Depois da tempestade dos últimos dias, com uma trovoada daquelas a que nunca tinha assistido, onde parecia que duas tempestades se uniram e trocaram trovões e relâmpagos por mais de 1h seguida ... as ruas históricas de Évora onde a calçada desliza debaixo dos nossos pés ficou inundada, mas nada que nos demova ... basta ter cuidado e aproveitar os pequenos raios de sol que vão espreitando de vez em quando, pois a tempestade ainda não passou (bem pelo contrário).
Se, como eu gostam de passear ao mesmo tempo que conseguem aprender algo novo, o Outono não é sinónimo de ficar em casa a ouvir a tempestade, assim que der tréguas é uma ótima deixa para passear, até porque não faltam "coisas giras" para ver dentro de portas.
No interior do Palácio D. Manuel, bem no centro do Jardim Público de Évora, funciona o Centro Interpretativo da Cidade.
No meio de uma arquitetura deslumbrante podem ficar a conhecer a História da cidade com todas as suas vertentes culturais, sociais e muito mais, desde a sua fundação aos nossos dias, é aqui que encontram imensos factos que a tornaram no que é hoje, inclusive Património da Humanidade.
Se a fascinante arquitetura nos deixa deslumbrados, com cantos e recantos, detalhes e pormenores criados com mestria, sem esquecer as vistas deslumbrantes das varandas de conto de fadas que por si só valem a visita, há muito mais para ver no interior do Palácio.
Os acontecimentos mais marcantes estão aqui representados numa viagem imersiva, cheia de "spots" interativos onde podem passar um bom bocado a aprender um pouco mais, numa versão divertida que capta a atenção de todos de tal modo que nem damos pelo tempo passar.
Eras, civilizações, acontecimentos ...
A época Medieval, histórias de Princesas, as marcas Islâmicas, os traços de várias Arquiteturas presentes ao longo dos séculos, peças e fragmentos de História (literalmente) ...
Das origens aos eventos mais marcantes, passando obviamente pelas famosas fábulas há de tudo um pouco quando entramos pelas portas do Palácio.
Toda a dinâmica envolvente está pensada na interação, somos transportados para a época em questão, colocamos uns headphones e fazemos parte do episódio, saltamos de acontecimento em acontecimento e "mergulhamos" nas diversas peripécias.
Sons que nos captam a atenção, figuras mais reais dos nossos bosques, ou mais místicas de "voam" com as suas várias cabeças diante de nós, e nos prendem o olhar ...
Era capaz de ficar horas aqui ... a divagar ... por entre as colunas de pedra ...
Foi inaugurado apenas em 2021 mas é sem dúvida um dos locais mais visitados na cidade, não pensem que fica atrás de Museus com anos e anos de história, pois realmente é uma aventura bem divertida para todas as idades, e todo o conceito com várias combinações de multimédia é uma maneira interessante de reter muita informação.
Eu adoro, mas sou sempre suspeita ...
No piso superior podem encontrar exposições temporárias com várias temáticas, de momento está presente a exposição "Do Cabeço da Anta ao Alto das Pedras Talhas - retratos de uma descoberta", que assinala os 60 anos da descoberta de dois dos mais importantes marcos Megalíticos ainda visíveis no nosso país, o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.
Tal como no piso térreo, também aqui existe uma mostra interativa, imagens, sons, palavras, por entre muitas fotos e artefatos fascinantes que despertam a curiosidade de quem por aqui passa, ao mesmo tempo que nos transporta para outros tempos, outras épocas em que a "magia da Terra" estava tão presente no dia-a-dia.
Sendo uma das maiores riquezas Megalíticas ainda presentes não só na Península Ibérica mas em toda a Europa é sem dúvida um ponto de interesse, e nunca é tarde para relembrar que o que para uns é pura História e Arqueologia para outros é crença e simbologia, e nesta exposição existe um pouco de tudo, com muitos factos e lendas, como as mentes curiosas gostam.
Simples, mas envolvente e com muito para descobrir.
Podem visitar a exposição até dia 27 de Outubro.
A entrada é grátis, e acessível a todos com um "elevador cápsula" por entre as paredes de pedra carregadas de História do Palácio, que transporta quem mais precisa.
Cuidem-se
💋
Comentários
Enviar um comentário