Balanço (dia 02) | Conversations with Nature 2023

Olá, já leram a publicação sobre o primeiro dia de balanço do evento Conversations with Nature - World Summit ?       

Hoje, continuo a partilhar o que por lá se passou, e se o primeiro dia foi enriquecedor, posso garantir que o segundo foi muito especial, diria mesmo arrebatador ...   

Este é o meu balanço do segundo dia de evento.    


🌿 Dia 02

Tema : Alinhando-se com o coração da Natureza 

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2023

1ª oradora

🌱Pam Montgomery - Fitoterapeuta, Escritora, Fundadora de várias Organizações (Ecologia, Animais e Natureza)   

Pam define-se como uma anciã da Terra e quando Pea pergunta como começou a sua paixão pelos "Seres verdes", responde que não se consegue lembrar de uma altura em que não tenha tido essa paixão, estava dentro dela e sabe que a recebeu da Avó que enquanto tratava das sua plantas falava constantemente com elas e dizia "também elas precisam de amigos", hoje sente-se eternamente grata por tudo o que a Avó lhe ensinou.  
Seguiu a sua paixão que há quase 40 anos se tornou profissão, mas para ela o "Mundo das Plantas é muito mais profundo", é onde consegue "a perfeita parceria entre estudo e emoção". 

E assim começa o 2º dia do evento, uma viagem pelo conhecimento mas sobretudo de ligação, conexão, sentimentos e amor.

Pam fala-nos da evolução, das características, do poder de cura, do sentido ancestral e espiritual.
Afirma que o toque da Natureza está presente, que o seu campo de energia vibra de várias maneiras, e que estamos no caminho certo quando se une o campo técnico ao biológico, diz que "basta ouvir" mas que as "palavras são a maneira menos eficaz de comunicar", guia-nos pelo Mundo das sensações e dos instintos que temos naturalmente porque somos apenas um : "Humanos, Plantas e Animais, somos apenas organismos vivos da mesma matéria da Mãe Natureza". 

De uma maneira tão simples e sempre com um sorriso no rosto faz-nos pensar e questionar, aborda as alterações climáticas, os químicos, a destruição, os patamares de consciencialização, os níveis de mudança, o nosso papel de protetores destas "dádivas que a Mãe Terra nos oferece, da sua Trindade e camadas de mudança", apresenta-nos relações e interligações, afirma que é necessário "acordar" e "despertar consciências" de forma tão simples como "respirar".    
No meio de muita ciência também nos conta muitas histórias pessoais divertidas e enigmáticas e acredita que "quando tratarem as Plantas e os Animais com respeito, honra e reconhecimento tudo irá mudar".   


2ª oradora

🐶 Pea Horsley - Fundadora do "The Pride", mundialmente conhecida pela sua capacidade de comunicação com os Animais e pelo seu enorme coração, Autora, Professora e muito mais, é a alma deste evento, a criadora e anfitriã 

As sessões da nossa anfitriã são sempre notáveis, sabemos que vão ser especiais mas nunca sabemos bem o que esperar.  

Pea já nos tinha dado a conhecer Texas, o seu gato tão extraordinário. 
Hoje foi dia de conhecer Morgan, um cão tão especial que resgatou num momento tão duro da sua vida, o seu "professor", seu "guia", seu "rochedo", mas acima de tudo o seu "amor incondicional". 

Esta sim foi uma viagem distinta ...  
Seguimos o caminho do amor e no meio de lágrimas fiquei presa às suas palavras, como já vem sendo hábito ...  

As sessões da Pea são muito mais que conversas, funcionam como uma partilha, um conjunto de exercícios que me transporta para outro lugar ... que me desfaz em lágrimas ao mesmo tempo que conforta a alma ... com um final surreal ...  
São sempre tão poderosas e pessoais que é impossível traduzir em palavras que possa partilhar com vocês, acho que precisam mesmo de participar para compreender essa magnitude.   


3º orador

🐒Carl Safina - Fundador do "Safina Center" (ONG Ambiental), Professor, Escritor, Ecologista

Com um currículo invejável Carl deu-nos uma autêntica aula de ética, sim ética, porque apesar do seu vasto conhecimento e trabalho na linha da frente com várias espécies foi a ética com que falou que mais se destacou. 
 
Com Carl "mergulhámos" no mais profundo dos oceanos e ouvimos histórias magníficas sobre Baleias e como somos "tão iguais", com as mesmas lutas, sentimentos e rotinas, numa harmonia um pouco mais perfeita que a nossa e com uma simplicidade quase ingénua.   
Seguimos viagem com diferentes companhias, Cães, Papagaios, Chimpanzés "juntaram-se" a nós numa partilha onde Carl destaca as ligações e as semelhanças que temos, fazendo críticas (legítimas) a quem se esquece quem somos e o que devemos fazer, a violência e crueldade, os extremos a que os Humanos chegam com "ganância, terrível sede de poder e ignorância por pensarem que estão no topo de algo ... e que melhor e mais bonito seria o Planeta se os Humanos não se esquecessem que também são Animais" ... 

Numa partilha de conhecimento fabulosa e de uma forma rigorosa, por vezes demasiado analítica na minha opinião, colocou uma série de problemas "em cima da mesa" ao longo de toda a sessão, e perguntou se realmente a Humanidade procurava encontrar uma solução.   
Afirma que se sente muitas vezes de coração despedaçado ao ver para onde a crueldade Humana caminha, fala de "ruína climática e ambiental", vai mais longe ao afirmar que estamos perante uma causa perdida se a Humanidade não evoluir.   
 
Como nota final deixa uma série de simples gestos que fazem toda a diferença ... "adotar um Animal que precisa de uma casa, mudar a nossa alimentação, o porquê tirar vidas ao colocar pesticidas e deixarmos de ouvir o canto dos pássaros livres, se podemos colocar uma casinha com água e alimento no jardim para que eles se aproximem, pois não faltam oportunidades para cuidarmos de todas as formas de vida deste Planeta." 
Simples assim ...    

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2023

4ª oradora

🐞Marta Williams - Bióloga, Escritora, conhecida pela comunicação com Animais  

Bióloga e Cientista Ambiental e mesmo assim achava que não estava a ajudar o suficiente o Planeta, achava que os Animais precisavam de algo mais e em 1999 mudou a sua vida.  
A perspectiva de tudo o que já tinha feito foi abalada, lembrou-se dos seus tempos de criança em que comunicava com Animais e com as Árvores. Para Marta era normal, mas ao decidir "mergulhar numa vasta pesquisa ancestral" descobriu que não era a única, e que tudo o que sentia se fosse conjugado com toda essa sabedoria secular podia gerar algo grandioso, uma maneira diferente de cuidar do Universo.   

Nunca mais parou, enfrenta muitos desafios mas está convicta que todos o podemos fazer, é algo muito nosso que a Mãe Terra nos deu, basta sabermos como o utilizar ... a partir daí basta deixar as dúvidas de lado, não dar importância a comentários alheios e apenas saber ler os sinais que nos vão dando, o que sentimos é o mote para seguir em frente e fazer o bem, é automático, é a voz do coração, afirma. 

Não refuta provas, o seu treino científico faz com que queira estatísticas, relatórios e avaliações, mas diz que confia plenamente na voz da Mãe Terra. Revela que os testes estão lançados, as experiências chegam a nós, e todo esse trabalho visível em sintonia com a nossa voz interior consegue feitos maravilhosos. Acredita que tudo o que tenha uma forma viva comunica connosco, dá tantos exemplos que nos deixa perplexos, diz para irmos em busca de provas junto de elementos da Mãe Natureza e que vamos ficar espantados com o que somos capazes de mudar no Mundo, basta ouvir, sentir e amar.
Afirma que "é tempo de processar e reconhecer que tudo o que é vivo tem espírito, inteligência e consegue comunicar connosco".    

Que conversa tão bonita, surgem histórias atrás de histórias, cheias de significado, encantadoras, envolventes de uma maneira quase arrebatadora.  
Marta revela um lado bem negro que muitos nem sabem que existe, mas acredita que podemos travar essa realidade, enfrentando muitos desafios ... mas se não negarmos o que se passa ao nosso redor e dermos o primeiro passo "existe esperança".      

Nas suas aulas (e na vida diária) consciencializa para o bem estar geral, luta pela harmonia perfeita entre Humanos e Animais, acredita em energias, ativismo e mudança e pede apenas que ninguém tenha medo de agir pois sabe que temos muito mais poder do que imaginamos.    

Uma conversa bem interessante, honesta e sem rodeios.      


5ª oradora

✨Tammy Billups - Terapeuta Holística e Bioenergética de Humanos e Animais  

Um evento avassalador seguido de uma perda devastadora, à qual se juntou mais uma em poucas semanas e mais duas em poucos meses ... Foi assim que a sua visão do Mundo mudou ... conheceu uma nova realidade assustadora, segundo as suas palavras, para a qual não estava preparada ... não tinha as ferramentas necessárias para lidar com tudo o que estava a acontecer e foi procurar ajuda no que muitos podem pensar ser um sítio inusitado.  

Tammy refere que o ano mais terrível da sua vida criou algo diferente em si, "um campo energético tão complexo que funciona como um padrão protetor das feridas emocionais" - é assim que o descreve - sente-o e é mesmo capaz de o visualizar, vai mais longe e diz convictamente que é o mesmo "no corpo (e mesmo algo maior) Humano e Animal", apenas se manifesta de outra maneira, com cores ou vibrações distintas.     
Esta foi uma parte do Summit bem diferente, um tema mais desconhecido para mim que achei surpreendente. Leva-nos por um caminho de descoberta, não propriamente uma cura certeira mas uma maneira de "lidar com as nossas feridas".      

Menciona que "quando deixarmos que os Animais e a Natureza nos guiem, a aceitação é mais fácil pois são eles que conhecem o caminho correto", que bela frase ...   
Evidencia que é tempo de "unir Humanos e Animais, unir o Sagrado ao Físico, unir a nossa Energia à Natureza, o Orgânico à Alma... abraçar o processo". 

Ficava horas a ouvir as palavras da Tammy, cheias de sentimento, com uma voz carregada de bondade até as histórias terríveis que nos contou ganham outra dimensão, tudo transborda compaixão e foi sem dúvida um grande despertar com tantos conselhos inspiradores ... que até o nosso choro se sincronizou ... isto não está fácil ... 

"Confiar, confiar ... Nunca estás sozinho no teu caminho ... há sempre alguém a teu lado ... mesmo que seja do outro lado ..." 
Que abanão ... não me ocorre expressão mais adequada ...  
 

6ª oradora

🐻G.A. Bradshaw - Cientista, Doutorada em Psicologia e Ecologia, Fundadora da Organização "The Kerulos Center for Nonviolence" 

G.A. tem um vasto currículo académico, com várias distinções e trabalhos premiados, mas é no seu coração que reside a maior de todas as "medalhas".     
O seu trabalho no terreno é daqueles que nem todos são capazes de o realizar, tem acesso à maior dádiva, salvar vidas ... mas até chegar a esse ponto passa por um agonizante processo ...  
Toda a exploração e tortura Animal que possam imaginar, aquele terror que ninguém quer sequer pensar que existe ... já o presenciou centenas ou milhares de vezes ...    
 
Esta é daquelas sessões traumáticas que infelizmente conheço a realidade, mas que quem lida mais de perto com ela acrescenta sempre algo mais aos nossos piores pesadelos ... é uma conversa pesada, nem todos estão preparados para ouvir ... mas infelizmente existe, e é necessário passar a informação para que algo possa ser feito para a travar.       

A sua missão é salvar vidas !! Espécies, cores, formatos, tamanhos, não interessam ... para ela todas as vidas merecem amor, conforto e dignidade.    

Afirma que a única maneira de conseguirmos avançar para um Mundo melhor (e isto pode chocar alguns, mas é a pura verdade) é colocar tudo em perspectiva, "pensem nos Animais bebés ou adultos como Humanos, vossos amigos e familiares por exemplo, olhem para tudo o que o Homem lhes faz e escutem o vosso coração ... zoos, exploração, testes e experiências científicas, clausura, prisão, mutilação, abandono e tantas outras dores e sofrimento de uma violência física e psicológica monstruosa ..." Estamos perante um rol de atrocidades doentias que nos comove, as estatísticas são horríveis e não faz sentido ... nunca fez ...    

Ser a primeira cientista a reconhecer e diagnosticar stress pós-traumático nos Elefantes (depois em Chimpanzés, Orcas, Ursos, entre outros) colocou-a nas "bocas do Mundo", mas o seu trabalho é muito mais que isso ... diz que é mais que "providenciar casa, alimento e medicamentos", é "capacitar e devolver vidas".  
Eu acho que é bondade, coragem, muito amor e dedicação.   

Com voz embargada conduz-nos numa viagem ao Mundo dos Ursos e tudo o que aprendeu com eles e com a alma (Humana) mais "bondosa que conheceu, generosa, gentil e honesta, boa o suficiente para que os Ursos o deixassem fazer parte das suas vidas" que infelizmente já não está entre nós. 
Durante longos minutos (que voaram) somos presenteados com imensas histórias hipnotizantes, quase que conseguimos sentir o que se passa no terreno, somos transportados para lá e só queremos colocar mãos à obra, ajudar e fazer parte ... viver todos os momentos diários no seu santuário e testemunhar os finais felizes.   

E num ápice chegam as despedidas, há apenas tempo para nos dizer que tem como objetivo que TODOS os seres que habitam o Planeta estejam no mesmo patamar de igualdade, compreensão e compaixão ...    


Mais um dia que não desiludiu (nem podia)... bem forte, cheio de emoções à flor da pele ...   
O dia terminou com miminhos como livros, guias e manuais, aulas e lições, meditações guiadas e masterclass.   
 
Em breve serão publicados os balanços dos dias seguintes.     

Participaram ? 
O que acharam ?
Cuidem-se !!!!
💋


Para todos os que não puderam assistir ao evento podem ficar a saber mais sobre os temas e as conversas dos outros dias através dos meus balanços
🐳 dia 01 🐳    //    🐾 dia 03 🐾    //    🌍 dia 04 🌍    


* todas as fotos fazem parte do evento oficial
Conversations with Nature - World Summit 2023
criado por Pea Horsley *

Comentários

  1. Ainda não participei do evento mas achei interessante, aguardando os próximos balanços bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá, tudo bem?

    Nossa, lendo seu post fiquei com muita vontade de participar de um evento desse tipo, porque parece ser algo que irá nos renovar em todos os sentidos. Curiosa para os balanços dos próximos dias. Arrasou demais!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Eu estou realmente encantada com tudo e com muita vontade de participar.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Eu não conhecia o evento, parece ser bem interessante :) gostei vou.me informar mais...

    ResponderEliminar
  5. Eu não sabia desse evento, e imagino o quão edificante deve ser participar de algo assim, deve ser incrível, com certeza gostaria de ter participado!

    ResponderEliminar
  6. Oi, tudo bem? Que evento mais interessante, nunca tinha ouvido falar. Ter mais contato com a natureza e consigo mesmo faz toda diferença. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  7. Muito legal esse evento, contato com a natureza, sem os animais a vida não faz muito sentido, parabéns por participar de um evento que vai fazer o bem em todos os aspectos da vida.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário