27 de Janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 

Uma das mais terríveis marcas deixadas na nossa história ...

Finalmente, a 27 de Janeiro de 1945, os campos do terror de Auschwitz foram libertados pelas tropas Soviéticas, por isso a ONU assinala este dia, para que possam ter lugar um pouco por todo o mundo várias cerimónias de homenagem aos milhões de vítimas deste genocídio.

Já sabem que para mim não é necessário dia específico, todos os dias são dias para pensarmos sobre isto e não deixar que se repita algo semelhante, ainda assim não deixo passar o 27 de Janeiro sem uma homenagem. 

a Bella e o Mundo - homenagem

"(...) É só isto que se ouve, o dia inteiro. Invasão, invasão, apenas invasão. Discussões sobre passar fome, morrer, bombas, extintores de incêndio, sacos-camas, cartões de identidade, gás venenoso, etc., etc. Não é exactamente o que se pode chamar uma conversa animada (...)"

"(...) Todos os dias acontece qualquer coisa. Esta manhã Mr.Van Hoeven foi preso. Tinha dois judeus escondidos em sua casa (...) aqueles pobres judeus estão novamente à beira do abismo (...) O mundo está virado do avesso (...) a menos que se seja nazi, ninguém sabe o que lhe vai acontecer de um dia para o outro (...)"

"(...) Sinto o sofrimento de milhões de pessoas. E contudo, quando ergo os olhos para o céu, tenho a sensação de que tudo vai mudar para melhor, de que esta crueldade acabará também, de que a paz e a tranquilidade regressarão novamente. Entretanto, tenho de me agarrar aos meus ideais. Talvez chegue o dia em que poderei realizá-los (...)"

Diário de Anne Frank | 1942-1944 


Reflectir ...

Não esquecer ...

Não repetir ...


Cuidem-se !!!!

Beijinhos 💋


Relacionado : Bairro Judeu de Praga 


Comentários