O percurso de Kafka | Da ficção à vida realidade

Em adolescente tive o meu primeiro contacto com as obras literárias de Franz Kafka, através da oferta de um familiar numa das prendas de Natal estava o "Processo" e a "Metamorfose".
Adoro ler, adoro o cheiro de um livro novo e das horas de "viagem" que um livro nos dá.
Nessa altura já tinha a minha paixão por Praga e a enorme vontade de visitar a cidade, por isso confesso que ler Kafka era apenas pela curiosidade de ser um escritor nascido em Praga, pois pouco sabia sobre as suas obras.

abellaeomundo kafka museudecera praga
*museu de cera*

Quando me debrucei a ler Kafka não fiquei muito impressionada, era demasiado sombrio, confuso e até sinistro em algumas ocasiões.
Anos mais tarde voltei a ter contacto com Kafka através da minha profissão e li já com outra mentalidade, consegui perceber porque é um escritor tão adorado e principalmente tão estudado.
Quem não conhece a Metamorfose ?
Se ao inicio achava algo repugnante agora consigo associar ao mundo que nos rodeia.
O que realmente somos para os outros ?
Como somos vistos quando estamos "em cima", felizes, lindos e perfeitos ?
E "em baixo", tristes, doentes ou impotentes ?
Admiro imenso os pormenores que ele coloca em tudo e a maneira super descritiva e tão detalhada que nos faz entrar no local onde se desenrola a narrativa, parece que conseguimos ver os objectos, a arquitectura, e o encanto das ruas por onde passa.

abellaeomundo praga republica checa

Kafka nasceu na zona da Cidade Velha de Praga, no seio de uma família Judaica, quando Praga ainda pertencia ao Império Austro-Húngaro.
Filho de um pai austero e cheio de duvidas existenciais, a sua vida nem sempre foi fácil.

Muitos entusiastas afirmam que as suas obras falavam da sua vida, que de uma maneira fantasiosa Kafka colocava no papel o que vivia com a sua família, as suas incertezas e revoltas.
O que via e vivia nas ruas da cidade, a sua critica social, política e até religiosa que sentia em si mas que tinha medo de divulgar.

Obviamente que quando cheguei pela primeira vez a Praga e me embrenhei a sério na cidade tudo isso me fez sentido. Quando viajo gosto de viver o momento, mas também aprender a história, pensar nos momentos passados e o que aconteceu em determinada altura naquele mesmo sitio onde me encontro.

Percorrer a cidade e ver os cantos e recantos dedicados a Franz Kafka, a importância que ele teve e ainda tem ... Agora sim, as homenagens e principalmente as mais diversas teorias sobre a sua escrita e como cada um é capaz de a interpretar ... fazem sentido.

abellaeomundo cafe kafka prague

abellaeomundo praga franz kafka

Kafka estudou e trabalhou apenas para se integrar na sociedade, pois a sua paixão era escrever, escrever e escrever.
Infelizmente morreu bastante novo em 1924, e muitas das vezes penso como seria a sua vida e a sua obra se tivesse passado pelo auge de um holocausto ...
Uma personalidade curiosa sempre a constatar e com sede de aprender, podia sem dúvida deixar um legado bem maior ... e quem sabe, até mudar qualquer coisa ...

Kafka está sepultado no cemitério Judeu de Praga, onde recebe constantemente homenagens, mas há lugares bem mais "softs" para os fãs, como o Museu de Kafka, as Estátuas, o Café, a casa ou a fachada do seu emprego na seguradora.

republica checa - a bella e o mundo

A momondo colocou-me este desafio "Da ficção à vida real - viagens inspiradoras", e apesar de já ter feito algumas que se enquadram perfeitamente no tema, esta é sem dúvida a mais pessoal e enriquecedora 💙

Não são só as redes sociais, nem as fotos perfeitas do instagram que nos fazem querer conhecer um sítio, pois não ? 😊
Já alguma vez se sentiram inspirados por um livro ou um filme ?
Já quiserem percorrer os lugares do "enredo" ?

Nunca se esqueçam de aproveitar tudo, arriscar, sonhar e viajar ... a vida são dois dias ...

Boas viagens.
Beijinhos e muitas fofurices 💋



✈Sigam a vossa própria inspiração, e com as promoções da momondo é mais fácil percorrer aquele caminho que leram num livro ou viram num filme.
Não preferem fazer parte desse mundo ?
Basta seguir o ⭐  link da momondo ⭐




* publicação em parceria com a Momondo *

* podem encontrar mais sobre o programa de embaixadores nas redes sociais com @momondo e seguindo as hashtags #owtravelers e #admomondo *


Comentários

  1. Interessante. Não conhecia as obras nem o autor, mas confesso que fiquei curioso por saber mais.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Tenho um livro do autor, porém ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura dele.
    Sou muito curiosa para conhecer A Metamorfose, é um livro com uma historia bem diferente e, como você disse, sombria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Ana, é bem estranho ao principio mas depois faz algum sentido :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,

    Que incrível, não conhecia, mas fiquei interessada, me trás uma sensação muito boa.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Adoro o autor e já li alguns livros dele na época da faculdade..

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  5. Que post incrível!!! Eu não conhecia, mas agora estou curioso para saber mais sobre ele e seus trabalhos que parecem ser incríveis.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o autor, talvez eu procure algum livro dele para ler! Praga é uma cidade linda mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Que legal, nunca li uma obra dele, porém, adoro conhecer clássicos porque eles realmente têm um diferencial e quando a gente dá uma estudada, percebemos o porquê de terem atingido esse patamar.

    Adorei o post, bem completo e informativo!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderEliminar
  8. Aaaaah, eu gosto muito!
    Só fui ter contato com uma leitura de Kafka há pouquíssimo tempo e, desde então, virei fã de suas obras. Muito interessante o seu post! Amei. <3

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de ler e já ouvi e li sobre a obra de Kafka, mas ainda não surgiu a oportunidade de ler as obras do autor. É muito interessante lermos determinadas descrições e depois podermos visitar os locais mencionados ou aprofundarmos as circunstâncias e as motivações que levaram a determinados factos ou que construíram o carácter das pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Por causa do meu trabalho lembro-me muitas vezes d'"O Processo"... é um absurdo de papéis, burocracia e gente louca! E Praga... está na minha lista! Adorei ler o post. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito deste post! Kafka é dos meus autores preferidos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário