Bratislava | No caminho do Rei

Olá, quem desse lado já visitou Bratislava ?

Quem conhece a cidade de certeza que percorreu as belas ruas da Old Town, a Cidade Velha e Centro Histórico. 
Cheia de encanto, com vários monumentos, edifícios históricos e culturais, cafés, pastelarias, bistros, lojas centenárias, pontos turísticos e muito mais, é o centro "nevrálgico" onde "tudo" acontece.
Há sempre algo novo para admirar, e se o nosso olhar se dispersa para os pormenores em redor é também imprescindível olhar para o chão.

Quem já visitou sabe do que falo, pois por baixo dos nossos pés algo brilhante sobressai.
Marcações douradas em forma de coroa indicam o caminho que o Rei fazia, ao longo de várias ruas encontramos assinalado o percurso percorrido durante as cerimónias de Coroação de um novo Rei.

a Bella e o Mundo - Bratislava - Caminho Real

O percurso é super interessante, com todos os pontos icónicos pelo caminho, se seguirem as coroas vão encontrar pontos tão importantes como simbólicos, numa verdadeira viagem pela História da nossa Europa.
Os lugares mais icónicos, as ruas mais emblemáticas no Centro Histórico, a entrada na Catedral para a Coroação, o percurso pelas muralhas da cidade dentro da maior fortificação Medieval da época - o famoso Portão "Michalská Brána", conhecido como Michael's Gate, uma das quatro entradas e saídas fortificadas para a cidade - por aí acenava até chegar ao Castelo.

Depois do Império Otomano conquistar a cidade, Bratislava tornou-se o local de Coroação do Reino da Hungria, e durante aproximadamente 300 anos foi palco de 19 coroações na Katedrála Svätého Martina, que já aqui vos falei. 

A tradição não foi esquecida, e desde 2003 as cerimónias marcam presença pelas ruas da Capital.
Continuam a sair pela Catedral, passam pela antiga Prefeitura, o Teatro Municipal, a Praça Central, Igrejas, Palácios, Museus e tantos marcos que conjugam a época de outrora com os dias de hoje.
A "Cerimónia da Coroação" acontece anualmente durante o último fim de semana de Junho, é conhecida como a "Procissão dos Coroados" e é nada mais nada menos que um festival onde é recriado esse percurso Real. Uma encenação, onde o Rei ou Rainha homenageado (um diferente por ano) segue os passos e tradições de antigamente, recebe as "joias", discursa, faz o juramento de proteção dos seus "súbitos" de espada em punho e depois percorre os caminhos cheios de simbolismo.

Para animar os visitantes há o tradicional jogo de cunhar uma moeda à mão, fotos com cenário onde podemos ser Rainhas por alguns minutos, entre outros, e se não conseguirem apanhar uma das moedas lançadas durante a procissão, podem comprar um souvenir nas muitas bancas de artesanato espalhadas pelo percurso.

a Bella e o Mundo - Bratislava - Eslovaquia

A maioria dos dedais eram feitos de latão, mas dizem que várias Rainhas Húngaras (e não só) ofereciam um dedal cravejado de pedras preciosas à sua Aia (ou Dama de Companhia) mais fiel.
Os meus são bem mais simples, gravados e pintados à mão, optei mais pela causa de quem os estava a vender (mas isso é outra história), nestes não há joias, mas são lindos e carregados de amor 😏.

Com muita dança à mistura assim se relembra o que aprendemos nos livros, uma vida de outros tempos que deixou marcas intemporais na cidade, onde cantos e recantos nos enchem o olhar num misto de tragédia e magia de conto de fadas, onde é fácil encontrar detalhes que nos transportam para lá.  
Cada fachada, cada monumento, cada cúpula e literalmente cada pedra do chão é um livro de memórias, e sobretudo mais uma linha no nosso currículo do conhecimento, para quem como eu adora aprender algo novo em cada sítio que conhece.

Já passaram por lá ?
Cuidem-se !!!!
💋


Comentários