Olá, quando viajam costumam levar um roteiro todo estruturado ou gostam de andar "ao sabor do vento" a explorar cantos e recantos ?
Confesso que eu sou assim um meio termo, faço sempre um roteiro com a ajuda do google onde destaco os meus sítios favoritos para visitas, o que me desperta maior interesse em conhecer mas também alguns locais "bonitinhos" onde seja agradável passar um bom bocado.
Mas no que toca a alimentação nem sempre é fácil criar um roteiro.
Geralmente pesquiso um ou dois sítios que sejam conforme o meu tipo de alimentação e de resto é mais uma questão de explorar os cantinhos, porque nem sempre nos apetece comer apenas quando estamos perto do local que pesquisámos antes de sair de casa, certo ?
A primeira vez que cheguei a Bratislava tinha acabado de sair de Budapeste onde confesso que foi um desafio gigante em termos de alimentação nos primeiros dois dias, que felizmente com pedidos e pesquisas acabou por dar tudo certo.
Ao chegar a Bratislava pensei se iria passar pelo mesmo ... pois não queria passar os dias a fazer refeições apenas em restaurantes de "Comida Internacional".
Longe disso ...
A minha primeira refeição foi na Cidade Velha, onde provei os famosos Bryndza Pirohy em versão vegan, obviamente.
Bryndza Pirohy é um dos pratos mais típicos da Eslováquia, são dumpings feitos com massa de batata e recheados com puré de batata, cebola picada e Bryndza, um queijo regional de ovelha, são acompanhados por creme de natas e polvilhados com cebolinho e bacon, na sua versão original.
Alguns restaurantes juntam cogumelos e chucrute ao recheio dos Pirohy, e também existem Pirohys doces, mas esses ainda não provei.
Escolhi a versão vegan, recheados com puré de batata, queijo vegan, cebola e cogumelos com cominhos e manjericão, polvilhados com cebolinho, simplesmente deliciosos.
Para terem uma noção os Pirohy são tão famosos e apreciados que até existem em versão souvenir, como íman de frigorífico ou porta-chaves.
No final da minha refeição fui presenteada com um crepe de iogurte -vegan- de coco, recheado com framboesas frescas, no pratinho tinha ainda uma espuma de limão biológico e uma espuma de leite de aveia (já se devem ter cruzado com a foto no Instagram do blogue).
Bistros (muitos bistros), cafés, restaurantes, ou simplesmente um "spot" de comida para levar ... não faltam sítios para desfrutar de uma boa refeição em Bratislava.
Muito divertido é o Soup Culture, um sítio de sopas caseirinhas, biológicas e com uma grande variedade de versões vegan, as sopas são entregues num "copinho" comestível tipo pãozinho acabadinho de sair do forno.
Um dos snacks que podem encontrar em qualquer local é o Vyprázaný Sýr, uma fatia grossa de queijo frito ou panado, é mais comum nos bares e pubs mas também podem encontrar este prato típico nos restaurantes Eslovacos bem no centro de Bratislava. Geralmente é servido acompanhado por molho tártaro e batatas fritas, vem com um pratinho com chucrute, salada e picles de beterraba.
Provei a versão vegan, com queijo à base de caju ... 5 estrelas !!!!
Sabiam que a Eslováquia é famosa pelas suas batatas e beterrabas ?
Para mim é uma combinação perfeita, e são muitos os bistros de Bratislava que servem refeições ligeiras com os dois ingredientes.
Para quem quer descansar e beber uma bebida fresca, como as limonadas caseirinhas tão típicas da cidade, com fruta acabadinha de cortar e uma combinação de ervas frescas, como por exemplo limão com lima e lavanda, limão com laranja e gengibre, e a minha favorita limão com morango, framboesa e manjericão, um bistro é o lugar ideal.
O pedido mais típico que podem fazer é a "Oblozené Chlebícky", uma espécie de "open sandwich" em pão de centeio, malte ou trigo, barrada com tudo o que possam imaginar, literalmente para todos os gostos.
É difícil escolher uma favorita pois a combinação de vegetais e molhos que colocam faz com que sejam todas deliciosas, como exemplo destaco as de puré de beringela com cogumelos, aipo, repolho e salsa frita, creme de queijo (vegan) batido com tomate e puré de pimento fumado, creme de beterraba com maçã e rábano picante (na foto) ou beterraba com pinhões e tomate seco ... para mim as de beterraba nunca desiludem.
Geralmente são acompanhadas por mostarda e maionese caseira, chips de batata doce frita ou pastinaca, sempre com uma tacinha de chucrute ... aquele "petisco" que se ama ou se odeia ...
E não pensem que as batatas servidas nos bistros são "apenas" batatas ... é toda uma cultura e experiência que se pode degustar, se já vos falei dos Pirohy de batata, também nas refeições ligeiras, lanches ou snacks as batatas brilham. Fritas e acompanhadas com molho, grelhadas com muito alecrim, assadas no forno com muitooooo queijo, e até desidratadas como guarnição de sopas.
Posso-vos dizer que em Bratislava comi as melhores batatas doces fritas com xarope de ácer e ervas aromáticas.
E quem nunca provou uma Loksa, as deliciosas panquecas de batata que podem ser doces ou salgadas ?
Em vários pontos da cidade especialmente perto da Cidade Velha e nas margens do Danúbio existem mercadinhos com vários tipos de comida, desde tapas a pratos completos com grande variedade vegan. No Mercado Velho da Cidade existe uma parte de restauração, a maioria é comida típica Eslovaca com uma grande oferta de pratos, entre eles especialidades vegan confeccionadas com produtos orgânicos de produtores locais, com preços desde os 2€.
Claro que gostaria de ver mais variedade de opções nos menus, mas são cada vez mais aqueles que optam por ter pelo menos duas ou três opções de pratos vegan, e há outros que apresentam pratos vegetarianos (ovo-lacto) onde está escrito em frente ao nome do prato "com opção de ser vegan", onde basta pedir por exemplo para trocar o típico queijo de ovelha por um vegan, na sua maioria de coco, e se falarmos no geral e incluirmos todos os restaurantes Internacionais, cozinha de fusão, snacks e petiscos em cada canto da cidade é fácil desfrutar de uma refeição vegan.
O Vegan Pub com os seus hambúrgueres de proteína de ervilha em pãozinho de aveia, com salada de rúcula e arando, acompanhado de maionese de lima, as saladas de quinoa com batata doce assada e maionese de beterraba do Made With Laf, as almôndegas de trigo sarraceno com puré de batata doce e cebolas assadas do Bemba ... e os bolinhos de queijo vegan com puré de abóbora, espuma de alho, tártaro de abacate e romãs, com uma saladinha de pêssego e tomate grelhado do Balans Bistro ?
Era capaz de continuar ...
Por tudo isto, e pelas experiências que tive na cidade posso dizer que Bratislava é cada vez mais uma cidade vegan friendly.
Aproveitem ...
Boas viagens ...
Cuidem-se !!!!
💋
Comentários
Enviar um comentário