar Curandeiro de Sangoma. 

Contou-nos que tudo começou numa fase de doença, magreza, dores, sistema imunitário descontrolado ... sem nenhum médico saber o que se passava já nada tinha a perder, visitou uma Sra. que praticava Sangoma (medicina tradicional Xamã da África do Sul), ao chegar a Sra. diz "vais ficar bem, sonhei ontem contigo e sabia que me vinhas procurar", foi convidado a ser seu aprendiz, diz que tornou-se no "primeiro Sul Africano de pele mais clara a fazê-lo e isso só prova que no mundo espiritual nada importa, raça, cor da pele, política, diferenças sociais, aqui se vê que tudo é errado e da cabeça do Homem mau, pois somos apenas um nesta Mãe Terra", tão verdade ...

Levou-nos numa viagem mágica pelas suas palavras, segundo ele quem não sonha pode estar doente física ou espiritualmente, sabiam? Quem não sonha ou não se lembra dos sonhos durante um longo período é porque está desconectado dos ancestrais, do ciclo da Natureza e da energia do Planeta, é como se fossemos "zombies apenas meio acordados", aprendeu que os ancestrais são um todo a que estamos interligado, a árvore da vida, não apenas aos antepassados do nosso sangue mas aos espíritos de Animais e plantas, e com a sua voz doce avança "eles sentem a nossa energia, não é melhor que ela seja amor?"

Seguiram-se histórias de vida, memórias partilhadas, as lutas pessoais, o estar em paz com os julgamentos, aceitar, agradecer, compreender ... as imensas viagens, o simbolismo do leopardo e os seus encontros com eles ao longo dos anos, o despertar no Botswana ... os sonhos e os sinais reais que despoletam ...  

Presenteou-nos com exercícios, deixou-nos com tantos mas tantos ensinamentos sobre a dor, os traumas, o imperfeito ... foi tocante, surreal, enriquecedor ...

Conselho final : "Escutem o vosso coração, não se julguem nem critiquem tanto a vocês próprios, quando aprenderem a aceitar e amar o vosso ser, serão o mesmo para com os Animais e a Mãe Natureza".

Que conversa inspiradora e poderosa, foi aquela sessão em que todas as distrações desapareceram, quase que nem pestanejava, era capaz de ouvir o John a falar meses a fio, simplesmente maravilhoso ... fica a vontade de fazer um retiro organizado por ele ... quem sabe ... um dia 💚

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2022

4ª oradora

🐳 Penelope Smith - Professora, Escritora, uma das pioneiras na Comunicação Animal, Apaixonada por Animais e por Jardinagem, com um Mestrado em Ciências Sociais 

Numa conversa descontraída brinca por ser conhecida como a Mãe da comunicação entre espécies, mas assume que nesta fase já nem é a Avó, mas sim a Bisavó.

Desde pequenina que sentiu que poderia comunicar com Animais, por isso o seu objetivo era falar com eles para saber como tratar as dores e as maleitas que sentiam, "como o médico onde ia fazia aos Humanos" ... dizia a todos que ia salvar o mundo ... que coisa mais fofa 😊

Com uma história de vida extremamente complicada desde a infância, foi nos Animais que sentiu conforto, eram a sua companhia e fala do privilégio que é estar rodeada de amigos como estes, era o seu tesouro, assume-se como visionária mas guardou para si este dom pois achava que ia ser ridicularizada por os outros meninos e pelos seus pais, mergulhou cada vez mais no seu mundo e hoje sabe que foi a missão escolhida para ela.

A rir muito e sem se alongar na história conta que um gato foi o seu "1º cliente", apenas queria ajudá-lo a superar a dor, os traumas e a bagagem de vida que trazia, não custava tentar ... diz que os Animais não têm barreiras nem vergonha e que em 20 a 30 minutos conseguiu resultados, a partir desse dia nunca mais parou e o seu pequeno segredo é hoje reconhecido mundialmente, leciona cursos por todo o mundo, para particulares, veterinários, associações e inúmeras organizações de proteção Animal. 

A sua jornada nem sempre foi fácil mas diz que nem presta atenção a quem critica, pois sabe que faz o correto para o seu coração e a sua consciência, "se estiver feliz e a fazer o bem não há nenhum problema, certo?", questiona com um sorriso.

Contou-nos o seu fascínio pelas baleias com confissões pessoais surreais, o que a fez ter medo de entrar na água é tao aterrador que ninguém devia passar por isso 😢, não desistiu e com terapia conseguiu fazer uma das coisas que mais gosta : estar perto de golfinhos e baleias, agora são tantas as histórias que tem para contar sobre estes lindos seres, e é isso que conta. Fala com um amor quase palpável, lindo de assistir e deixa um desabafo "coitadas das pessoas que não querem conhecer o poder dos Animais e da Natureza, estão a perder a alegria e a beleza da vida".

Que conversa brutal, que percurso de vida ... todos carregamos as nossas cicatrizes ... e quem nos vê nem imagina a jornada ... mais uma sessão memorável 💜


5º orador

🐧 Dr. Pablo Borboroglu - Biólogo, Presidente e Co-Founder da Global Penguin Society, Professor, Pesquisador e Colaborador na Conservação Marinha da Argentina

Sente-se um privilegiado ao relembrar as histórias que a Mãe lhe contava em criança sobre os pinguins da Patagónia Argentina (onde habita), mas depressa percebeu que eram criaturas vulneráveis sujeitas a muitos perigos. Não foi só o que aprendeu na escola que o surpreendeu, as excursões no terreno, a crueldade humana aliada a interesses e catástrofes foi o clique para dedicar a sua vida a proteger a espécie.

Diz que ama todos os Animais, mas os pinguins são especiais, "a beleza, tenacidade e o amor daquelas Mães para manterem as crias vivas, a jornada das migrações, a coragem e o esforço em busca de comida" ... Confessa uma admiração profunda e revela que para ele a "energia das colónias de pinguins é o Paraíso".

Partilhou histórias fascinantes das colónias por onde passa, dos lugares remotos que percorre, dos mais de 30 anos de estudo e aventura, das características especiais destes belos animais, das dificuldades que passam por viverem num território tão específico, do drama do plástico, do degelo, do terror dos derrames de petróleo e de como já teve tantas perdas nas suas mãos, a revolta que sente porque "os Animais não são laváveis" isto porque já chegou a ouvir que "não faz mal o derrame de um petroleiro porque depois podes lavar os animais", conta incrédulo ...  há almas tão cruéis neste mundo 😞 

Contou-nos como conheceu o David Attenborough, como partilharam projetos e como esses encontros o inspiraram a nunca parar, pois aprendeu que no meio desde mundo problemático pode fazer a diferença, e assim revela que parte da sua missão está cumprida ao fazer os seus filhos lutar pelos sonhos e por um mundo melhor, a outra parte é partilhar as pesquisas que faz, as descobertas e ameaças para que todos conheçam a realidade, afirma que "consciencializar é o primeiro passo para cuidar, que o tempo de agir é agora e que não precisamos de ir ao infinito para nos unirmos com a Natureza, conectarmo-nos com as árvores e pássaros no nosso jardim também é fundamental".

Uma sessão cheia de ensinamentos. Passou a correr devido à energia e simpatia do Pablo, que soube conjugar na perfeição as informações científicas com as suas emoções vividas na linha da frente 💙


6ª oradora

🌍 Alexis Kriel - Jornalista e Cineasta, Co-Presidente da African Pangolin Working Group, tem um certificado internacional pela sua luta na Reabilitação da Vida Selvagem

Alexis, ao contrário de muitos de nós e da maioria dos oradores presentes confessa que nem sempre se preocupou com o ativismo ambiental, não tem vergonha de admitir que a transformação foi quase radical de um dia para o outro. Envolta numa carreira jornalística cheia de "stress e prisões" precisava de ver o mundo com outros olhos, de tirar tempo para si própria mas acima de tudo para "se encontrar antes de se esgotar", aos 25 anos mergulhada na dura realidade do apartheid na África do Sul queria compreender o mundo e explorar o seu lado mais espiritual e energético, viveu 10 anos num templo Indiano, tornou-se vegan e não imaginou a transformação que a sua vida iria levar, começou a olhar para os Animais com outros olhos, a conectar-se e a aprender que somos "feitos do mesmo fio", sente-se honrada por esse despertar e nunca mais parou.

No decorrer do percurso percebeu a situação crítica e dramática que o Planeta enfrenta, no ciclo vicioso da crueldade misturada com a pobreza e desinformação humana que viu no terreno, mas também na ganância de grandes empresas que lucram com a exploração Animal, ficou comovida com as "parideiras" no chocante mundo de venda de Animais, os cães são os mais comuns mas podem ter a certeza que existem muitas espécies.

Passou por várias organizações, reabilitou e salvou imensos Animais e neste momento uma das causas do seu coração é a luta pela preservação dos pangolins, o animal mais traficado no mundo, e infelizmente ligado ao covid por alguns cientistas, Alexis abordou o assunto e mesmo "sem resultados que considera execráveis, doentios e perigosíssimos capazes de libertar um monstro", sabe que ficaram ainda mais ameaçados, indefesos e terrivelmente sacrificados. 

Elucidou sobre imensas características deles, da sua importância e de como somos tão diferentes mas no fundo tão iguais, mas quase no mesmo segundo fala com o coração apertado pelas estatísticas devastadoras, da sua vulnerabilidade ... tem a certeza que o Homem é o maior predador e fica chocada quando pensa nas coisas que já experienciou, atrocidades que nenhum ser devia sentir, por isso sabia que tinha de caminhar ao lado da sua preservação, sente que apenas abriu o coração e que eles é que a escolheram, quando nos conta que dormem na cama dela no centro de tratamento e se encaracolam em bolinhas enquanto lhe lambem os pés, é porque está a fazer o correto, não acham? 😊

Deixa uma frase no ar : "somos criaturas deste mundo e devemos proteger todas, e só quando estiverem livres no seu habitat natural poderemos nós Humanos também ser livres".

Uma conversa inesquecível ... queremos mais pessoas assim ... 💛


Mais um dia magnífico, todas as conversas foram especiais, mas sem dúvida que a sessão do John foi o destaque do dia para mim, por me ter proporcionado algo tão mágico. 


O dia terminou com prendinhas, recebemos livros, jogos, cursos, subscrições, guias, meditações, entre outros miminhos.

Participaram ?

Em breve será publicado o balanço do 4º e último dia do evento.

Cuidem-se !!!!

💋 



Para os que não tiveram oportunidade de participar no evento, podem ver aqui o balanço, temas e conversas dos outros dias

🐶   Dia 01   🐶

🍀   Dia 02   🍀

🍄   Dia 04   🍄



* as fotos são da página oficial do evento
Conversations with Nature - World Summit 2022 *



Comentários