Salsa Verde define-se como um local que promove a alimentação saudável, rica e equilibrada ao proporcionar refeições com uma seleção "criteriosa dos ingredientes", talvez seja isso que faz dele um dos restaurantes vegetarianos mais conhecidos em Évora.
Salsa Verde aposta no conceito vegetariano ovo-lacto, mas a maioria das opções são vegan.
A primazia do espaço é valorizar a saúde de todos e o Planeta, os ingredientes são frescos, maioritariamente biológicos e com forte variedade de "super alimentos" cheios de vitaminas e antioxidantes.
Funciona como self-service onde podemos escolher uma variedade de pratos quentes e frios, sopas, (mini) pizzas, tartes, empadas e salgados variados, vários pratos bastante completos (como assados no forno), saladas e fruta ... podemos provar um pouco de tudo ao compor o prato à nossa medida, numa mistura de cores e sabores ao nosso gosto, ou ao provar um petisco ou iguaria que nos chame a atenção, como uma caldeirada de feijão verde, fricassé de couve flor ou gratinado de legumes da época com molho de orégãos.
Aqui, não existe menu fixo por onde escolher, supostamente é conforme a inspiração do Chef e os frescos do dia, respeitando sempre os ingredientes sazonais.
Não tem tanta variedade de pratos quentes (geralmente são 6 ou 8) como alguns restaurantes idênticos que conheço dentro do mesmo conceito, mas visto a variedade de acompanhamentos diários como arroz, massa, puré, polentas, migas entre outros é possível fazer uma refeição super completa, e claro deliciosa.
Com orgulho conseguiram mostrar a tradição Alentejana em cada prato sem deixar de lado os sabores mais típicos da região, transformando-os apenas na versão vegetariana.
Aqui sentimos os aromas dos temperos mais tradicionais, das massas elaboradas, aos grandes assados, sabemos que estamos no Alentejo, mas também encontramos outros sabores mais "internacionais" que combinam na perfeição.
Há sempre sumos naturais ou limonadas caseirinhas para acompanhar a refeição, e claro várias sobremesas como crumble de fruta, bolos, bolachinhas, pudins e doces mais tradicionais na sua versão vegan, e muitas opções também sem glúten.
O famoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o de coco e manga, a tarte de maçã e passas adoçada com geleia de arroz, as bolachas de aveia com nozes e aquelas broas de batata doce com amêndoa perfeitas para o Natal, conseguem resistir ?
Num ambiente calmo e descontraído, o Salsa Verde serve almoços e jantares, mas podem também fazer uma pausa para um snack doce ou salgado, acompanhado por um sumo de fruta da época, um chá biológico ou uma "meia de leite" feita com leite vegetal, o difícil é escolher.
Fica no coração de Évora, entre a Praça do Giraldo e uma das entradas do Jardim Público (a do Parque das Merendas), precisamente na mesma rua do Restaurante Café Alentejo que já vos dei a conhecer numa publicação anterior.
Com cafetaria, sala de refeições e esplanada aqui podem usufruir de um ambiente calmo e boa comida.
A tudo isto podemos juntar as causas ... e é neste aspecto que para mim um local marca (ainda mais) a diferença ... Concertos, palestras, pequenas exposições, divulgação e apoio com pequenas (grandes) ajudas, sejam elas de caráter cultural, social, económico, de saúde, de apoio Humano e Animal ... aqui podem encontrar boas causas e ajudar também.
nas fotos :
🌽assado de legumes à Alentejana, puré de milho com coentros, migas de espinafre em azeite, quadradinhos de polenta de legumes, mini pizza de couve flor (que é assim só qualquer coisa de divinal), acompanhado por sumo de laranja natural
🍋limonada caseira e rissol de favas
Já conhecem ?
Cuidem-se !!!!
💋
Comentários
Enviar um comentário