Casa das Imagens Lauro António | Cinema e Censura em Portugal

Já visitaram a Casa das Imagens Lauro António ?
Foi inaugurada há pouco mais de um ano e funciona como biblioteca, mediateca e arquivo. 
E, na minha opinião, quase que poderíamos acrescentar "uma espécie de museu acolhedor", onde queremos passar muito tempo a aprender, pois as doações feitas pelo cineasta representam uma vasta coleção de histórias e momentos que fizeram parte da sua vida, e que agora podemos todos apreciar.

a Bella e o Mundo

A Casa das Imagens Lauro António fica situada em pleno coração da Baixa de Setúbal, bem perto da Biblioteca Municipal, quem por lá passa não consegue ficar indiferente à grandiosa obra de arte que transformou a fachada do edifício, obra do grande artista Ricardo Romero, de Évora, conhecido pelos seus trabalhos de reprodução fotográfica, que se traduzem em lindíssimos marcos de "street art" espalhados por inúmeros edifícios.

a Bella e o Mundo

O espaço está repleto de memórias.
Em qualquer canto encontramos guiões, cartazes, pedaços (literalmente) de cinemas e teatros, objetos de trabalho de escrita, realização e de fotografia, peças intemporais que fizeram parte de filmes e momentos que ficam para a história.

a Bella e o Mundo

Lauro António nasceu em Lisboa, mas tinha uma forte ligação a Setúbal, sendo por isso este o local escolhido para inaugurar um espaço onde pudesse doar o seu acervo e partilhar com o público grande parte da sua vida cinematográfica, e não só, pois aqui também podem encontrar objetos pessoais do cineasta, desde presépios, bonecos de Estremoz que colecionava, prémios, condecorações e até artigos alusivos ao famoso e divertido "Lauro Dérmio".

a Bella e o Mundo

Tivemos direito a uma visita guiada cheia de simpatia, embarcámos numa viagem repleta de momentos esclarecedores, fomos mergulhando numa espécie de "tempo volta para trás" e percorremos memórias da história do cinema, pautadas pela visão pessoal do cineasta. 

Ao subirmos para o piso superior somos brindados por uma escadaria que se torna o "ex-libris" do espaço, parece que entramos numa cápsula do tempo e de repente estamos numa viagem cultural cheia de rostos, nomes, datas, informações ... assim são as paredes, forradas de memórias que fizeram parte da vida do Lauro, com olhares e sorrisos de colegas e amigos, rostos nacionais e internacionais, icónicos e deslumbrantes que se cruzaram com ele em vários momentos da sua vida.
No teto observamos a sua filmografia, num design super bem criado que nos prende o olhar.

a Bella e o Mundo

No piso superior encontramos a mediateca, com milhares de obras em diversos formatos : DVD, Vhs, Cd, Vinil, Blu-ray ... Há ciclos de cinema programados em datas específicas, e também pode ser usado mediante marcação.
Aqui há também um espaço mais intimista, cantos e recantos com memórias mais pessoais, onde as pinturas do seu Pai (Lauro Corado) que o retratavam enquanto criança também estão presentes, sendo vontade de Lauro António incluir as obras nesta partilha - tão bonita - com o público.

a Bella e o Mundo

Se fizerem uma visita até dia 10 de Setembro podem ver a exposição que se encontra presente : "Cinema e Censura em Portugal".
A exposição conta com fotos censuradas, imagens de filmes reprovadas pela censura, documentos e listas de obras que não podiam ser exibidas, artigos com frases cortadas e ainda documentação inédita do arquivo pessoal de Lauro António.

a Bella e o Mundo
a Bella e o Mundo

Se puderem aproveitem até dia 10, pois é bem interessante.
No entanto, a casa merece ser visitada a qualquer altura pois é sem dúvida a entrada num mundo cheio de coisas para descobrir, onde a cada visita se aprende mais um pouco.

Já conhecem ?
Cuidem-se !!!!
💋



Comentários