Quantas memórias cabem dentro de um Quebra Nozes ?

Soldados, Cavaleiros e até Reis, assim são os típicos Quebra Nozes que todos conhecemos.
O que originou um dos mais famosos bailados conta com mil e uma histórias na sua vasta coleção.
A mais conhecida conta a versão do Quebra Nozes oferecida no Natal, criada pelas mãos de um mestre que o esculpiu de forma exímia na Alemanha, mas não fica por aqui, longe disso. 

Sabiam que numa Cordilheira que liga a Alemanha com a Chéquia o Quebra Nozes é um famoso objeto de artesanato tradicional ? 
Muitos pensam nele como um simples artigo de decoração ligado ao Natal, mas na Alemanha é também símbolo de sorte, resiliência, fortuna ...  
Foi representação de poder, estatuto e até moeda de troca em tempos sombrios ... quando a realidade da época pouco tinha de fantasia e magia ... 

a Bella e o Mundo - Quebra Nozes

"Reza a lenda" que os dias frios e difíceis passados nas Montanhas (bem pertinho de uma das zonas onde foram criados muitos Quebra Nozes pelos magníficos Marceneiros), deram origem à tradição de decorar a árvore de Natal como hoje a conhecemos, apesar do rumor que poderá ter sido nos Balcãs que os pinheiros começaram a "entrar" nas casas de tantas famílias, é devido a vários relatos e documentos encontrados que muitos historiadores acreditam que as primeiras árvores decoradas surgiram na Alemanha. 

Na Turíngia - onde existe uma famosa fábrica de bonecas que durante vários anos criou apenas Quebra Nozes - afirmam que foi São Bonifácio, um Monge da Ordem de São Bento que cortou o primeiro pinheiro sagrado. Outros relatos dizem que foi Lutero que ao associar os pinheiro à "vida pura" no meio da neve do Inverno, levou um para casa e o envolveu num círculo de velas acesas, como maneira de chegar mais perto do Céu. 

Segunda lendas e teorias eram colocadas bolas de algodão e pedacinhos de tecido branco alusivos à neve que caía fora de portas nos pinheiros, e em certas regiões do Leste Alemão era tradição a estrela de Natal estar perto do Quebra Nozes, geralmente em cima de uma mesa de madeira em vez do tradicional topo da árvore, como forma de gratidão pelo ano decorrido. 
Antigamente existia a crença que o Quebra Nozes poderia ser o espírito de um Soldado que protegia os lares e os que nele habitavam, ficava assim exposto durante todo o Inverno para que a família desse mesmo lar tivesse saúde e prosperidade nas colheitas durante o tempo frio. 

Se o conceito inicial era simplesmente abrir as nozes de uma forma mais fácil, depressa essa ideia ficou pelo caminho, os mestres que os esculpiam a partir das melhores madeiras estavam longe de imaginar todas as facetas que iria ter, todas as histórias que iria carregar e todas as memórias que iria trazer de volta a quem o admirava, mesmo que só saísse da gaveta um ou dois meses por ano. 
 
Hoje em dia existem em todos os materiais possíveis e imagináveis, dos mais simples aos mais ornamentados, com as cores clássicas ou com vestimentas mais modernas, que em muitas casas um pouco por todo o Mundo fazem as delícias de quem entra no espírito Natalício.
Sabiam que existem museus dedicados ao Quebra Nozes e que uns "mais especiais" carregados de história foram vendidos por alguns milhões em leilão ? 
E vocês, continuam a olhar para eles como simples artigos de decoração ? 

Feliz Natal
Cuidem-se 
💋




Comentários