Ermida de São Brás | Évora

Évora ... conhecida pelas suas obras arquitetónicas imponentes ...

Uma das cidades da minha infância, daquelas que faziam parte de todas as visitas de estudo para nos embrenharmos na história, cultura e sobretudo arquitetura.
Fascinada por todas essas coisas, só podia crescer e continuar apaixonada por Évora.

Évora é conhecida por ter um dos centros históricos mais ricos em monumentos, mas por toda a cidade podemos encontrar imponentes construções.
A diversidade de culturas e civilizações que por aqui passaram deixaram um vasto património arquitetónico que podemos observar ainda hoje. 

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Évora

A Ermida de São Brás é um desses exemplos.
D. João II mandou construir a Ermida fora das muralhas da cidade, no Rossio de São Brás, no local onde existia um sítio provisório (as conhecidas "casas de saúde" em madeira) para tratar as vítimas da peste. Évora mostrou assim a sua fé em São Brás, conhecido por curar Pessoas e Animais e que ficou associado a curas milagrosas em tempos de graves pandemias. 

Quem conhece Évora sabe que a Ermida é um sítio especial, diferente de tudo o resto parece que foi colocada ali como que por magia, e se a sua história é bem dramática já a arquitetura faz lembrar um palácio encantado. 

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Évora

As grossas paredes de muitos monumentos da cidade dignas de fortalezas Góticas não têm grande destaque aqui, a Ermida pertence ao estilo Manuelino-Mudéjar, um estilo de arte que combina arquitetura Cristã Românica, Gótica e Renascentista com toques Islâmicos, conhecida na Península Ibérica como Mudéjar Ibero Muçulmana.
Há quem diga que foram os Mouros em Espanha que desenvolveram o estilo arquitetónico, muito historiadores acreditam que os primeiros vestígios possam estar em Santiago de Compostela, outros afirmam que as primeiras construções de estilo Mudéjar tiveram origem no nosso Alentejo, o que é certo é que ainda hoje é algo característico e que faz as delícias dos apreciadores do tema em questão.

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Évora

Eu pessoalmente acho a Ermida linda, saída de um livro das mil e uma noites, com um toque amarelo clarinho nas suas paredes, torres cilíndricas e muitas gárgulas zoomórficas à volta de todo o edifício que representam vários Animais, muito características do período Medieval, mas também escolhidas pela ligação de São Brás aos Animais.

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Gárgulas

Sobre a Capela Mor está bem visível o Campanário também conhecido como Torre Sineira.
Mas a Ermida de São Brás é conhecida sobretudo pelos seus Torreões cheios de Merlões, Ameias e Coruchéus cónicos dignos de um Castelo de Conto de Fadas.

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Évora

O Pórtico de Entrada para a Paróquia tem como destaque os arcos em ogiva suportados por magníficas colunas e frisos ornamentados, fazendo dele mais um pormenor admirável. 

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Évora

No seu interior podemos encontrar dois Altares de talha dourada (setecentista), alguns painéis de azulejos geométricos em verde e branco (quinhentistas) de estilo Mudéjar, sendo o destaque central uma escultura em madeira de São Brás, no retábulo da Capela Mor.

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Interior

Várias pinturas e Altares foram destruídos pelas tropas Castelhanas, ainda assim é possível encontrar alguns traços das pinturas originais, frisos, frescos e emblemas, perdura ainda a Pia de Água Benta em mármore Renascentista e alguma mobília setecentista.
Grande parte da Arte e Ourivesaria Sacra foram "acolhidas" pelo Museu de Évora, onde podem encontrar todas essas peças Religiosas entre muitos outros exemplares que marcam a História da cidade. 

a Bella e o Mundo - Ermida de São Brás - Paróquia

Carregada de história, passou por epidemias, conquistas, bombardeamentos, saques, restauros ... mas continua firme com toda a sua beleza e esplendor imponente, num local de destaque e de visita obrigatória, não fosse a Ermida classificada de Monumento Nacional, pela Direção Geral do Património Cultural desde 1910.

Pode parecer pequena no seu interior comparada com grandes construções que existem na cidade, mas a simplicidade da obra - que de simples não tem nada - apresenta detalhes lindíssimos que captam o nosso olhar, aproveitem uns (longos) minutos para apreciar os pormenores existentes quer no interior como no exterior e acreditem que vão descobrir elementos bem interessantes.  

Já conhecem ?
Cuidem-se !!!!
💋





Comentários