Não vale a pena referir pela milésima vez que sou apaixonada por Praga, mas já dizendo ...
Cada canto e recanto esconde uma história e há muito para aprender.
A capital da República Checa está dividida em cinco grandes áreas, são zonas com atrações distintas que se conjugam na perfeição nos dias de hoje, porém é fácil perceber o que se vivenciou em cada zona, pois ainda hoje são visíveis as marcas deixadas por quem lá passou.
Se de um lado do rio Vltava podemos encontrar o belíssimo Bairro do Castelo (Prazsky Hrad e Hradcany) e o Bairro Pequeno (Malá Strana), é do outro lado do rio que a azáfama não para com a magnífica Cidade Velha (Staré Město), que assume o destaque, entre a Cidade Nova (Nové Město) e o Bairro Judeu (Josefov).
Como já aqui mencionei muitas vezes, em todos os cantinhos encontramos algo monumental que merece uma visita mais prolongada, hoje partilho com vocês um bocadinho do que vos espera ao visitar cada área, desde monumentos, atrações, memoriais, "spots" fofinhos, entre outros.
Estes locais são sítios que gosto muito de visitar e não propriamente os mais emblemáticos ou mais turísticos, mas acredito que vão gostar 😊
📍Bairro do Castelo
Tal como o nome indica ... dispensa apresentações, e há quem diga que foi aqui que nasceu Praga, que nasceu a força, a união e a riqueza de um povo (cultural, arquitectónica e religiosa).
E a Catedral de São Vito ? A belíssima Catedral de São Vito ... mas não é só a zona envolvente do Castelo que faz as delícias dos visitantes.
Aqui respira-se cultura ...
Há arte em cada canto e ruas cheias de História.
A famosa Torre da Pólvora, o Convento de S. Jorge, Igrejas imponentes, ornamentados Palácios, Monumentos Históricos, Museus, Galerias e muitos espaços verdes ... assim se faz uma pausa no Bairro do Castelo.
Por aqui existem lojas típicas, chapelarias, alfarrabistas, lojas de antiguidades e muitos cristais da Boémia, também podem encontrar cafés antigos com as melhores limonadas caseirinhas que já provei.
♡ a não perder :
Catedral de São Vito
Belvedere
Travessa Dourada
Loreto
Mosteiro de Strahov
📍Bairro Pequeno
Bem juntinho ao Bairro do Castelo, este é um bairro cheio de vida.
Bonitas Igrejas, Museus, Palácios magníficos, Ruas e Praças Históricas ...
Mas, para mim o encanto desta área é sem dúvida a Natureza, os espaços verdes dos Parques e Jardins, as pontes que nos levam para pequenas Ilhas onde podemos fazer uma pausa junto dos Cisnes, que nos fazem companhia logo pela manhã.
E a "minha" Ilha de Kampa com tantos mistérios por desvendar ...
É por tudo isto também apelidado de "Pulmão de Praga".
Por aqui há sempre convívio, famílias com os seus cães felizes que passam por nós em corridas "trapalhonas", muitos turistas também aqui convivem dentro e fora de portas, pois para quem prefere fazer as refeições dentro de portas este é o sítio ideal, cafés descontraídos, bistros instagramáveis e restaurantes históricos existem um pouco por todo o bairro, com menus para todos os gostos.
A Torre de Observação com mais de um século, que nos faz companhia no Parque Petrin, é um dos magníficos locais para observar toda a beleza da cidade.
E, vale sempre a pena relembrar que é aqui que se encontra uma das entradas (ou saídas depende do percurso) da icónica Ponte Carlos que liga o Bairro Pequeno à Cidade Velha, com a sua torre emblemática, que nos convida a entrar num "conto de fadas", ao percorrê-la ...
♡ a não perder :
Ponte Carlos
Palácio e Jardim Wallenstein
Ilha de Kampa
Igreja de São Nicolau
Praça Maltesa
📍Bairro Judeu
Para mim esta é a zona mais emotiva da Cidade.
Em Praga todas as pedras contam uma história, mas aqui parece que conseguimos sentir uma aura diferente, o ambiente pesado é visível, mesmo para os mais "desligados".
A riqueza histórica é palpável, e se nos conseguirmos focar apenas nos detalhes vamos encontrar arquitetura magnífica, simbologia cheia de significado e grandes marcos históricos, como as Sinagogas.
Museus, Casas Cubistas, Sinagogas, Igrejas e Conventos convivem em perfeita harmonia e fazem deste um bairro tão especial ...
É também conhecido como o bairro da música, sendo o Rudolfinum (a sede da Orquestra Filarmónica Checa) o maior símbolo, com grandiosos eventos.
♡ a não perder :
Antiga-Nova Sinagoga
Casas Cubistas
Museu de Artes Decorativas
Rudolfinum
Convento de Sta. Inês da Boémia
📍Cidade Velha
O centro, a Baixa, a zona Histórica ... para mim é o coração da Cidade.
É aqui que começamos a nossa jornada, a aprendizagem, o despertar ...
Respiramos História, Arte, Cultura, percorremos a Praça Central e cada "vértebra" que nos embrenha nas ruas e ruelas que daqui partem transporta-nos para um lugar mágico.
Há tanto para conhecer ...
Neste ponto central de Praga tudo tem um toque histórico, cada fachada, cada monumento, cada Igreja, cada Torre que se ergue, cada interior de cada café ... tudo, é literalmente tudo.
O destaque vai para a mais imponente e famosa obra construída, a Câmara Municipal com a sua Torre onde se situa o mais belo Relógio Astronómico, mas em seu redor surgem outras lindíssimas obras criadas por mãos sábias e mágicas, na minha opinião ...
Já olharam bem para a Týn ? Quem criou esta Igreja Gótica só podia ter mãos mágicas ...
Aqui é o epicentro da vida Checa, há museus, galerias, muitos restaurantes típicos e salões de chá de charme, há mitos e lendas em cada esquina e teorias da conspiração, aqui viajamos no tempo e é tão fácil ficar apaixonada ...
♡ a não perder :
Relógio Astronómico
Casa Storch
Týn
Porta da Pólvora
Palácio Kinský
📍Cidade Nova
A Praça Venceslau é talvez a artéria mais famosa de Praga, é a avenida das cadeias de restaurantes e lojas "famosas", mas também dos clássicos e centenários Hotéis.
Para mim é a mais internacional e menos deslumbrante como um todo, mas se olharmos bem encontramos belas fachadas e toques intemporais.
É o Museu Nacional que nos dá as boas vindas, com o seu edifício lindíssimo e escadaria característica.
É também na Cidade Nova que fica a Ópera Estatal, o Teatro Nacional e um sem número de edifícios ligados à arte e cultura, em suas diversas vertentes.
Por aqui também há bonitos parques e jardins entre homenagens sentidas a quem viveu tempos difíceis, que devemos todos aprender a não repetir ...
É um bairro "cosmopolita" sem perder o seu encanto Barroco e Medieval, a sua longa avenida junto ao rio é um dos meus locais favoritos para demoradas caminhadas.
E claro, com uma paragem no Botel Matylda, um dos meus "cantinhos do coração" para beber um chocolate quente
♡ a não perder :
Casa Dançante
Botel Matylda
Jardins Botânicos
Teatro Municipal
Torre da Água
Eu, pessoalmente, não consigo eleger um "Bairro" favorito, há imensa coisa para ver e fazer em todos eles, todos são especiais e todos nos conseguem presentear com algo distinto, e mágico na minha opinião, por isso o único conselho que posso deixar é para aproveitarem ao máximo.
Espreitem um pouco de cada zona, aproveitem para apreciar e aproveitar cada momento e acreditem que vão encontrar sempre algo que vos vai fazer voltar ...
Cuidem-se
💋
Comentários
Enviar um comentário