Balanço (dia 01) | Conversations with Nature 2023

Olá, terminou mais um Conversations with Nature - World  Summit, e tal como nos anos anteriores venho agora partilhar com vocês um bocadinho do que por lá se passou.

Já sabem que para mim este evento é muito especial, é uma partilha de conhecimento, de amor e de entrega, é lutar por um Mundo melhor, onde todas as vidas contam. 
Iniciou com uma pequena cerimónia, cheia de "magia" deixando no ar a confirmação que será mais um ano repleto de emoções. 

Este é o meu balanço do primeiro dia de evento.  


🌿 Dia 01

Tema : Iluminar o parentesco com todas as vidas

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature  2023

1ª  oradora

🐈Christine Noble Seller - Conhecida pela sua comunicação com os Animais e a Natureza, Ativista, Defensora e Educadora

Ama todos os Animais, mas tem uma paixão especial por felinos. Ao crescer com Gatos sentia que eles a guiavam e diz que a comunicação com Animais sempre foi algo natural, mas foi no seio familiar com uma série de descobertas menos boas, crises e tragédias que tudo começou a fazer sentido. Era tempo de deixar o sem emprego estável em Advocacia pois já não o conseguia exercer, foi cuidar de si, do seu corpo e alma e "sem julgamentos" foi a sua "família Animal" que a salvou e tornou na Mulher que é hoje, era esta a validação que precisava para que tudo fizesse sentido, eram confidentes e terapeutas.
Afirma que durante muito tempo da sua vida sentia que confiava mais nos Animais do que nas Pessoas, mas era um pouco mais que isso, a sua "jornada" levou-a a estudar e aprofundar aquilo que para ela eram as rotinas de criança ... comunicar com Animais e Natureza ... e, com profunda gratidão prometeu que os ia ajudar e consciencializar todos em redor para um Mundo mais justo. 
Hoje, faz disso profissão, promove a defesa, compreensão e ligação entre espécies, ajuda Humanos e Animais e trabalha com várias associações e santuários.

Com um sorriso no rosto e bondade no olhar foi contando histórias pessoais e dando dicas, falou de união, compreensão e aprendizagem, de passos conscientes de ativismo e suas maneiras de lutar através do amor. Guiou-nos numa jornada mágica cheia de sabedoria, surpreendente e bastante emocional ... cheia de "progressos, muitos retrocessos mas sempre com força de vontade de fazer o que manda o coração ... e principalmente o que recebe o coração ... seja fisicamente ou espiritualmente" ... pois segundo Christine a ligação e comunicação é real e "todos a sentimos, podemos não estar atentos, mas sentimos".

Disse em tom de conselho que quando "desbloquearmos os medos tudo fará sentido".
Uma conversa muito inspiradora, que maneira bonita de começar ... 


2ª oradora

🦏Helena Kriel - Escritora, Produtora, Argumentista, Professora, Fundadora da "Baby Rhino Rescue"

Nascida na África do Sul sempre esteve em contacto com Animais. Criou a sua primeira organização que resgatava Cães abandonados mas hoje em dia o currículo vai muito mais além e a lista de ajudas é vastíssima, onde experiências de vida brutais, consciencialização e libertação fazem parte.

Helena conta-nos como decidiu abordar a beleza da Natureza, como o "desapego material" é fácil quando se tem as prioridades do coração bem definidas.    
O que viu nas montanhas, a viagem que fez com os Monges, as meditações em grutas, a simplicidade de várias realidades ... numa conversa sem rodeios, foi contando histórias que me deixaram rendida. Falou de preconceitos e de julgamentos Humanos e como isso fez com a que a sua ligação aos Animais fosse cada vez mais profunda.  

Seguimos viagem e entrámos no mundo dos Rinocerontes, através de tudo o que Helena faz no terreno com a sua organização de resgate dos bebés órfãos. Que bela viagem, aprendemos tanto ... no meio de histórias de terror que os conduziram até ao santuário são os finais felizes que importam. 
O seu rosto ilumina-se quando fala dos seus bebés e das experiências que vive com eles, vai muito para além da proteção e cuidado, diz que não se "limita a reabilitar vidas, que é uma aprendizagem e uma troca de amor puro". 
 
Factos científicos e burocráticos misturam-se com a realidade diária muitas vezes difícil de ouvir, as histórias vão surgindo nas palavras cheias de emoção de Helena (eu, só gostava de conseguir um teletransporte e em segundos resgatar um bebé tão frágil que passou por tanto sofrimento e abraçá-lo para sempre). A expressão mais usada na conversa é "de coração partido", mas o que surge a partir do amor vale por tudo, e é isso que Helena nos ensina, que um simples gesto pode fazer a diferença, que nunca devemos achar que somos "demasiado pequenos" para ajudar. Entraram no santuário com os "olhos cheios de terror, traumas e sofrimento", mas as bonitas histórias de superação, fofas e engraçadas do bebé Adam (o modo de dormir e a sua amiga Ovelha) e de tantos outros que nos foi contando confortam um bocadinho o nosso coração e tentamos esquecer a terrível realidade que os conduziu até estas almas bondosas. Diz que "eles estão prontos para a conexão, para a cumplicidade, para se relacionarem connosco em conforto e harmonia, pois as energias dos nossos corações estão relacionadas, através da vibração da Mãe Natureza "💙
A esperança continua viva, incentiva-nos a ser mais conscientes, aprender com a "simplicidade Animal", respirar fundo e abrandar ... passo a passo ... refere que é a interligação que nos fará seguir em frente ...  
 
As suas palavras são muitas vezes duras, já viu e ouviu coisas atrozes, tão cruéis que a deixaram completamente de rastos, mas nunca desistiu. Com muitos desafios existe ainda um longo trabalho pela frente, mas com pessoas como a Helena o objetivo de criar um Mundo mais justo fica um pouco mais perto ...  Obrigada ... 
 

3ª oradora

🌍Dra. Laura Koniver - Médica, Autora, Terapeuta Holística

Apaixonada por Medicina conta-nos que foi aos 4 anos que pediu à Mãe o seu primeiro livro para pintar, mas era um livro diferente ... de anatomia ... em vez de fadas e princesas Laura pintava partes do corpo Humano, num livro usado por "gente grande" nas aulas de Medicina. 
Cresceu e seguiu a sua paixão, estudou e exerceu até que depois de ser Mãe começou a ver a vida com outros olhos. Um dia, enquanto examinava uma paciente deu-se o clique, achou que "ver doentes, passar uma receita e deixar de os ver até à próxima consulta era demasiado frio", precisava de mais ...  
 
A sua conexão com a Mãe Terra, o campo energético, o sentir esse energia com os pés descalços a tocar o solo (numa experiência com a sua filha que Laura diz não ser coincidência) era o mote para iniciar uma nova "jornada". Sem deixar o seu passado científico envergou por um caminho mais "natural", interligou os dois e está muito feliz com os resultados benéficos que consegue diariamente.
"Tudo é energia, tudo é um condutor elétrico, o nosso corpo não se pode desligar da Mãe Terra, e de todos os seres que nela habitam", e com uma abordagem completamente distinta transportou-nos para o seu Mundo.

Com muitos factos comprovados cientificamente foi-nos explicando a ligação e semelhanças com o "Mundo Natural", com uma conexão tão pura colocou questão atrás de questão que nos deixa sem respostas. Criou um puzzle tão complexo que cada peça fez sentido na nossa cabeça, peças que estão ao nosso lado 24h sobre 24h, mas que nem sempre lhe damos a devida importância. 
"O nosso corpo fala e pede ajuda, a Natureza fala e pede ajuda, o Urso resgatado que coloca as patas no chão pela primeira vez em segurança fala e pede ajuda ... e nós ouvimos?", "O que nos acalma a dor física e mental? Afagar o nosso Cão, colocar a mão numa árvore, ouvir, sentir ... já se deitaram no chão apenas a ouvir a Mãe Terra?" - pergunta - "Melhoraram? Seremos uma bateria que assim se carrega?", deixa no ar ... "Tudo tem um adaptador, e nós ?" Diz que se ri e que sabe que se riem dela mas lança um "e depois ... quero lá saber ... apenas quero estar bem, conectada e centrada. O rosto junto a uma árvore, o pé descalço na areia, o mindinho que toca na água do mar ... Fisicamente ou Holisticamente, preciso de me sentir bem, e é na Natureza que isso acontece". 

Seguimos por um caminho fascinante que nos prende a cada palavra, um desenrolar de ensinamentos sempre sem esquecer o nosso propósito, de onde viemos e porque viemos, do "senso comum de sermos um todo", quando tomarmos consciência que não somos "apenas um corpo", quando percebermos que tudo é tão grandioso na Terra e que não podemos desassociar o "fisiologicamente" dessa "pertença" tudo fica mais "clarificado".    

Super interessante, ficava horas e horas a ouvir as palavras da Dra. Laura.

a Bella e o Mundo - Conversations with Nature 2023

4º orador

🦟Jonathan Balcombe - Biólogo, Doutorado em comportamento Animal, Escritor 

Diz que ama todos os Animais, a sua filosofia vegan e os trabalhos de voluntariado que desenvolve em várias organizações de defesa Animal faz com que goste de todos por igual, e considera que todos têm algo fascinante para nos contar. 

Em África, o que pensava ser uma "simples" picada de Mosquito mudou a sua vida, era uma "picada que mexia" e debaixo da sua pele algo se passava, o sucedido levou Jonathan a embarcar numa nova viagem, fascínio e surpresa transformou-se em estudo complexo, muita pesquisa na "linha da frente" e uma nova paixão ... "o mundo fascinante das Moscas" ... e foi nesse mundo que Jonathan nos deixou entrar, com tantas histórias surpreendentes, realmente ainda temos muito para aprender ... 
Percorremos uma autêntica aula de Biologia onde se mistura profundo conhecimento com ética, e que bonita combinação que se gerou nesta sessão. 
Nem tudo é "cor de rosa", fala de crueldade, das terríveis experiências, de tortura, ignorância e ganância, uma extensa lista de caos que tem visto ao longo da sua vida dedicada aos Animais.  
É incrível ouvir a maneira como fala de todos, mas no caso das Moscas ficamos com uma percepção diferente, chama-as de "incompreendidas" e revela a sua "beleza, as cores das asas, os grandes olhos cheios de pormenores, a perfeição que a Mãe Terra lhes concedeu" comparando-as com "pequenas joias". E a cultura das Formigas? E os impressionantes rituais do que eu chamo "Abelhas de peluche" ... que conversa enriquecedora ... entre muitos outros houve ainda tempo para Borboletas e Aranhas ... 
 
De uma forma calma mas cheia de paixão coloca em causa a nossa vulnerabilidade, faz analogias comparando o Ecossistema a um avião e todas as suas partes intrínsecas que o fazem funcionar, e o desastre iminente quando algo não funciona a 100% no sítio certo, neste caso como quem diz em "sintonia". E os soldados feridos que em tempos antigos sobreviviam porque insetos se alimentavam do que se formava nas feridas ... podem achar "nojento" afirma Jonathan, mas é apenas a Natureza a tomar conta de nós, no seu círculo perfeito ... e a intrigante vida das Moscas da fruta com exemplos (semelhantes à vida de tantas famílias Humanas) que nos deixou a todos boquiabertos ?!?  Vivendo e aprendendo ...

Relembra mais uma vez a sua filosofia vegan 💚e refere "quando compreendermos as semelhanças dos Animais com os Humanos é impossível olharmos para eles como seres diferentes. Olhem para as Mães e as crias ... que perfeição".
De uma maneira brilhante apenas pede compreensão e justiça para todos os seres, de todas as formas, cores e dimensões ... pensem no "poder da empatia, que é tão importante para evoluirmos" ... deixa-nos com as suas duas palavras chave : "respeito e tolerância", e salienta que os Animais só estão a seguir o seu caminho, o seu papel tão importante na nossa vida ... tão bonito ...
Obrigada Jonathan por esta partilha tão linda.
 

5ª oradora

🐋Teresa Whalen - Formada em Psicologia, conhecida pela comunicação com Animais, fundadora da Associação "The Animal Loss & Grief Support"

Tocante ... não sei como mais posso descrever esta sessão do Summit ...

Desde criança que o mote era ajudar tudo e todos, começou por falar com o seu Gato, mas foi um Pato no lago que lhe mudou a vida aos 6 anos, quando todos achavam que ela "fantasiava e mentia", ela apenas sabia que os Animais lhe pediam ajuda ... Decidiu guardar segredo, não queria "arranjar problemas pois ninguém ia acreditar nela", até que um episódio com uma Baleia fez com que o segredo fosse partilhado com o Mundo, porque segundo Teresa "quando algo nos toca a alma temos de o ouvir". 
Psicóloga clínica não descura a nossa ligação com o Planeta, quem nos guia e acompanha, como todos sofremos e como todos nos ligamos, há mais de 35 anos que trabalha com o luto, como o fazemos, como o sentimos e como o propósito da vida tem muito mais alcance ... "os mitos e as certezas : o Todo".

Mergulhámos numa viagem intimista e muito pessoal, com partilhas e muitas lágrimas ...
Por ser um tema demasiado pessoal para mim e para quem participou optei por não partilhar aqui essa parte do Summit em concreto, espero que compreendam ... 

Posso dizer apenas que entre tantas histórias dramáticas e traumáticas aprendemos com a Teresa que o apoio necessário chegará a nós um dia ... na maior parte das vezes de maneiras que nunca imaginámos que fosse possível (ou real) ... e com convicção diz-nos que (religiões e crenças à parte) "por maior que seja a dor da perda, todas as almas que se amam verdadeiramente voltam a juntar-se, seja onde for ..." 
 
Que assim seja ... 


🔥6ª oradora

Eleni Gkikakis - Fundadora da "Interspecies Peace", Terapeuta Holística, Veterinária Homeopata   

Desde sempre que Eleni se lembra de "colocar as mãos na terra e falar com todos à sua volta, plantas e Animais", para ela era completamente normal, ao crescer chegaram a dizer para sair do mundo de "fantasia" em que vivia. Já na universidade e com vários empregos foi isso que fez, mas não era feliz ... só quando se sentava perto do lago nos seus tempos livres rodeada de Animais sentia a sua energia mudar ... mas ao passar por um evento pessoal demasiado traumático, o "despertar" chegou ... sabia que apenas "voltar a ser a criança que tinha sido a podia salvar". 
Diz que demorou a abrir essa porta e que a fechou várias vezes, até saber que era a única maneira correta, e quando a abriu verdadeiramente nunca mais a fechou ... tudo tinha um propósito. 
 
Começou com uma relação especial com White Flower mais conhecida por Lily (a sua Égua branca), salvou uma vida mas acredita que ela própria também foi salva, e assim percorremos um caminho especial ao ouvir a sua sessão, onde sem receios fala de sonhos, intuição, dos ancestrais e do "fio condutor" que nos une, da Mãe Terra e seus elementos. 
Na Grécia, numa situação imprevista ficou "presa" no meio de um grande incêndio, colocou os 7 Cães num "carro minúsculo", o portátil, uma t-shirt, uma garrafa de água e uma pequena caixa com fotos ... nada mais ... recusou sair de casa sem a sua Lily, e apesar do medo que se apoderou dela pediu com muita força ajuda à Natureza, ao fogo e ao vento, afirma que falou alto para Gaia, e as suas preces foram ouvidas pois o fogo queimou tudo em redor da casa da sua família (que se salvou intacta), e foi esse episódio intenso que a transformou em tudo o que é hoje. 
Emocionada, partilha connosco histórias e vivências especiais, como uma foto da frente massiva de fogo onde aparece uma "figura gigante com corpo e cabeça definidos e um dedo apontado, talvez a mostrar a direção do fogo", dias antes de seguir para uma humilde jornada nova. 
Agora, "apenas sonha em destruir barreiras e unir as espécies ... um coração de cada vez".

A partir daqui fizemos parte desta aventura, vimos o elemento do fogo de outra maneira, fomos aprendendo algo real com dados científicos, precisos e exatos, mas ao mesmo tempo tão envolvente e emocional através das suas palavras ... não queria que terminasse ... 
 
Tivemos ainda o privilégio de fazer parte de uma lindíssima meditação guiada através do fogo.
Uma sessão completamente diferente, inspiradora, profunda, cheia de emoção e ensinamentos ... 
Obrigada Eleni por nos deixar fazer parte de algo tão pessoal.


Que dia tão enriquecedor e foi apenas o início ... 
O dia terminou com miminhos como e-books, livros, meditações, cursos, entre outros. 

Os balanços dos próximos dias serão publicados em breve. 

Participaram ? 
O que acharam ?
Cuidem-se !!!!
💋


Para todos os que não tiveram oportunidade de participar, podem ver os temas e conversas dos outros dias do evento através dos meus balanços 
🌱 dia 02 🌱    //    🐾 dia 03 🐾    //    🌍 dia 04 🌍


* todas as fotos fazem parte do evento oficial
Conversations with Nature - World Summit 2023
criado por Pea Horsley *


Comentários