Primavera no Reino Animal

Chuva, sensação térmica digna de um Verão na Califórnia quando estamos ao sol, sensação térmica digna de uma viagem ao Alasca quando atravessamos uma rua inteira na sombra, vendaval, as quatro estações num único dia, poeiras do Norte de África que pintaram o céu de laranja ... assim foi a semana.

Hoje é o Equinócio da Primavera, e ela está a aproximar-se assim meio tímida, aliás, vem de mão dada com o Inverno ... muita chuva, relâmpagos e trovoada, mas também já nos presenteou com um mini mini mini arco-íris, enquanto o céu nublado mudava aos poucos para céu azul e vice-versa, numa dança ritmada de sol e sombra, pelo menos por aqui, mas como se costuma dizer "foi sol de pouca dura". 

É tempo de cor, do desabrochar das flores e dos bichinhos em redor, das caminhadas na companhia do chilrear dos passarinhos, do zum zum das abelhas "gorduchas de peluche", e das borboletas a rodopiar entre nós, é aquela altura do ano em que as lagartixas espreitam por entre as fendas em busca de um bocadinho de sol para um momento de "dolce far niente", com as barriguitas mais quentinhas. 

Apesar de algumas espécies de Percevejos, Besouros e Escaravelhos começarem a colocar ovos em meados de Abril e Maio, é comum ver alguns já com crias em folhas mais doces, como tília e afins.
Ainda bem pequenos e geralmente em grupo já marcam presença em redor do pólen, e são muitas as espécies que pintam assim as flores com as suas cores e padrões.

a Bella e o Mundo - Polinizadores

a Bella e o Mundo - Polinizadores

As Borboletas e as Abelhas ficam mais ativas, as flores enchem-se de pequenos Caracóis, de Vespas, aparecem as Joaninhas fofinhas e o famoso Jaquetão, entre (muitos) outros. 
Mas não pensem que a Primavera é marcada apenas pela presença dos polinizadores, na Primavera existe toda uma azáfama de vida, cor e movimento.

Sabiam que o Beija-Flor cria uma espécie de roteiro e horário para se alimentar ? 
Segue a rota das flores que já estão a desabrochar e que lhe fornecem a maior quantidade de néctar, é mesmo capaz de repetir o mesmo percurso vezes sem conta, enquanto houver alimento.

A Cegonha-Preta chega da migração e inicia a época de reprodução.
Numa espécie de relógio biológico, tudo é feito ao pormenor, os ovos eclodem num clima mais ameno (bem mais fácil há uns anos atrás em que as alterações climáticas estavam mais longe e existiam as 4 estações, mais ou menos certinhas), numa sincronização perfeita desde a abundância de alimento, o clima "ideal" para criar os filhotes, a época de migrar e como já devem estar preparados, crescidos e fortes.

As Marmotas saem da hibernação, espreitam das tocas e enchem os prados de vida.
No Canadá são mesmo consideradas um símbolo da Primavera, são sociáveis, meigas e fofas, há quem diga que passam mais tempo em brincadeira do que a procurar comida, e em certas zonas dos Estados Unidos há também a teoria que a Primavera não tem dia certo no calendário, pois ela chega apenas quando a primeira Marmota deixa a toca 😊

Os Ursos começam a despertar da sua hibernação, é comum as fêmeas terem crias durante a hibernação e com a chegada da Primavera começam a ser avistadas com os seus bebés, também acontece com os Esquilos que começam agora a ser vistos em brincadeiras no meio das árvores e flores, sempre que há um bocadinho de sol, e com os Ouriços, sendo estes mais noturnos mas também avistados com as suas crias.

Também junto ao rio se nota mais movimento, é a renovação das cores, das folhagens, das flores e espécies que cobrem as margens, os Sapos e Rãs acordam da letargia, as Garças começam a pensar em acasalamento enquanto observam os machos e a sua dança de seduçao, surgem ninhos escondidos entre a vegetação e é normal ver os Patinhos de rabinho para o ar em busca de alimento, pois também no fundo do rio um novo ciclo despertou.


E vocês, estão atentos ao que vos rodeia ?
O que acham mais bonito na Primavera ?

Cuidem-se !!!!
💋



Relacionado :




Comentários