Dia Mundial das Abelhas

Hoje está um calorão, é daqueles dias em que só apetece ficar "de molho" com os pés no mar, sem fazer nada, em boa companhia e rodeada de gelados 😁 

Mas há quem trabalhe ... as abelhas não param e andam atarefadas de flor em flor a cuidar de todos nós, por isso também nós temos o dever de cuidar e proteger as abelhas.

dia mundial das abelhas - a bella e o mundo

Sabiam que as abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 100.000 plantas, flores e legumes ? Não acham bem melhor ter uma horta biológica onde elas vivem felizes, do que mil plantações cheias de agrotóxicos, capazes de intoxicar não só as abelhas mas todos os que consomem o que lá se produz ? Pensem nisso ...

Hoje é dia de celebrar estes pequenos polinizadores, por isso partilho com vocês algumas fotos da minha caminhada e deixo aqui algumas curiosidades e lendas sobre as abelhas.

dia mundial das abelhas - a Bella e o Mundo blog

🐝 Sabiam que na cultura Indígena as abelhas são vistas como almas dos nossos antepassados ? Dizem que quando uma abelha voa em círculos à nossa volta é sinal de bênção, alguém que já partiu que nos quer proteger de coisas negativas e abrir novos caminhos, conforme as voltas e o tempo que a abelha permanecer ao nosso redor assim é a influência positiva. 

🐝 Também na Rússia se pensa assim, nunca se deve matar uma abelha pois poderá ser uma alma a subir ao céu, ao matar uma abelha a alma poderá voar para longe e é sinal de desgraça iminente.

🐝 Para o povo Celta a abelha era um animal sagrado, símbolo de coragem, defesa e prosperidade nas conquistas, era sinónimo de "imortalidade" pois acreditavam na salvação da alma na eternidade, segundo as lendas Celtas as abelhas transportavam as almas dos guerreiros feridos e a sua missão espiritual era não deixar que fossem esquecidos.

a Bella e o Mundo - abelhas dia mundial

🐝 Alguns povos da Amazónia acreditavam que sonhar com abelhas era sinal de fertilidade, ver uma colmeia com a abelha-rainha significava uma gravidez. Por outro lado, ser picado num sonho significava inimigos na comunidade.

🐝 Tatuar uma abelha significa proteção, lealdade, disciplina, organização e foco.

🐝 Na Grécia as abelhas são o símbolo da bondade, da alegria e prosperidade. Eram as companheiras de Deméter, deusa das colheitas e da fertilidade dos campos, fazia a conexão do nascer das sementes com a crença de uma ligação dos que já tinham partido, por isso, ainda hoje as abelhas são consideradas a ligação entre o céu e a terra, e entre o corpo e a alma. 

🐝 No antigo Egipto acreditavam que as abelhas nasciam das lágrimas de Rá (o Deus Sol), eram assim um animal sagrado símbolo de luz e clarividência.

abelhas e seu significado - a Bella e o Mundo


São sagradas sim ... sem elas não podemos sobreviver ...

Crenças e lendas à parte cuidem delas, plantem flores e não as afastem, não usem químicos nem destruam os dentes-de-leão que elas tanto adoram ... juntos somos um todo 😊

Feliz dia Mundial das Abelhas 

Cuidem-se !!!!

Beijinhos e muitas fofurices 💋



Relacionado :

🌸 Abelhinhas 

🌸 Outono com cheirinho a Verão 


Comentários