A Primavera no Hemisfério Norte 🌸

Equinócio da Primavera.

Começa hoje a Primavera, aquela estação do ano fofinha que nos enche de flores 😊

Em outros tempos esta podia ser uma publicação cheia de fotos de viagens longínquas, de piqueniques ou passeios no meio de campos floridos, mas dadas as circunstâncias é uma boa altura para fazermos um passeio higiénico no meio de um pedacinho de natureza mais próximo, com as abelhas e as borboletas como companhia. Hoje para as fotos só vieram as abelhas, apesar de sermos presenteadas com três borboletas branquinhas a brincar em rodopio, apenas as abelhas fizeram pose 😁

a Bella e o Mundo - bee in pink spring

Para nós que estamos no hemisfério norte, este ano a Primavera chega hoje dia 20 de Março e dura até 21 de Junho, dia do Solstício de Verão.

A chegada da Primavera é vista como um renascimento da natureza, começa um novo ciclo cheio de novas vidas e por todo o mundo existem celebrações nesta altura do ano. 

As ruas estão mais coloridas com os mercadinhos de flores que se realizam um pouco por todo o lado, reza a lenda que dá sorte colocar flores em casa no equinócio, em tempos mais antigos diziam que as flores campestres nascidas livremente deixavam entrar a felicidade e a prosperidade em casa.

É tradição fazer uma limpeza geral em casa, há quem diga que a tradição nasceu na Antiga Pérsia, mas é transversal a todas as culturas e religiões, reza a lenda que se deve deitar fora coisas estragadas ou em mau estado que bloqueiam novos recomeços, deve ser feita uma limpeza "profunda" para que um novo ciclo de "boas entradas" permaneça no local.

abelha na primavera - a bella e o mundo

🌸Sabiam que na época medieval era costume as pessoas saírem à rua e em volta de uma fogueira fazerem pedidos descabidos ? Curiosamente valia tudo ... os povos antigos tinham a crença que o equinócio da primavera é o dia da perfeição, por existir o equilíbrio perfeito entre dia e noite (supostamente as 12h equivalentes) acreditavam que era a altura perfeita para pedir aos céus os desejos mais íntimos ... se se realizavam já não sabemos 😉

🌸Na Roménia é tempo de oferecer o Martisor. Martisor é um lacinho feito com um cordão branco e um vermelho entrançados, é um símbolo da Primavera e significa pureza, riqueza, sorte e saúde. O laço/amuleto deve ser usado como pulseira durante a Primavera e depois é colocado num ramo de uma árvore em flor. Algumas regiões da Moldávia e da Bulgária também seguem o mesmo costume.  

🌸Uma das maiores celebrações na Primavera é o Holi, o festival das cores, da Primavera e do amor. O Holi é originário da Índia mas já celebrado em vários locais, um pouco por todo o mundo, representa o triunfo do bem sobre o mal e o renascer do amor, simbolizado pelo fim do Inverno e começo da Primavera. É um período de renascimento emocional e espiritual, de limpar os erros do passado e começar um novo ciclo. As pessoas dançam em volta de fogueiras com roupas coloridas, fazem oferendas de flores nos templos e espalham pós coloridos pelas ruas (com várias cores e seu devido significado) para afastar o impuro e renovar as amizades e energia, sendo este um dos rituais mais famosos da celebração.

a bella e o mundo - primavera

🌸No Japão, o Hanami é um dos maiores festivais para celebrar a Primavera. Coincidindo com a época da Sakura - as cerejeiras em flor - é a celebração que leva milhares para as ruas (ou levava, em tempos que já lá vão ...). Hanami significa comtemplar as flores, marca o início da Primavera e junta as pessoas em redor das cerejeiras em flor, existem mesmo roteiros para observação com pontos tão bonitos como parques, castelos e até santuários. Durante a noite há passeios de barco para observar as cerejeiras (que estão iluminadas) a partir dos rios e lagos. Que lindo !!!! 😊

🌸Na Suíça o maior evento é o Sechseläuten, uma celebração da chegada da Primavera que se celebra desde a época medieval, em Zurique as ruas são enfeitadas com cestos de flores e é queimado um Böögg - qualquer coisa como "o bicho-papão", que na atualidade é representado por um boneco de neve gigante cheio de fogo de artifício. Ao som do sino da Igreja começa a celebração que simboliza o final do Inverno e o início da Primavera e sua simbologia de novos começos, o tempo da queima do boneco é também um prenúncio do Verão que se aproxima.

A maioria destas tradições estão suspensas desde o ano passado devido à pandemia do covid-19, fica aqui a esperança que tudo passe rápido e que em breve seja possível passearmos e voltarmos a festejar o que nos faz felizes ... 

Existe alguma tradição na vossa família ?

O que mais gostam na Primavera ?

Beijinhos e muitas fofurices 💋


Relacionado :

🌼 Eu e a Primavera 


Comentários