Balanço (dia 2) | Conversations with Nature 2022

Olá, leram a publicação sobre o primeiro dia do evento Conversations with Nature deste ano?

Hoje continuo a partilhar com vocês o que por lá se passou, já disse que o 1º dia foi fantástico, mas posso garantir que o 2º dia chegou cheio de surpresas com histórias fascinantes, foi um dia memorável e hoje a publicação é dedicada a essas mesmas conversas.

Aqui fica o meu balanço do segundo dia.


🌸 Dia 02

Tema : Mergulhar na beleza selvagem da Natureza  

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2022

1ª oradora

🦋 Autumn Skye - Artista, Apaixonada pela Natureza, Espiritualidade e Diversidade, as suas obras têm como tema o seu amor pela Mãe Terra e por todos os que nela habitam 

Conhecem o trabalho da Autumn? É lindíssimo, mas quando questionada sobre a sua arte diz que não sabe bem como consegue, é um mistério, deixa fluir a sua inspiração e sente um processo físico e emocional para pintar, afirma que quando pinta os Animais e a Natureza nos seus quadros é a forma de "comunicar e abraçar os aspetos deles pois os ecos são os mesmos, as vivências, os medos ... somos espelhos".

No seu discurso fala muito do momento certo, de estarmos atentos aos sinais, de visualizar, acreditar e ter esperança, acredita que em relação à Natureza "não estamos à parte, somos parte", temos de nos reconectar com a terra e os seres, o sol, a chuva, o vento, temos de parar e "cheirar as rosas literalmente", quando nos "conectarmos a sério conseguiremos ver as fronteiras a cair e entender o propósito do Planeta", esses pequenos detalhes a que "não tomamos atenção e damos como garantidos são o nosso sistema mental e emocional, o microcosmos é ligado e só nos vamos curar a nós mesmos quando decidirmos curar e cuidar de todos os que fazem parte deste mundo maior".

Sente que "estar atenta à voz da Natureza e dos Animais faz com que a vida faça sentido", e a partir daqui surge toda uma conversa intimista, conta o momento especial que viveu na Costa Rica quando pintou a "Pura Vida", cheia de emoções e ligações ao mundo Animal e a todas as coisas mágicas que a Mãe Terra lhe ia oferecendo, o som, o cheiro, os Animais que apareceram ... foi abençoada e tudo fez sentido. Sonha criar sentimentos com as suas pinturas, traçar o caminho para olhar de maneira mais sensata para o que nos rodeia, diz que "nenhuma obra está realmente acabada, pois cada um vê e recebe a mensagem à sua maneira".

Confessa que não impõe nada a ninguém mas que é preciso consciencializar sobre os problemas que enfrentamos, na dor que sentimos mas também que causamos, nas perdas de habitats, de vidas Humanas e Animais, na desflorestação e alterações climáticas, ganância, interesses. Aconselha a fazermos apenas o que o nosso coração entende como sendo correto, porque existe sempre a escolha do bem ... 

No meio de todo o sofrimento, perdas e dor consegue encontrar uma maneira bonita de ver a vida, muito espiritual e livre, com um sentimento de gratidão sabe que "uma nova cria nasce, pode ser um passarinho ou um bebé Humano, mas algo irá nascer no meio do caos".

Acredita que cada passo que damos ou é um erro ou uma conquista, mas existe o perdão e a intuição, cada passo é o mote para uma ação correta, e deixa o conselho "confiem na resiliência da Mãe Terra, sejam tão fortes como ela e coloquem todos no mesmo patamar de igualdade".

Uma sessão muito bonita e diferente 💙


2ª oradora

🐴 Joan Ranquet - Fundadora da Communication with all Life University, Terapeuta Energética, Protetora de Animais, Atriz de Teatro

Apaixonada por Animais, diz que "ajudar alguém a ser feliz é a melhor medicina", sente que tem uma missão e ajudar Animais vem sempre em 1º lugar independentemente de como se sente e como está a sua vida pessoal ... que não tem sido fácil, sofreu perdas dolorosas e foi num dos lutos mais profundos que encontrou conforto num dos seus cavalos, seguiram-se vários ciclos de tragédias devastadoras, mas confessa que foi aí que encontrou uma energia desconhecida, uma comunicação espiritual com os Animais e a Natureza em geral, que a motivam a ajudar. Esta é a sua realidade há mais de 25 anos, diz que é o seu despertar da alma ... maior que qualquer coisa que lhe possam fazer ou dizer.

Joan trabalha com várias organizações de resgate, santuários e retiros no habitat natural, já trabalhou um pouco por todo o mundo com Animais selvagens, "domesticados e explorados", em vias de extinção, em situações diversas. Partilhou connosco experiências que viveu em vários pontos do mundo, destacou África e os seus encontros fascinantes com os leões brancos ... contava uma história atrás da outra, peripécias e aventuras engraçadas, algumas tensas e tristes, mas com conquistas enriquecedoras. Nadar com golfinhos também deu mote para conversa, em confissões pessoais e como tudo a faz sentir deixou-me colada ao ecrã a ouvir o seu modo ternurento de falar.

Os gatos foram surgindo e a cadela Penelope também se juntou a nós, foi uma sessão muito esclarecedora, com pontos de vista interessantes e histórias de superação mágicas, mostrou-nos a sua visão do mundo e partilhou os seus sonhos de paz e harmonia.

Destacou-se a sua humildade e o seu coração gigante 💜 


3º orador

🐘 Dr. Ian Redmond - Biólogo, Ecologista, Ativista, Consultor e Presidente de várias organizações de proteção Animal, é conhecido pelo seu trabalho de mais de 30 anos na conservação de espécies e habitats, principalmente com Gorilas e Elefantes

Com um currículo invejável e uma história de vida fascinante, confesso que era uma das sessões mais aguardadas por mim.

Assim que deu o "Olá" mergulhámos numa imensidão de conhecimento e aprendizagem ... que sessão tão bonita ... cada partilha foi contada com tanta emoção, detalhe e alma que nos transportou para cada pedacinho de terra onde esteve ... E o luto dos elefantes? 😔 ... cada encontro foi descrito de forma tão minuciosa e natural que parecia que conseguíamos ver o olhar daquela cria de elefante que ele encontrara, ou ouvir os sons com que os gorilas comunicavam perto dele, cada mastigar, cada ruga ... simplesmente fenomenal ... "Os gorilas gentis e os elefantes emocionais", como Ian os descreve. 

No meio de gargalhadas foi recordando situações curiosas, até demasiado pessoais e inusitadas, num misto de alegria e tristeza ao criarem um porto seguro para Animais que vivem constantemente em agonia, que perdem crias e habitats e que deviam apenas viver livres e felizes, um rol de momentos horríveis que ninguém devia observar também fizeram parte dos seus dias e aí a sua voz mudou ... o seu olhar mudou ... em Ruanda passou por um autêntico filme de terror (demasiado mau para descrever),  mas diz que é isso que o faz continuar em frente, para que o mundo seja seguro para todos, "os Humanos não devem pensar nem sequer imaginar que podem viver sem Animais, o ecossistema não tem harmonia quando um Humano decide mudar o rumo, seja clausura, interesse económico ou a ignorância que anda de mão dada com a crueldade", diz que se tivermos oportunidade de olhar um Animal livre nos olhos e um dia para os olhos de um Animal no zoo "essa diferença vai despoletar (numa pessoa boa) um clique e aí vão começar a entender o que realmente faz sentido".

Numa sessão tocante com a emoção à flor da pele, algumas frases foram autênticas lições : "a Natureza só tem valor quando é morta?", "arrancamos uma parte do ecossistema e vendemos às peças?", "devemos confiar entre espécies porque a ameaça é muito rápida"... 

Demonstra uma grande humildade, respeito, ideias e soluções tão básicas que nos deixam a pensar como ainda ninguém o aplicou na vida real ... a sua visão do mundo é uma lição de vida fascinante. 

Ouvir o Ian a falar fez -me sentir uma migalha nesta luta, mas também provou que com convicção e amor conseguimos fazer mais do que imaginamos 💚

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2022

4ª oradora

🌎 Dra. Shelley Ostroff - Ativista, Ambientalista, Terapeuta Holística, Fundadora da Together in Creation, da Codes for a Healthy Earth e da 7 Days of Rest, desenvolve vários trabalhos (tão diferentes como resgates, apoios, legislações, ambientalismo governamental, consciencialização) 

Shelley inicia a sessão logo com uma pergunta pertinente : "como é possível criarmos tanta dor e sofrimento no mundo?", por isso decidiu "estudar todas as maneiras possíveis de curar, médicas, científicas, espirituais, holísticas".

Através de muita informação técnica, jurídica e governamental mostra como podemos fazer a diferença, uma petição, um referendo, uma manifestação, uma rede social ... 

Um encontro com leões brancos na África do Sul abriu um caminho energético profundo e transformador que a tornou na ativista que é hoje, acredita que tem um deles como guia que a faz procurar uma forma de curar a Mãe Terra, é esse o seu propósito depois de observar o triste cenário da crueldade e abuso para com os Animais e ecossistema, pretende "acabar com essa ferida que os Humanos abrem num sistema sem sentido e disfuncional, com promessas vãs e artificiais de governos e empresas".

Sonha com "animais vivos e livres, comida saudável e biológica, água limpa e potável", refere tantas ações que podemos organizar juntos, as peças do puzzle que define como "códigos para uma Terra saudável".

Fizemos o percurso da água, "fonte de vida e algo que damos por garantido", mas com as informações precisas que nos deu ficámos a pensar no que faz o mundo girar ... girar de forma errada, a roda da ganância, nem imaginamos que aquilo que tanto preservamos é destruído por outros que enriquecem com essa destruição, os relatórios e dados mostram uma imaginação tao maléfica que percebemos que existe um longo caminho a percorrer ... foi chocante. 

Tudo o que nos ensinou hoje diz que é o seu modo de cuidar, porque além de olhar por todas as vidas como um todo, tem de agir e alertar, acredita que se todos dermos o primeiro passo a cura para o Planeta e todos os seus habitantes chega mais cedo, pede para vermos a imagem global, reconhecer que somos um todo, porque "tal como quando nos dói uma parte do corpo afeta o corpo inteiro, quando algo está magoado no Planeta afeta todos os que nele habitam", diz com toda a sua naturalidade 💛

 

5ª oradora

💚 Pea Horsley - A nossa anfitriã, o coração e a alma por detrás deste grande evento. Professora, Autora, Consultora e muito mais, é conhecida em todo o mundo pela sua capacidade de Comunicar com Animais, um dom que misturado com a sua bondade, ética e paixão pelo próximo a torna uma pessoa tão especial

Começou por dizer que esta sessão iria ser feita  "de um ponto de vista não religioso", e guiou-nos pelo mundo de "vidas, perdas e amor" ... Pea, falou sobre a morte ... o que sentia dentro de si e no que acreditava, antes e depois de conseguir comunicar com Animais ... 

Neste caso, por ser um tema com histórias íntimas e demasiado pessoal por parte de quem o abordou e de todos nós que o recebemos, decidi não partilhar a minha experiência e o resumo da sessão.

Posso apenas referir que (como sempre) a Pea consegue fazer com que as coincidências não sejam de todo coincidências, tem um poder qualquer em mim que parece manifestar-se sempre na hora errada, mas tal como a sessão do ano passado, talvez seja a hora certa ... sou apenas eu que (ainda) não estou pronta para a receber.

A sessão mais emocional e desafiante, como já tem sido hábito 💙


6ª oradora 

🌿 Emma Farrell - Professora Xamânica, Fitoterapeuta, Co-fundadora do projeto Plant Consciousness 

Conta que foi uma criança como todas as outras, que "falava com a árvores e com as fadas que lá habitavam". 

Sempre viveu rodeada de Natureza, e foi nas plantas que encontrou a paz mas também que carregou energias, revela que o que mais a fascina é o seu poder de cura e experienciou isso durante os anos que viveu no deserto ao sentir que estava a perder as estações e as mudanças cíclicas da Natureza e a sua própria "força vital", ao voltar para a Europa percebeu que a sua energia era completamente diferente.

As plantas estão de tal maneira interligadas com a sua alma que decidiu saber tudo sobre elas, estudar todos os modos possíveis, desde a ciência, metafísica, botânica, e até espiritualmente ... decidiu entender e aceitar através de métodos Budistas que as plantas são um ser vivo bastante complexo, com um campo energético e espiritual.

Vai mais longe nas suas convicções "se uma árvore pode ter espírito? Claro que sim, não acreditamos que as almas permanecem no lugar onde ficaram os que as amam? Uma árvore tal como nos é um campo energético ... e as outras vidas que nela habitam?", diz que basta aprendermos a sentir e a receber o que a Natureza tem para nos oferecer e tudo se torna claro.

Levou-nos numa viagem pelo mundo profundo da energia, "somos energia, estamos rodeados de energia e perdemos facilmente o equilíbrio deste campo nesta sociedade moderna, no mundo tóxico a que somos expostos ... tóxicos literais e os menos visíveis como pensamentos, palavras, invejas" ... para refletir ...

Muitos temas, muitas palavras encantadoras, uma conversa super interessante onde afirma que todos temos um propósito e um lugar na Natureza, que a união das diferenças é o que faz libertar a mente das imposições da sociedade e no meio de uma gargalhada diz "alguma vez quando em criança comecei a ir à escola podia dizer que ia curar através das plantas?".

Destaco uma frase brilhante da Emma : "o comprovado pode ser a alma-gêmea do desconhecido", já tinham pensado nisso? 

Como conselho diz apenas "deixem fluir, como no Budismo apenas precisam de limpar as energias tóxicas e abrir o coração, todas as vidas contam e um dia podem ganhar uma ligação, uma amiga, ouvinte e confidente que pode ter uma forma diferente da humana ...", achei tão bonito 😊 

Presenteou-nos com um ensinamento, quase como uma mini meditação guiada, e assim terminou o dia com uma sessão para refletir 💚

 

Como já vos disse a sessão do Ian era muito aguardada, mas mais uma vez não consegui eleger um favorito, foi um dia muito especial.


Participaram ?

Fomos presenteados com livros, vídeos, pdfs, meditações e um convite para um evento.

O balanço do 3º dia será publicado em breve.

Cuidem-se !!!!

💋



Para os que não tiveram oportunidade de participar no evento, podem ver aqui o balanço, temas e conversas dos outros dias 

🐶   Dia 01   🐶

⭐   Dia 03   ⭐

🍄   Dia 04   🍄



* as fotos são da página oficial do evento
Conversations with Nature - World Summit 2022 *






Comentários