Óscares 2024 | a Barbie, o Ken e o John Cena nu

Mais um ano, mais uma tradição cumprida ...
Quem segue este cantinho já sabe que aqui por casa é tradição ver a cerimónia dos Óscares em direto, all night long, ou para ser mais precisa : madrugada. 
Hoje em dia podemos ver e rever a qualquer hora, mas não era a mesma coisa ... 
Pelo menos para mim, que sigo a tradição do direto desde criança. 

Jimmy Kimmel volta a fazer as honras da casa, como anfitrião. 
A cerimónia iniciou num cenário de mundo da "Barbie", Kimmel ao receber um elogio afirma que é lindo e sabe disso, está cheio de vontade de começar a cerimónia e cheio de fome porque não comia há 3 semanas ... lá vai ele para estúdio enquanto agradece a ovação de pé quando ninguém se levantou.

Achei o cenário do Dolby Theatre bem bonito, com as "colunas" de flores e a variação de cores.
Este ano a cerimónia começou mais cedo (ainda que com um ligeiro atraso devido a várias manifestações no recinto) e foi um pouco mais curta, sendo alvo de uma piadinha subtil por parte de Jimmy Kimmel, com o seu improviso acutilante. 

Numa cerimónia em que era esperado muito alarido em relação ao mundo da boneca mais icónica, as  piadas sobre a "boneca de plástico que agora é um ícone feminista", segundo Kimmel, iniciaram a noite, seguiram-se algumas piadas mais picantes, umas mais provocadoras e íntimas, sem deixar de lado a política, quando refere que Emma Stone faz uma personagem com corpo de mulher e cérebro de criança como o estado da nação e as suas novas "leis". 
Alguns sorrisos amarelos, algumas gargalhadas mas muitos aplausos. 
Quem também teve direito a aplausos foi Messi, o cãozinho de "Anatomia de uma Queda", e até ele próprio aplaudiu alguns momentos da noite ... verdade ... 

Os momentos de entrega dos Óscares para melhores atores e atrizes, secundários e principais ficaram marcados por uma novidade, um leque de vencedores anteriores que falaram de cada um dos nomeados, em discursos para todos os gostos, uns mais sérios, uns mais brincalhões, uns em jeito de reconhecimento, admiração e até homenagem, e uns mais fortes e emotivos. 

Chegou um tweet do Trump, uma "batalha" de Gémeos vs Batman, uns brindes ... mas o momento mais caricato talvez tenha sido a entrada do John Cena todo nu, com o envelope do vencedor da categoria de "Melhor Guarda-Roupa" - pois então - a tapar "algo" ... em alusiva recreação de um momento insólito nos anos 70 em que um streaker invadiu o palco e correu nu.
Jonh Cena colocou a questão, e agora, como iria ele abrir o envelope para revelar o vencedor ? 
Mas rapidamente se resolveu ...  
Para quem queria ver os abdominais do Ken, viu um pouco mais do Cena ... 🤐 

A noite continuou serena, bem calminha comparada com outras edições anteriores.  
Os vencedores foram surgindo sem grandes surpresas, e até os discursos foram mais contidos, na minha opinião. 
Jonathan Glazer relembrou as vítimas do ataque do Hamas e também as da 2ª Guerra Mundial, ao receber o Óscar com o seu Filme Internacional, "A Zona de Interesse", arriscaria a dizer que foi o primeiro discurso da noite com um tom emotivo mais forte.  
Mas o meu destaque vai para o discurso de Mstyslav Chernov ... com a voz embargada ao receber o Óscar de Melhor Documentário com "20 dias em Mariupol", referiu que preferia nunca ter feito este filme, sabe que não podemos mudar nem apagar a História, e que ela deve ser contada, mas desejava que nunca tivesse material para realizar este documentário, pois só queria que a Rússia nunca tivesse invadido a Ucrânia, que nunca tivesse ocupado cidades, feito reféns e tirado vidas ... 
Recebeu aplausos de pé e algumas lágrimas à mistura ... 

E passamos para algo num tom mais levezinho ... 
Depois da curiosidade da Emma Stone ter comido 60 pastéis de nata numa das cenas de "Estranhas Criaturas" a net encheu-se de memes maldosos, então não é que ao subir ao palco para receber o Óscar de Melhor Atriz o seu vestido decidiu rebentar pelas costuras ? 
Neste caso pareceu mais pelo fecho ... mas ainda assim os cibernautas não perdoaram ...

E voltando sempre aos tempos de criança, em que tudo era "cor de rosa", em que os temas sérios não eram ainda preocupação, entramos no "momento passadeira vermelha", quando a Bella menina "delirava" com os vestidos de Princesa. 
Pessoalmente achei uma passadeira vermelha fraquinha, com algum brilho, mas com looks seguros que não ficam para a história ... 
Este ano existiam duas apostas : ou vamos ver uma passadeira em tons de rosa, ou todos se querem desmarcar do tema "Barbie", apostando no oposto, como fez a própria Barbie, ou melhor dizendo Margot Robbie, passando assim a ser America Ferrera a Barbie da noite. 

Estes são os meus destaques 

Top 5 (que virou 6)
a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Hailee Steinfeld - Elie Saab

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
America Ferrera - Atelier Versace

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Britanny Snow - Monot

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Anya Taylor-Joy - Dior

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Emma Stone - Louis Vuitton

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Amelia Dimoldenberg - Gucci

Também há lugar para aqueles que surgiram como "outsiders" do glamour na minha modesta opinião, desde o maiô da Emily, passando pelo marshmallow da Ariana, ou como ouvi uma comentadora de Hollywood dizer "parece que estava sentada num puff que explodiu e foi engolida", as faixas futuristas da Leah, terminando nos "soquetes" colegiais da Billie, estes são alguns dos mais insólitos. 

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
Emily Blunt - Schiaparelli
Ariana Grande - Giambattista Valli
Leah Lewis - Lever Couture
Billie Eilish - Chanel

De referir ainda os pins vermelhos que apareceram em algumas lapelas.
Os pins vermelhos com uma mão desenhada e um coração negro têm como missão chamar a atenção para o Conflito na Faixa de Gaza, "pedem" para não calarmos a nossa voz, para sermos mais ativos e lutar por um cessar fogo. 
Alguns artistas como Billie Eilish, Finneas O'Corinell, Mark Ruffalo, Ramy Youssef, Jonathan Wang, Ava DuVernay, Riz Ahmed, Mark Ronson, Misan Harriman, entre outros, deram a cara pelo movimento. 
a Bella e o Mundo - Óscares 2024

a Bella e o Mundo - Óscares 2024
fotos @getty images

O maior palco onde podemos dar voz aos que não têm voz, recebeu assim a 96ª cerimónia, contida na minha opinião, com momentos emotivos, sérios, divertidos, nessa combinação que tão bem sabe fazer, mas mais uma vez afirmo que para mim foi das galas mais tranquilas dos últimos tempos, sem grandes momentos de "uau". 

Venham os próximos ...

Cuidem-se 💋



⭐Outras cerimónias : 2023  //  2022  //  2021  //  2020



Comentários