Balanço (dia 1) | Conversations with Nature 2022

Olá, o evento Conversations with Nature - World Summit 2022 terminou, e tal como no ano passado venho partilhar com vocês um bocadinho do que se passou por lá.

Quem segue este cantinho sabe que é um evento muito especial para mim, é uma maneira de juntar o útil ao agradável, participar num evento cujo tema faz parte da minha vida mas também acrescentar conhecimento ao ouvir histórias e vivências de outras pessoas, que lutam por um mundo melhor.

Este é o meu balanço do primeiro dia.


🌸 Dia 01

Tema : Nutrir bondade e compaixão como o fio da vida

a bella e o mundo - conversations with nature - dia 1

1ª oradora

🐱 Nancy Windheart - Professora, Mestre de Reiki, Escritora, conhecida pela Comunicação com Animais

Em criança os amigos mais próximos foram sempre os Animais, nunca pensou ter algum dom especial, era natural, compreendia-os e eles compreendiam-na.  
Depois de resgatar o seu primeiro cão no abrigo começou a sentir que entendia os olhares e os comportamentos, mas como pianista clássica achou que era apenas mais sensível e com "ouvido" mais apurado.  

Honra o Planeta e confessa que ama Animais sem conseguir explicar muito bem a enorme alegria que eles lhe dão, talvez pela "capacidade que têm de ser cheios de amor" e "pelas suas vidas genuínas". Não consegue eleger uma espécie favorita, vive rodeada de cães, gatos (um deles também se juntou a esta conversa - o Milo - cheio de ronrons enquanto Nancy o enchia de festinhas) e galinhas, ama cavalos, e todas as outras espécies, mas sente que os golfinhos e as baleias foram os seus grandes mestres.

A Marigold também apareceu num salto inusitado, faltou o Louie (um gatinho muito especial) que segundo a Nancy prefere ficar a "meditar" no jardim, fala da ligação energética entre eles e como sabem reconhecer os Humanos que lhes querem bem.

Contou uma história linda que viveu no Arizona, com uma garça-azul que pensava estar ferida no riacho onde costumava nadar à noite, descreve o momento como o mais estranho e surpreendente, mas seguiram-se muitos 😊

Convicta que existe uma linguagem universal entre Animais, Humanos e Planeta, mas que Humanos a vão esquecendo, diz ser uma sensação que todos experienciamos em algum momento da vida, um sentimento ou pensamento, pois é a mais básica e bonita das energias, "tal como os bebés são compreendidos pelos pais antes de dizerem uma palavra, devíamos estar mais conscientes e recetivos ao chamamento da Mãe Terra, pois ela fala sem palavras, e sim ... pede ajuda ... é tempo de compreender e agir".

Há tempo para nos dar a sua opinião sobre o panorama de sofrimento global de momento, relata que o impacto de perdas é mais visível do que há 10 anos atrás, numa escala sem precedentes, diz que fica assoberbada com o que enfrenta mas que encontra um equilíbrio para "ter força e salvar vidas sem olhar para trás".

Que maneira boa de iniciar o Summit, ficava horas e horas a ouvir a Nancy 💙


2ª oradora

🐇 Dra. Aysha Akhtar - Neurologista, CEO do Centro de Ciências Contemporâneas, Veterana e Vice-Diretora do Programa de Lesões Cerebrais Traumáticas no Exército dos EUA, membro do Oxford Center para a ética Animal, tem um pequeno santuário no seu jardim

Silvester, o cão da avó resgatado de um abrigo de Animais abandonados quando era criança foi o amor da sua vida. A sua paixão era acolher e salvar Animais, começou por resgatar dois gatos, hoje tem várias espécies no seu santuário, todos com nomes singulares, como a pomba Marge Simpson, ou a gata Nessie Petunia-Monster 😊, ama todos com a mesma paixão afirmando "São meus filhos, só não os dei à luz " (nem mais) e questionou muitas vezes : "Qual a diferença entre gatos e vacas? E os nossos gatos e galinhas?", assim convenceu toda a família a tornar-se vegetariana e a abrir a mente para o que se passa à sua volta, explorações, maus tratos e afins.

A conversa seguiu com um tema mais doloroso, falou dos testes em Animais e da sua experiência como mulher de ciências ao ver os laboratórios e o que os Animais sofrem, da crueldade a que são sujeitos em cosmética, medicamentos, vacinas, etc, do dinheiro investido em experiências bárbaras e do falhanço até se chegar a alguma conclusão, afirma que "Animais não são pessoas e por ser fiável neles não quer dizer que seja em Humanos, nem nos Humanos tem os mesmos efeitos verdade?", continua sem rodeios : "a minha biologia é diferente da tua", "utilizar tantas espécies diferentes que querem que seja um jogo que encaixe nas nossas células ... um jogo de terror, será mesmo necessário ?", "temos de nos focar na biologia humana para os Humanos, e espécie a espécie para salvar essa mesma espécie".

Foi o abrir de olhos para fazer parte da mudança, o cortar com a realidade cruel e dedicar a sua vida a lutar pelo fim da experimentação. Seguiram-se imensas citações : "as vidas importam ... os testes falham", "não temos o direito de maltratar e matar para benefício próprio, e sabem que podem estar a prejudicar também a vossa saúde?", "é necessário que exista um acordar pois apesar de muitos países estarem a evoluir no sentido de pôr fim aos testes em Animais, e cada vez mais as grandes marcas quererem apoiar e exibir com orgulho o símbolo cruelty free, ainda há muito a fazer".

Numa outra forma de abordar a questão comparou a pandemia com muita coisa que tem visto na sua profissão, em menor escala é certo mas com o mesmo fundo, coincidente com alterações climáticas, catástrofes, abuso e exploração Animal em termos de saúde pública, abordou o tema controverso das vacinas para o covid e as atrocidades cometidas com os Animais usados para que tudo fosse feito no menor tempo possível e a "falta de lógica", na sua opinião vincada e convicta sem meias palavras. Sem medo de "apontar o dedo" falou do que viu durante 30 anos e do que ainda se passa em certos países sem receio de dizer nomes (com todas as letras), mas fica a esperança pois há luz ao fundo do túnel, com alguns números positivos de mudança.

Como médica garante que temos todos os benefícios físicos e mentais em termos os Animais vivos, a empatia, a conexão e o amor são verdadeiros e cura corpo e mente, todos os dias vê mudanças e sabe que é o caminho certo, é tempo de "começar a pensar que o que fazemos tem impacto no que iremos viver".

Deixa como reflexão : "os Animais são felizes quando são livres - para serem aquilo que são e não aquilo que os Humanos querem que eles sejam - em santuários e não em fritadeiras".
Senti-me gémea de Mães diferentes ... Obrigada Aysha, por esta conversa tao importante 💚


3º orador

🐾 Peter Egan - Ator (Downton Abbey, entre muitos outros), Ativista, Defensor do Planeta e dos direitos dos Animais, Embaixador de mais de 20 causas e associações de resgate e proteção Animal, "Padrinho" da For Life on Earth, Condecorado e Distinguido pelo seu trabalho 

Com uma vida dedicada à representação chegou a pensar que não teria o tempo suficiente e disponibilidade para cuidar de um Animal, mas aos 40 anos a sua vida mudou, ganhou um companheiro por 14 anos e nunca mais parou, tirar Animais da rua começou a fazer parte da sua vida. Quando a filha resgatou o 2º cão da família, ao passear com ele pelas ruas de Inglaterra começou a ter noção de quantos Animais abandonados encontrava pelo caminho e pensou que tinha de existir uma maneira de ajudar, um dia encontrou uma senhora que resgatava bebés de um armazém , "cabia na palma da minha mão e agarrou-se à minha barba, a minha mulher disse que tínhamos de lhe dar um lar, foi ele que me adotou e foi muito especial", conta em lágrimas num discurso comovente relembrando o seu amigo e a sua esposa Myra que perdeu recentemente ...

Fiz uma pausa ... respirei e voltei a colar-me ao ecrã para ouvir estas palavras tão simples, tão verdadeiras e tão sábias vindas de alguém com enorme coração.

A sua paixão por cães foi crescendo, sabia o que tinha de fazer e começou a colaborar com associações de resgate. Cuidar de Animais abandonados e em situações de maus tratos começou a ser o seu dia-a-dia, diz que todos são especiais, mas um era mágico e acredita que ele o escolheu como dono, abrindo a porta para o trabalho que desenvolve hoje.

Vegan convicto, contou quando se deu o clique da mudança (penso que seja comum em todos nós), não se preocupa com os clichés mas sim com a sua consciência, é hoje um dos maiores ativistas pelos direitos dos Animais, afirma que é um caminho "sinuoso, com interesses económicos e políticos", mas acredita que "não devemos desistir de lutar pelos direitos dos que não têm voz" e que "não faz sentido vivermos num mundo onde se dá primazia à crueldade em vez do bem estar, provocar dor em qualquer ser é impensável", pede para não pararmos porque não estamos sozinhos, só necessitamos de encontrar o caminho e "uma assinatura numa petição pode fazer a diferença".

O amor abrange todas as espécies e foi no terreno que viu o melhor e o pior. De uma maneira muito especial partilhou histórias, falou sobre as lições que aprendeu e os episódios marcantes que viveu, como embaixador da Animals Asia viu coisas que ninguém deveria ver, e muito menos viver ... os ursos enjaulados e o esforço para se moverem e manterem em pé depois de soltos no santuário ainda hoje marcam a sua mente, "foi horrível, nunca mais iria deixar de lutar por uma vida", "precisamos de finais felizes". 

Admira o perdão tão mais fácil da parte dos Animais, o coração maior e mais humilde. O que o devastou deu-lhe coragem para continuar em frente, com a voz embargada mas com orgulho por todas as (pequenas) conquistas que conseguiu.

A importância da vida ... as lágrimas que caíram, no meio de palavras tão simples mas tão fortes ... uma partilha tão bonita e sentida, foi um prazer ouvir a sessão mais emotiva do evento 💛

a bella e o mundo - conversations with nature - dia 1

4ª oradora

🐰 Lyn White - Depois de 20 anos nas forças Policiais da Austrália, decidiu que o foco da sua carreira ia ser ajudar os Animais, Líder de investigações, campanhas e direitos dos Animais, Diretora de Estratégia da Animals Australia

Como polícia sempre achou que era seu dever proteger todas as vidas, todas é mesmo todas não apenas as humanas, acha que a vida é feita de escolhas e "temos o poder de escolher fazer o bem, encontrar a luz no meio da escuridão e encorajar qualquer um a salvar uma vida". Mulher guerreira habituada a lidar com situações de tensão, mostra uma bondade e compaixão genuína, de sorriso fácil confia na positividade, na resiliência e na esperança, diz que precisamos de acreditar na mudança.

Conhecida como uma das maiores defensoras dos Animais na Austrália, fala com humildade do seu percurso. 

Numa conversa intimista, referiu crenças, ideias, tradições, "não temos todos o mesmo partido político, não apoiamos todos o mesmo clube de futebol, porque temos de aceitar o que consideramos maldade? Devemos questionar o nosso coração, o sofrimento destes seres indefesos é mesmo necessário, apenas porque alguém antes de nós assim o considerou?", continua afirmando que temos de ser a mudança, se o fizermos e nos tornarmos pessoas melhores (mesmo apenas aos nossos olhos) conseguimos ser "o motor vital para a união de Humanos e Animais", é o despertar da consciência, um por um temos de os salvar e proteger.

Na sua profissão viu os traumas de quem perde, mas tem consciência que também os Animais o sentem, Humanos são parte da Natureza e precisa de existir o "sistema da bondade", "como uma lagarta que se transforma em borboleta precisamos de nos transformar em algo mais bonito que abrace, respeite e cuide de todas as espécies", que bela frase ... Está convicta que todos temos o potencial de mudar o mundo, o desafio é quem quer elevar a sua consciência e abraçar a possibilidade de sermos um só, ver a atualidade de modo holístico e pensar que somos feitos do mesmo.

Foi um discurso poderoso e inspirador de alguém que já viu tanto sofrimento e que acredita no poder do "amor e da bondade, na esperança e na compaixão" ... palavras que repete vezes sem conta.

Como nota final diz que acredita sinceramente que vamos conseguir transformar o mundo, quando os Humanos conseguirem colocar o coração de volta no lugar e caminhar lado a lado com todos os Animais, pois eles "contra tudo continuam a confiar em nós" ...  e é aquele momento de deixar cair uma lagrimita, com estas palavras bonitas e tão sábias 💜


5ª oradora

🌳 Maia Kincaid Ph.D - É conhecida como uma das maiores Comunicadoras por Telepatia, desenvolve trabalhos na área da Natureza e tem o dom de comunicar com Animais, com vários livros publicados, dá aulas, organiza workshops e retiros 

Muito tímida em criança, sentia que não pertencia a este mundo "onde os Animais são maltratados e as árvores cortadas", achava-os felizes apesar do caos que os rodeava, gostava de saber como conseguiam ser assim e iniciou a sua viagem introspetiva a ouvir a Natureza e a juntar as peças no seu coração, era algo solto e confuso, mas sabia que um dia ia conseguir ... Trabalhou com cavalos e crianças com problemas, e percebeu que a comunicação não tem de ser por palavras, "a alma também ouve a mensagem". A primeira "conversa" foi com o seu cão, seguiram-se muitas outras espécies, desde gatos a cobras e afirma que consegue comunicar com as árvores, criou um programa de aprendizagem e "apenas quer ser feliz", sente que a transformação que sofreu tornou tudo mais harmonioso e quer motivar os outros a ver o inesperado com outros olhos.

O que começou por necessidade, ao afirmar que nem sempre quis estar aqui neste mundo 😢 é hoje algo que a preenche, que trouxe o verdadeiro amor por parte de quem a rodeia e a procura para pedir ajuda seja de que espécie for.

Confessa que existem pontos de vista diferentes, e afirma "o que me move e inspira pode ser completamente diferente do que move quem está a meu lado, mas é essa a beleza do mundo, um dia encontramos um ponto de conexão e partilhamos a mesma magia, a personalidade única de cada ser está profundamente ligada, podemos não conseguir comunicar, nem ouvir ... mas conseguimos sentir". A Natureza comunica connosco desde sempre e cada um recebe a mensagem pelo menos uma vez na vida, "a planta que temos em casa que precisa de água, o olhar que se desvia para contemplar uma borboleta no meio do caminho, o perguntar ao nosso cão se quer ir passear"... 

A sessão foi marcada por muitas confissões, deixou-nos entrar no seu mundo mais pessoal e partilhou os seus sentimentos mais profundos, a sua transformação e evolução, numa viagem ao seu interior que me deixou rendida.

Com a sua voz acolhedora e sorriso nos lábios assume : "apenas quero conseguir fazer o que amo, ser amada e sentir esse amor, somos Natureza e isso não nos podemos esquecer" e deixa o conselho : "perguntem muito pois um dia vão obter a resposta, confiem" 💙 


6ª oradora   

🐷 Ellie Laks - Apaixonada por Animais, Terapeuta e Autora, é a Fundadora da The Gentle Barn - um santuário de resgate de Animais abandonados e/ou vítimas de maus tratos, tem 4 santuários, onde acolhe, trata e reabilita 

Ellie é uma alma bondosa, não sei como mais a apelidar, para quem acha que nós que ajudamos Animais só queremos saber dos Animais, aqui está mais um graaaande exemplo que não é nada assim. Animais abandonados, vítimas de maus tratos e exploração para consumo, mas também Humanos com graves traumas, adultos e crianças, homens e mulheres, vítimas de violência física e psicológica, aprisionados com os seus fantasmas, todos são parte da sua missão de vida : "fazer o bem , dar a mão para cuidar e curar".

Uma criança que se sentia sozinha, encontrava o conforto na Natureza, nas caminhadas no bosque e fazia das salamandras coloridas as suas melhores amigas, brincava com os coelhos e inventava músicas com os passarinhos ... é bonito, não é? 😊

Conta que um dia estava com os pais na Sinagoga e sentiu que precisava de sair dali, pois o silêncio fazia-lhe confusão, correu para o campo nas traseiras para ver as nuvens e várias borboletas pousaram nela, foi esse o clique que a transformou no que é hoje, diz que encontrou a paixão e o sentido da vida, tinha 6 anos e soube que a partir dali só podia cuidar (e ser parte) da Mãe Terra. Ao crescer os desafios eram maiores e a realidade não era bonita, crueldade e violência faziam parte do mundo e pensou que tinha de fazer algo, o olhar de uma cabra em sofrimento foi o primeiro passo, pediu à proprietária para não a abater e que ficava com ela, a reposta foi não, mas Ellie não desistiu, ficou lá por 12 dias até levar a cabra para casa, cheia de mazelas, doente, ferida e com as patas deformadas pelo espaço e vida que teve ... Ellie voltou ao local e resgatou porcos, galinhas, cavalos, burros, vacas, ovelhas ... reabilitou-os como conseguiu (no quintal), e mais de 30 anos depois aqui estamos perante alguém que nunca mais parou de ajudar todos com quem se cruza.

Entre muitas histórias de horror contadas na 1ª pessoa, também existem histórias engraçadas, conhecemos um pouco de cada vida salva, como a vaca Buda, as galinhas Jasmine e Norma Jean e muitos outros que se libertaram de maus tratos e fome e tiveram uma vida feliz enquanto seres livres e amados, cheios de mimos e festinhas, muitas beijocas e até festas de aniversário 😊

Hoje, é reconhecida mundialmente pelo seu maravilhoso trabalho e modo de vida "onde exista cura e  esperança, para todos os seres Humanos e Animais", assume-se Mãe de muitas vidas que perderam a progenitora, sim Mãe (sem vergonha de o dizer) que alimenta, cuida, medica, coloca para dormir, acarinha, ama e até canta músicas de embalar ... pois "apenas sonha com o Céu na Terra" 💛


Que dia tão enriquecedor ... e foi apenas o primeiro ... 

Impossível escolher uma sessão favorita, passou num piscar de olhos e foi fantástico !!!! 


Participaram ? 
O dia terminou com miminhos como livros, vídeos, áudios, meditações e um curso.

O balanço do 2º dia será publicado em breve.

Cuidem-se !!!! 

💋



Para os que não tiveram oportunidade de participar no evento, podem ver aqui o balanço, temas e conversas dos outros dias

🍀   Dia 02   🍀

⭐   Dia 03   ⭐

🍄   Dia 04   🍄


* as fotos são da página oficial do evento 

Conversations with Nature - World Summit 2022 *






Comentários