Restaurante Café Alentejo | Évora

Há uns tempos atrás "pairava uma discussão" na net sobre ser vegetariano/vegan no Alentejo.
Alguns diziam que em muitas cidades, vilas e aldeias Alentejanas não era fácil, outros diziam que com a hospitalidade dos moradores tudo se conseguia, mas a maioria dizia que o local com melhores opções e alternativas para todos é sem dúvida a cidade de Évora.

Verdade seja dita, em Évora há restaurantes vegetarianos, há restaurantes internacionais onde o menu é maioritariamente vegetariano e/ou vegan, há brunch com muitas opções e até os mais tradicionais (na sua grande maioria) com comida típica já apresentam uma carta com opções vegetarianas e mesmo possibilidade de ser vegan.

De vez em quando sou desafiada a conhecer locais que não são 100% vegan ou vegetarianos, às vezes vou meio "assustada" com o que possa encontrar, em algumas ocasiões já dei meia volta e "fugi a sete pés", em outras encontro boas surpresas que me fazem voltar.

a Bella e o Mundo - Café Alentejo - Évora

O Restaurante Café Alentejo é um dos sítios típicos de Évora onde podem comer um prato tradicional Alentejano com aquele "twist" e versatilidade que faz as delícias de moradores e turistas.
No menu podem encontrar aquela comida caseira com os ingredientes da região e muito mais.
Ouvi dizer que servia pratos para todos, sem pretensões de impressionar os "instagrams" desta vida, apenas com carinho e uma mão cheia de sabor, por isso lá fomos nós à descoberta.

Não vale a pena relembrar que amo as azeitonas Alentejanas e aquele pãozinho quentinho e estaladiço, pois não ?

O menu conta com uma opção vegetariana nos pratos principais, neste caso um Brás de Legumes e uma sugestão do Chef que hoje era um Caril Vegetariano com legumes da região.
A carta do restaurante está também cheia de petiscos tradicionais, entradas quentes e frias, sopas, saladas e sobremesas, e em todas é possível encontrar várias opções vegetarianas e alguns pratos vegan. 

Escolhi uns espargos verdes salteados em azeite, acompanhados de um magnífico puré de maçã.
Posso vos dizer que foram os melhores espargos que já comi, deliciosos, muito bem confeccionados e temperados no ponto certo.
O puré simples e caseiro, mas cheio de sabor combinava na perfeição com os espargos.
5 estrelas !!!!

a Bella e o Mundo - Café Alentejo - Évora

a Bella e o Mundo - Café Alentejo - Évora

A minha companhia também elogiou bastante o seu prato.
As doses para mim são gigantes (8 espargos enormes e 1 "alguidar" de puré), mas já sabem o que esperar do Alentejo ... por isso para quem gosta de desfrutar de uma boa refeição em tamanho "generoso", este é o sítio ideal.
Há sumos naturais e limonadas caseiras, e claro, uma vasta carta de sobremesas, não tenho barriga para isso mas consta que os marmelos com calda de açúcar e nozes são divinais.

Situado bem no centro da cidade pertinho da praça do Giraldo, com uma decoração rústica cheia de detalhes bem típicos da região, e cheirinho a lavanda, é um dos sítios bem conhecidos e muito concorrido, por isso aconselho a fazerem reserva.
A qualidade dos ingredientes, sempre frescos e sazonais dão o mote a uma excelente refeição.
O staff é super simpático e atencioso, recomendo sem dúvida uma visita (ou muitas).
Os preços são bastante acessíveis tendo em conta as doses bem generosas e a qualidade dos ingredientes.

a Bella e o Mundo - Café Alentejo - Évora

Quem tem um blogue ou uma rede social ativa sabe que existem imensas plataformas que nos facilitam a vida nesse sentido, hoje é muito mais fácil encontrar locais que correspondem ao nosso estilo de vida, ou aquele lugar que agrada a todos. Não entro em certos sítios mas também não imponho a minha filosofia de vida a ninguém, acho que um equilíbrio faz sentido e isso está a ser cada vez mais o mote de muitos restaurantes, que querem servir todos independente das crenças, modos de vida, saúde ou filosofias. São muitos os que gostam de mostrar que estão a dar passos noutro sentido e que se orgulham de partilhar connosco as mudanças, e claro ouvir o nosso feedback.

Explorem cada cantinho das cidades, vilas e aldeias por onde passam e consigam o melhor dos dois mundos ... em Roma não precisam obrigatoriamente de ser Romanos, nem tão pouco precisam de deixar de lado as vossas ideologias ... o equilíbrio perfeito sabe bem uma vez por outra, nem sempre, mas uma vez por outra, já dizia um "conhecido mestre filósofo" que de filósofo nada tinha.

Da saga ... é fácil ser vegan no Alentejo e em qualquer canto do Mundo ... basta saber procurar ...

Cuidem-se !!!! 
💋


Comentários