Torre de Água Sítkovská, um autêntico postal ilustrado

Olá, eu tenho sempre a sensação que o modernismo pode e deve andar de mãos dadas com os tempos mais remotos, em questões arquitectónicas.
Partilham da mesma opinião ?
Acho lindíssimo encontrar detalhes de outras eras, aqueles pormenores que nos foram deixados pelos nossos antepassados e que são impossíveis de replicar, por mais que tentem não é a mesma coisa.
Uma vez ouvi dizer que nós Europeus ficámos perdidos na era dos Castelos, que vemos beleza nos pormenores "bafientos" dos Palácios ... pois eu acho que há tanta riqueza artística nas obras que nos foram deixadas que de bafiento existe muito pouco ... mas isso sou eu ... 

Já referi muitas vezes que em Praga é fácil depararmo-nos com algo imponente que nos conta muita História, uma cidade com orgulho dos seus traços arquitectónicos que passaram de geração em geração, é uma cidade que nos ensina, que nos envolve, que nos transporta para o passado sempre de olhos postos no futuro. 

a Bella e o Mundo - Torre de Água Sítkovská - Praga

Entre o Teatro Nacional e a Casa Dançante, existe um local privilegiado onde podemos encontrar essa simbiose perfeita entre o antigo e o moderno.  
Em pleno Rio Vltava, surge uma consagrada Torre, a Torre de Água Sítkovská (ou Torre de Água Sítkov de maneira abreviada), também conhecida pela Torre de Água da Cidade Nova. 

Inicialmente foi construída em madeira, decorria o ano de 1495, mas sofreu enormes danos num incêndio devastador sendo praticamente destruída por completo em 1501, foi reconstruída e anos mais tarde passou novamente por um incêndio que arrasou não só a Torre Sítkovská como muitos dos Moinhos circundantes. 
Sabiam que na época Renascentista e Barroca era muito comum criar fogueiras enormes (e infelizmente pouco seguras) junto aos reservatórios para que a água não congelasse durante os messes de Inverno ?
Esta prática comum fez com que existissem inúmeros acidentes, e Praga não foi exceção, existem relatos de muitos danos na Torre, mas segundo guias locais e Historiadores estes dois foram os mais devastadores na zona Checa de Zofín, foi então que decidiram fazer a reconstrução desta vez em pedra mantendo os traços originais, mais de um século depois da sua construção.  
Já em pedra, como a conhecemos hoje, voltou a sofrer grandes danos durante o Cerco de Praga quando ficou danificada pelas artilharias inimigas, nessa altura e como forma de proteção recebeu uma cobertura Barroca revestida a cobre, conhecida como telhado esférico, com seu pináculo que se mantém até hoje. 
Chegou a funcionar como observatório e foi "residência de Verão" de um famoso dramaturgo Checo, uma das figuras mais relevantes nas manifestações e críticas ao Regime que se vivia na altura.  
 
A Torre do século XV tem perto de 50 metros de altura e é um pouco inclinada devido ao fundo do Rio, séculos mais tarde recebeu uma espécie de anel e a sua plataforma circundante, para estabilizar mais a Torre que é símbolo da cidade.  
Inserida no complexo SVU Mánes - a Sociedade de Artistas de Mánes - que conta com um bar/discoteca, um terraço panorâmico com belos sunsets, um restaurante conhecido como o "Restaurante das Artes" (onde comi uma deliciosa sopa de ervilhas com hortelã, acompanhada por um pãozinho de erva-doce e nozes daqueles que ficam na memória), e claro, a galeria de artes, com o seu centro de exposições sempre com obras tão diversas e fantásticas temáticas, mas também com muitos documentos e curiosidades sobre a vida cultural de Praga. 

a Bella e o Mundo - Torre Sítkovská - Praga

Quando o grupo de artistas de Belas Artes adquiriu os terrenos e zonas do Rio Vltava, decidiu manter a Torre de Água como marco Histórico. 
As obras foram difíceis, demoradas e dispendiosas, foram criados peditórios, espetáculos de beneficência e muitas performances de Arte pelas ruas da cidade com o objetivo de angariar fundos para a compra de materiais e pagamento das obras, mas valeram bem a pena, Sítkovská apesar de continuar a precisar de muita atenção, é uma imponente obra que nos deslumbra enquanto percorremos a margem do Rio, recebendo a distinção de Monumento Protegido. 

Confesso que aos meus olhos é um verdadeiro postal ilustrado. 
Acho-a lindíssima na sua simplicidade, que de simples nada tem, desde a primeira vez que a vi.
É deslumbrante durante a noite, quando as luzes da cidade refletem no Rio e parece que cada pedra ganha vida, com aquele brilho tão característico que a cidade de Praga nos oferece melhor que qualquer outra ... mas já sabem que sou suspeita ...  

E vocês, já visitaram ? 
Cuidem-se 
💋



Comentários