Capital de distrito e sede do Município, Évora é uma cidade histórica mas também um gigante livro de história, de arte e de cultura ... Onde em cada percurso percorrido existe uma narrativa, um pedaço de ensinamento, de memórias de outros tempos.
Adoro andar a pé, explorar todos os cantos e recantos, qualquer rua e ruela, com tempo para vislumbrar cada pormenor "escondido" que só assim é possível desfrutar, sem correrias.
Évora é o sítio ideal para observar detalhes que nos transportam para "o antigamente", com a sua minúcia tão singular que conjuga na perfeição com o "toque" do presente.
As lembranças do passado fundem-se com a modernidade numa harmonia perfeita.
Cliques e mais cliques ...
É uma das cidades que adoro fotografar, parece que encontro sempre algo novo.
O céu azul traz uma nova luminosidade capaz de alterar a percepção que temos de algo tão familiar.
As diferentes estações do ano, com as suas cores e os toques de luz fazem com que as imponentes construções "mudem" perante os nossos olhos, detalhes das pedras reluzem de certa maneira ao sol, cúpulas tornam-se mais (ou menos) especiais ao lusco fusco, fachadas alteram-se ao anoitecer.
E em todas as diferentes perspectivas o encanto da cidade não nos desilude ...
Sabiam que Évora tem vestígios de monumentos com aproximadamente 5000 anos ?
Conseguem imaginar a riqueza histórica de tudo o que por aqui se passou ?
Enigmas, mistérios, muitos povos, muitas culturas, muitas tradições, invenções surpreendentes, descobertas intemporais, factos históricos impressionantes, acontecimentos terríveis ... mas sinto que é toda essa combinação de acontecimentos que fez da cidade um património tão rico que me deixa deslumbrada.
Monumentos e construções que atravessam vários séculos, uns mais banais, uns mais profundos, diferentes estilos arquitectónicos, sinais de diferentes crenças e religiões, traços de variadas civilizações, vários vestígios urbanísticos e a evidência do toque mágico da Mãe Terra visível onde menos se espera fazem as delícias de quem adora passear, conhecer, e sobretudo aprender.
Ebora para os Celtas, Liberalitas Julia para os Romanos, já foi Cidade Medieval, Cidade Muçulmana, hoje é Cidade Museu e Património Mundial da Unesco, tudo isto é fascinante para quem gosta de aprender.
Inúmeros pontos de interesse continuam a ser encontrados, descobertas históricas, arquitectónicas, culturais e arqueológicas fazem com que a cidade seja uma das mais visitadas.
Sabiam que é das cidades Portuguesas mais fotografadas ?
Existem vários roteiros que podem fazer para aprender mais sobre a história da cidade, e claro as curiosidades e lendas (desde conquistas a doçaria) que se ouvem em cada porta e em cada janela, tornam a visita ainda mais mágica.
Já passearam por Évora em busca de belos pormenores e vislumbres de todas as civilizações que por aqui cresceram ?
O que acham mais impressionante ?
Évora toca-me no coração de uma maneira cada vez mais especial, não sei bem explicar porquê ... ou melhor até sei mas se o "verbalizar" em voz alta pode perder o encantamento secreto ... 😏
Hoje partilho com vocês alguns dos meus cliques pela cidade, em cantinhos considerados zonas menos óbvias, por entre portas e janelas ...
Espero que gostem.
Cuidem-se !!!!
💋
Comentários
Enviar um comentário