5 Curiosidades docinhas de Natal (Pelo Mundo)

Todos sabemos que o Natal é feito de tradições, umas mais simples, outras mais complexas, umas mais solidárias, outras mais consumistas, umas mais conscientes, outras que já não fazem sentido existir ...
O que é certo é que existem coisas que não podemos desassociar do Natal.
As músicas de Natal ecoam pelas ruas e começamos a cantarolar sem mesmo darmos por isso, é aquela magia entranhada que fica horas na nossa cabeça ... quem nunca ?
E existe alguém capaz de resistir à época do Natal sem comer um doce ?

Os doces de Natal são transversais ao Mundo inteiro, cada país e cultura com as suas versões características e ingredientes favoritos, é certo, mas todas conseguem incutir o espírito Natalício com algumas tradições seculares.
Deixar as bolachinhas para o Pai Natal e para as Renas tem competição à altura, com algumas tradições bem curiosas ...

a Bella e o Mundo - Natal

💝 Sabiam que em Praga o Perník é feito em forma de coração ?

Perník é um famoso pão de gengibre decorado ao pormenor como um bordado digno de uma autêntica obra de arte, com motivos Natalícios como lareiras decoradas, casinhas com neve e árvores de Natal, ou com motivos alusivos à Natureza como Pássaros, Renas ou bonitos ornamentos florais. 
Existem mais de 90 combinações diferentes sendo os mais comuns com maçapão; nozes e passas;  especiarias e mel (antigamente feito apenas para a Realeza).
Há em vários tamanhos para oferecer a quem quisermos, mas o mais tradicional é um coração enorme, tem séculos de tradição, tem a palavra Maminka escrita e é uma forma de dizermos à nossa Mãe que a amamos muito. 

🧝 Para o Pai Natal, para as Renas e para os Elfos 

Na Dinamarca há um docinho para todos.
Risengrod é a sobremesa típica da ceia de Natal e serve como oferenda ao Pai Natal e seus ajudantes.
Consiste numa taça de arroz doce que é polvilhado com canela e coberto de pedaços de manteiga 😐, é deixado para o Pai Natal e para os seus Nisse (figuras do folclore nórdico, conhecidas como elfos ou duendes), existe a versão sem canela servida com calda de cereja, chama-se Risalamande e serve de iguaria para as Renas, porque aqui ninguém é esquecido ...

⭐ Anjo ou Diabo ?

Na Eslovénia todos têm direito a doces e a variedade é enorme, há pão de frutos secos, bolachas de gengibre e especiarias, biscoitos de fruta, pudins, chocolates e bombons com recheios diferentes.
Mas é a tradição secular oferecida às crianças que mais se distingue, pois são presenteadas com uma bolacha muito "original".
Geralmente são feitas com trigo sarraceno, canela e gengibre, os mais bem comportados recebem a bolacha em forma de Miklavž, que é como quem diz São Nicolau, os que não se portaram assim tão bem recebem a mesma bolacha mas em forma de diabo ... Um pouco sinistro não acham ? 
Espero que comecem a melhorar o comportamento para o próximo ano ...

🎅 Uma prancha de surf e doces na praia 

Se para nós o Natal rima com friozinho, na Austrália é Verão.
O Pai Natal é surfista e distribui doces nas praias. Apesar do doce mais tradicional no Natal ser a pavlova, é comum o Pai Natal oferecer bebidas frescas acompanhadas de empadas (remonta a uma tradição deixada pela cultura Inglesa), as mais comuns são de limão, canela e gengibre, ou maçã com laranja, figos e tâmaras.
Também não pode faltar um gelado nas areias de Bondi, com bolachas de especiarias e calda de ameixa numa versão mais Natalícia.

🍪 O que é feito com amor fica mais perfeito, dizem os Italianos

O bolo mais famoso da Itália nesta altura do ano é o Panetone que está envolto em 1001 lendas e teorias, sendo a mais famosa o "erro do Toni". 
Parece piada mas é uma lenda de Milão ouvida em todos os cantos do mundo. Toni, o ajudante de pasteleiro e apaixonado pela filha do seu patrão adormeceu devido ao cansaço e deixou queimar os bolos na véspera de Natal que iriam servir na Corte, com medo de perder o emprego deitou as melhores iguarias na massa que sobrou e tentou assim impressionar os convidados e principalmente o Pai da sua amada. Com passas douradas, nozes, as melhores frutas cristalizadas e um toque subtil de baunilha criou o melhor bolo daquele banquete, que ainda hoje está presente em todas as mesas de Natal Italianas (e não só).

Lendas há muitas, tradições também, se serão as corretas não sabemos ... 
Mas, Natal rimar com amor é uma certeza que deveremos manter ...

Cuidem-se !!!!
💋 





Comentários