Com o início de um novo ano começamos a delinear estratégias, a criar aquela lista de coisas para fazer, sejam elas a nível pessoal ou profissional.
Surgem novos objetivos, patamares, sonhos e questões.
Para quem trabalha nas redes sabe que um novo ano é um novo ciclo, estar a par das tendências mas sobretudo estar consciente do que queremos "ser" e fazer a nível digital.
Quem tem um blog (ou blogue) já ouviu muitas vezes a pergunta : "Ainda vale a pena ter um blog ?", e o cliché repete-se a cada início de um novo ano.
Há vários motivos para termos um blogue, desde o incentivo de o transformar em verdadeiro trabalho, ao simples partilhar algo que possa ajudar alguém.
Na minha opinião a combinação dos dois seria o melhor de dois mundos.
Como já vos referi aqui há uns tempos, cheguei agora a um patamar que não esperava alcançar nem tinha programado há uns anos atrás, nem sempre é fácil, nem "cor-de-rosa".
Há dois tipos de sucesso, aquele quase instantâneo em que algo se torna viral e chega a um enorme número de visualizações que por sua vez se transforma em seguidores e contactos, e há aquele que temos de "perseguir" passo a passo, que vamos construindo sobre as nossas crenças e ideologias, que como já referi aqui algumas vezes, para mim é o certo e credível.
Se leva mais tempo a ter retorno ?
Obviamente ... mas não se esqueçam do lema o que "ser" e fazer nas redes.
Monetizar o blogue traz retorno a nível profissional e/ou financeiro, mas o que preferem ser ?
Aquele grande influenciador que mostra marcas e produtos de 5000 categorias diferentes e nada relevantes, ou aquele pequeno blogger que promove aquilo em que acredita, que aceita "sem hesitar" propostas do seu nicho e que apenas se sente bem a divulgar, ou a criar parcerias com algo que lhe toque no coração ?
Sabem a minha resposta ...
E costumamos ouvir : "Claro, mas as redes sociais com as fotos bonitas e as parcerias são o que as marcas procuram. Ninguém te vai encontrar num blogue onde falas do que gostas."
Será bem assim ?
✔ Conteúdo e estratégias
Não se esqueçam que ao procurar dicas ou ajuda para qualquer tópico, e quando recorrem ao google por exemplo, a vossa questão é apresentada em páginas, sites e blogues.
Quando estão a planear uma viagem é maravilhoso ir pesquisar fotos de um grande influencer no seu Instagram, mas algumas são ilusórias e mostram detalhes estratégicos de grandes parcerias.
Já pensaram que é tão bom criar um roteiro com dicas, o que fazer, o que ver, preços e afins ...
Cada pessoa vive uma experiência única em viagem e a combinação de várias pesquisas pode muito bem ajudar na nossa própria ida a tal destino.
Na primeira viagem que fiz sozinha pesquisei sobre quem já tinha passado pelo mesmo, essa pesquisa foi feita no google, e com vários relatos de sites e blogues diferentes criei o meu excelente roteiro, à minha medida, ao meu gosto, mas tendo em conta outras opiniões foi assim que descobri lugares que não faziam parte das minhas paragens iniciais, assim como evitei sítios onde algo podia ter corrido menos bem.
Hoje, recebo mensagens e pedidos para dar dicas sobre a minha experiência e isso deixa-me motivada a continuar, e feliz por saber que basta chegar a uma pessoa para isto fazer sentido.
Quem diz viagens, diz receitas, dicas disto ou daquilo, conhecer causas e maneiras de ajudar, e isso nem sempre se faz numa foto bonita, um texto de divulgação é algo que continua a ser pesquisado e acima de tudo valorizado.
Se ao início funcionavam quase como um diário virtual, hoje em dia a expansão é enorme com muitas temáticas envolvidas. Vocês ficariam surpreendidos com o número de páginas existentes de onde tiram dúvidas, e que nem dão conta que estão a ler nada mais nada menos que um blogue pessoal (ou empresarial).
Apesar de redes como o Instagram e o Pinterest nos motivarem a sonhar, um blogue tem sempre a capacidade de nos transportar para o tema em si, para nos embrenhar na leitura, seja ela uma grande ajuda ou meramente para nos colocar mais bem dispostos, com algo banal.
Há quem prefira ver vídeos e fotos em vez de ler textos ...
Um não invalida o outro, se vocês gostam de criar conteúdos digitais em diversos formatos podem desenvolver estratégias de marketing em rede, como links que ofereçam ao vosso público várias maneiras de informação sobre o tema em questão, onde podem desenvolver informação e dicas diferentes ao terem acesso aos vossos canais, um vídeo com dicas de viagem pode ser uma "porta" para espreitarem o vosso blogue, onde através do texto conseguem dar muito mais informação e tópicos mais precisos, assim como uma foto bonita de um certo local pode despertar interesse em saber mais o que se pode fazer por lá, numa publicação do blogue que escreveram com muitos mais pormenores.
✔ Nicho e monetização
Se formos fiéis a nós próprios e nos conseguirmos manter no nicho em que acreditamos, através de um texto conseguimos ser uma mais valia, o número de alcance nem sempre importa quando o mais relevante é a mensagem.
Os blogues continuam a ser uma referência nos motoros de busca, sendo estratégicos, corporativos ou simplesmente de divulgação, na minha opinião e dependendo do tema são muito mais que isso, são ensinamento, conhecimento e partilha.
Os conteúdos publicados permanecem na blogosfera, e uma publicação com 3 anos pode ajudar alguém ainda no dia de hoje.
Para quem aposta em publicidade, marketing de afiliados, parcerias, venda de fotos, escrever publicações para marcas ou outros blogues, etc., deve ter em conta que um blogue funciona com conteúdo indexado, e o que é postado hoje e pode não ter retorno pode ter muita procura daqui a um ano, sendo um tema novamente pesquisado.
Recebemos muitas propostas de parcerias que não se "encaixam" no nosso estilo de vida, e somos rejeitados por muitos que gostaríamos de conseguir fazer parte, é esse o ciclo.
Se pode ser bastante demorado ?
Se requer muito trabalho e dedicação ?
Claro que sim, mas não é isso que nos faz seguir em frente ?
Se quiserem pensar num blogue como primeiro trabalho é possível, mas também nos oferece muitas outras coisas mais valiosas, na minha opinião.
Em suma ...
Capacitar a nossa rotina, ocupar a nossa mente, definir objetivos, concretizar ...
Ter a oportunidade de conhecer marcas, pessoas, lugares e acima de tudo causas ...
Conseguir ajudar alguém com uma dica que pode mudar uma vida ... muito mais do que imaginam ...
Obter um saldo extra que se pode tornar em outra ajuda ...
Consciencializar ...
Se ainda vale a pena ter um blogue nos tempos que correm ?
A minha resposta é sim, com toda a certeza.
"Insiste, persiste e não desiste"
Cuidem-se !!!!
💋
Comentários
Enviar um comentário