Katedrála Svätého Martina | Bratislava

Sabiam que por toda a Eslováquia existem mais de 5000 Igrejas e Capelas, e pelo menos 12 Catedrais?

Katedrála Svätého Martina, também conhecida como St. Martin's Cathedral ou simplesmente Arquidiocese de Bratislava, é um dos marcos da cidade, não fosse ela uma das maiores de toda a Eslováquia.

Situada em pleno coração da Cidade Velha, bem no centro histórico de Bratislava é uma das mais imponentes obras de arquitetura Gótica da região.

a Bella e o Mundo - Bratislava St Martins Cathedral

Está repleta de História e a cada passo dado podemos confirmar isso mesmo.
Muitas coroações tiveram aqui lugar, mais precisamente 19 entre Reis e Rainhas, que percorriam as ruas de Bratislava numa cerimónia deslumbrante.
Ainda hoje são recordadas com uma recriação no mês de Junho.

No exterior, a Torre da Catedral (muito fotografada) é um dos maiores destaques.
No topo da Torre da Sé está uma réplica da Coroa de Santo Estevão, com mais de um metro e folheada a ouro faz as delícias dos turistas, há a indicação que poderá ser uma réplica da réplica ... confusos? Documentos do século XIII afirmam que um membro da Dinastia Árpad (da Realeza Húngara) levou a coroa para exílio e que Stefan V foi coroado Rei da Hungria com uma nova coroa, repleta de joias ainda mais antigas, inscrições e gravuras dos Apóstolos.
O valor sentimental e histórico é "disputado" entre países, mas o que interessa é que visualmente cumpre todos os objetivos.

O Leme da Torre foi destruído por uma série de raios durante uma tempestade, foi reconstruído em 1760 e uma coroa foi colocada no seu topo, curiosamente teve o mesmo desfecho e em 1846 foi colocada a que podemos apreciar hoje ... e que linda que é, pousada na sua almofada ... 

A Catedral sobreviveu a guerras, invasões, ocupações históricas, incêndios e inundações ...
E uma das "curiosidades" de outros tempos é o espelho da nossa História ...
Inicialmente a Catedral tinha sete sinos na Torre, mas durante a 1ª Guerra Mundial apenas ficaram dois : o maior e o mais pequeno, os outros cinco foram removidos e transformados em canhões ... 
Apenas no ano 2000 a Catedral voltou a ter sete sinos, com a ajuda de uma fundição situada na República Checa.

a Bella e o Mundo - St Martins Cathedral Bratislava

O seu interior, com quatro Capelas, Antecâmaras, Cúpulas, Naves e Portais é uma representação da arquitetura não só Gótica, mas também Barroca e com detalhes Renascentistas da Eslováquia. 
Santuário, Relicário e Altar cheios de pormenores completam a divisão, numa obra prima intemporal, com detalhes de uma precisão incrível.

Eu não pude fotografar no interior, mas penso que se não estiver a decorrer nenhum evento ou cerimónia podem fotografar, é uma questão de pedir autorização.
Aproveitem para apreciar os magníficos vitrais. 

A entrada é gratuita para alguns pontos da Catedral mas pelo menos uma das Capelas, a Sacristia e outros locais são pagos, se quiserem visitar tudo devem adquirir o bilhete que ronda os 4€, mas estejam preparados pois as entradas são controladas, apenas um certo número de pessoas entra de cada vez, e por ser uma das maiores e das mais antigas Catedrais da cidade é um dos sítios mais visitados de Bratislava e as filas por vezes são grandes. Costuma fechar durante a hora de almoço, por isso se puderem aproveitem para entrar perto da hora de abertura quando está mais calmo, por volta das 9h da manhã.

E vocês, já visitaram ?
Cuidem-se !!!!
💋


a Bella e o Mundo


Comentários