Adoro fruta de toda a maneira e feitio, com todas as combinações possíveis, em mil e uma versões, frescas ou quentinhas.
Depois vem a antiga discussão ...
Frutos secos não são fruta ...
Fruta desidratada não é fruta ...
E na mesa de Natal ?
Para mim é bem recebida de qualquer modo.
Bem ... aquelas estrelinhas ou árvores cheias de frutos secos acho um bocadinho "démodé"...
Mas ... quem nunca ?
Acho que todos as encontramos desde criança, mas sabem de onde vem essa tradição ?
Um prato de fruta é algo nobre, algo que não se recusa a ninguém desde os primórdios da Humanidade.
Sabiam ?
Historiadores afirmam que a tradição do prato de fruta na mesa de Natal começou na Roma Antiga, como símbolo de união e prosperidade, mas as teorias vão muito mais além ...
🍒Em manuscritos surge a teoria que no Império Romano banhavam frutas como tâmaras, ameixas e maçãs em ouro, para serem usadas como decoração, símbolo de riqueza para mostrar aos seus convidados o seu "estatuto" na sociedade.
🍒Groselhas, arandos, cerejas, e vários frutos vermelhos tinham simbolismo Religioso.
O "Sangue de Cristo" estava representado nas bagas de cor forte, levando mais tarde à tradição do azevinho. Inicialmente e segundo textos encontrados por vários Historiadores, era nos países nórdicos que crescia a olhos vistos esta tradição, considerando muitas famílias como hereges ao misturarem práticas e tradições pagãs nas portas e janelas.
🍒Na antiga Pérsia, cada fruto seco aberto (uma noz, avelã, etc) era uma nova oportunidade e esperança para o futuro.
Acreditavam que a casca rija era a adversidade do momento e a sua abertura força vital para combates, prosperidade nas colheitas, e até fertilidade.
🍒Há milénios que existe a tradição de desidratar a fruta, como o exemplo dos potes de barro quente, usados pelos antigos Egípcios.
Quando os morangos chegaram à Europa "reza a lenda" que eram fatiados pelas Aias da Corte e deixados ao sol nos terraços dos Palácios Franceses, era o símbolo do amor e no Natal eram oferecidos aos seus pretendentes ... não fosse um dos países mais românticos, dizem alguns ...
🍒Textos antigos e gravuras relatam que os Celtas não usavam a fruta mas sim as suas sementes, eram guardadas até ao Solstício de Inverno, secas, purificadas e usadas como rituais de magia para cura e proteção de famílias inteiras.
As nozes eram símbolo de riqueza e conhecimento, diziam que ao abrir encontravam um novo cérebro (pelo formato) e quem a preservasse até esta altura do ano adquiria todos os poderes de cura física e espiritual.
Crenças, mitos e lendas ... o que é certo é que são deliciosas e ficam bem em todas as mesas.
Cuidem-se
💋


Comentários
Enviar um comentário