A Páscoa e algumas tradições (um pouco) pelo mundo

O tempo passa a voar, parece que ainda ontem me estava a preparar para a passagem de ano e afinal já estamos na Páscoa.

A Páscoa é celebrada um pouco por todo o mundo e há quem pense na Páscoa apenas e só como um feriado religioso - a mais conhecida Páscoa Cristã ligada à Páscoa Judaica e suas comemorações, outros apenas pensam em férias, e há ainda quem apenas espere pelos coelhos de chocolate e a famosa caça aos ovos recheados de doces. Mas a Páscoa tem diversas tradições, umas mais antigas, outras bem mais modernas, umas meio descabidas e até bizarras (para alguns), outras capazes de aquecer qualquer coração 😊

Páscoa e tradições - a Bella e o Mundo

Hoje é dia de partilhar algumas com vocês :

🥚 Ovos pintados no Leste Europeu

Há quem diga que a tradição começou na Bulgária, mas o que é certo é que é comum a quase todos os países do Leste. É um costume partilhado por Cristãos da Igreja Católica Romana e da Ortodoxa, que deixa "os corações" mais coloridos. Em tempos antigos os ovos eram cozidos e pintados naturalmente com cascas de cebola ou beterraba, tradicionalmente eram vermelhos, simbolizavam o sangue de Cristo e eram oferecidos aos familiares e amigos mais próximos, deveriam ser mantidos em casa até à Páscoa seguinte como símbolo de sorte, saúde e fortuna. A tradição ainda hoje existe mas a forma como são decorados evoluiu bastante, rendas, padrões de bordados típicos, flores e outros símbolos são pintados à mão nos ovos, e até já existem muitos decorados com cristais. Hoje em dia é comum os ovos serem de madeira ou materiais reciclados, e ao longo dos anos já recebi muitos da Estónia 💙 

💎 Fabergé, da Rússia com amor

O ovo mais famoso do mundo nasceu das mãos de Peter Carl Fabergé. Quando o joalheiro Russo começou a criar as suas magnificas peças para os Czares estava longe de imaginar o legado que iria deixar. Os homens da família Imperial começaram a oferecer os ovos da Páscoa às mulheres da sua vida, a mãe, a esposa, a filha ... eram verdadeiras obras de arte em ouro, prata ou platina decorados com as pedras preciosas mais bonitas do Império. Ainda hoje é tradição em muitas casas oferecer um ovo Fabergé, cada vez mais cobiçado pelos colecionadores.

🔔 Os sinos voadores de França

Sabiam que em algumas regiões de França não são os coelhos que trazem os ovos da Páscoa ? E se eu vos disser que eles são distribuídos por sinos voadores 😮 ? Existe uma lenda antiga que diz que os sinos das Igrejas voam para Roma para serem abençoados pelo Papa durante o período Pascal, voltam no domingo de Páscoa e enquanto sobrevoam França lançam ovos de chocolate para as crianças. Quando os "Les Cloches de Pâques" tocam para anunciar o final da missa é tempo de procurar os ovos e partilhar com toda a comunidade. 

🐾 Austrália e a conservação de espécies 

Os famosos coelhos na Páscoa, não são assim tão famosos na Austrália. Durante a Páscoa a tradição tem como figura principal outras espécies, sendo os mais conhecidos o Bilby e o Quokka, dois marsupiais super fofos mas infelizmente em risco de extinção. O Bilby tem orelhinhas de coelho, vive no deserto e é um peluche autêntico, o Quokka - também conhecido como Wallaby quase que faz lembrar um canguru minúsculo e com orelhinhas pequeninas, ficou muito conhecido nas imagens da National Geographic pois parece que está sempre a sorrir e até foi apelidado do animal mais feliz. Infelizmente são duas espécies que estão a perder os habitats e em grande risco, por isso são as figuras da Páscoa, com a sua imagem em bolachas, bolos e chocolates criados por vários chefs que em conjunto com organizações de preservação da natureza alertam para a causa e angariam verbas para a sua proteção e bem estar em vários santuários. Lindo, lindo, lindo !!!! 💙 

🧹As bruxas fofinhas

Na Suécia e em algumas zonas da Finlândia, a Páscoa quase parece o Halloween. As meninas vestem-se de bruxinhas, numa versão super fofa com sardas pintadas e lenços na cabeça, pegam em vassouras e batem às portas dos vizinhos a pedir doces. Pelo sim, pelo não na Paskkärring acendem fogueiras gigantes para afastar as verdadeiras e todos os males que possam trazer. É também tradição oferecer cartas com poemas e um doce.

a Bella e o Mundo - tradições de Páscoa pelo mundo

💚"Ouro sobre azul", neste caso é verde 

Na Alemanha as comemorações da Páscoa começam logo na quinta feira, é dia de comer apenas alimentos verdes, sendo o prato mais famoso para esta Gründonnerstag a sopa das sete ervas. Outra das tradições é enfeitar a árvore, sim tal como no Natal também existe uma árvore enfeitada em casa, cheia de ovinhos coloridos. Essa tradição é vista também nas ruas, onde é costume deixar um ovo pintado num ramo perto, desde os mais simples aos mais elaborados, o que a certa altura faz com que as árvores se transformem num manto de cor.

💐Os cavalheiros Húngaros

Se em muitos países de leste é tradição atirar baldes de água às raparigas como forma de mostrar o seu amor (pois ...) na Hungria os cavalheiros atiram perfume 😊. As raparigas são borrifadas com perfume numa tradição pagã que simboliza a eterna beleza e juventude, os rapazes borrifam perfume e oferecem flores enquanto recitam versos criados por eles, uns mais românticos outros mais satíricos, em troca recebem chocolates e palinka (a bebida do terror - até fico com calafrios só de pensar na palinka que veio ter comigo em Budapeste 😅). As crianças procuram os tojás (ovos decorados) que são espalhados nos parques das cidades.


Já sabemos que a maioria destas celebrações estão agora em suspenso devido à pandemia do covid-19 que estamos a atravessar, mas fica a esperança que passe rápido para que todos consigam celebrar o que mais gostam, com quem mais gostam ...

Cuidem-se !!!!

Beijinhos e muitas fofurices 💋



Comentários

  1. Confesso que desconhecia a maioria das curiosidades que apresentas, como tal, devo dizer que adorei aprender um pouco mais!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar

Enviar um comentário