Bratislava | Pamätník Holokaustu

Faz hoje 78 anos que foi libertado o maior dos campos de concentração nazi, Auschwitz ...
Aquele nome que não deveríamos nunca ter ouvido falar, ou aprendido sobre ele, pois nunca deveria ter existido ...
Conseguem imaginar a dor de quem passou por isso ?

Dia 27 de Janeiro ficou assim assinalado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e um pouco por todo o mundo são feitas homenagens.

Em pleno centro da Cidade Velha de Bratislava, encontramos o "Pamätník Holokaustu", um monumento dedicado a todas as vidas perdidas na época mais dramática da nossa História.
Só na Eslováquia foram mais de 100.000 as vítimas mortais neste período trágico, e o Memorial do Holocausto serve como homenagem a todas elas.

a Bella e o Mundo - Pamatnik Holokaustu Bratislava

Foi erguido no local da antiga Sinagoga "Neolog", também ela destruída.
Simboliza a memória de vidas, de história, cultura, religião, mas também de amor ...

No Memorial podemos observar uma silhueta da Sinagoga, uma escultura abstrata num fundo negro com rostos, mãos, lágrimas, pedaços dilacerados, amontoados, perdidos ... e tudo o que conseguirmos identificar.

No topo está uma Estrela de Davi (ou David), um dos maiores símbolos Judaicos.
E, num significado profundo a que não podemos ficar indiferentes, aparece uma palavra tão simples e ao mesmo tempo tão poderosa marcada na plataforma do Memorial, está escrito em Hebraico e em Eslovaco, que traduzido para Português diz "Lembre-se" ... "apenas" isto, sem rodeios e floreados ... 

a Bella e o Mundo - Bratislava em memória das vítimas do Holocausto

a Bella e o Mundo - Bratislava

Nestes locais gosto de apenas ficar em silêncio, organizar ideias e pensamentos e prestar sempre uma homenagem, por mais simples que seja ... sincera e do coração ... em qualquer altura e não apenas quando o calendário assim o diz, como já vem sendo hábito.
No entanto, e como não gosto de deixar de assinalar este dia por motivos "entranhados" em mim, que nem eu mesma sei explicar deixo aqui algumas das minhas fotos, a acompanhar esta publicação em jeito de homenagem para que a mensagem continue a ser partilhada ...

Lembrar ... 
Para não esquecer ...
Para não repetir ...

Cuidem-se !!!!
💋



Relacionado :

Bairro Judeu de Praga


Comentários