Igreja de Nossa Senhora da Vitória | Praga

Kostel Panny Marie Vítezné, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, ou mais comum ainda : Igreja do Menino Jesus de Praga.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória fica situada em Malá Strana (Bairro Pequeno) e foi o primeiro edifício Barroco a ser construido em Praga, sendo mais tarde oferecida às Carmelitas.

Estejam preparados para enfrentar filas enormes pois esta é das Igrejas mais concorridas de Praga, a entrada é gratuita (podem fazer uma doação para o trabalho missionário em África) e sendo o Menino Jesus de Praga uma das maiores atrações da cidade podem imaginar o que vos espera ...
Não é fácil tirar fotos (peçam sempre autorização) pois há imensa gente e a luz que entra pelas enormes janelas laterais e pelos vitrais faz com que a qualidade não seja a melhor, é difícil tirar uma foto sem estar cheia de reflexos ou sem parecer desfocada, mesmo assim decidi partilhar com vocês algumas das minhas fotos, 😊 porque a realidade é mesmo assim ... cheia de imprevistos e imperfeições 😊

a bella e o mundo - praga - igreja nossa senhora da vitoria

Do lado de fora parece uma construção simples mas assim que entramos tudo muda, a Igreja está cheia de pormenores.
Não pensem que podem visitar apenas um Altar, há vários e todos lindíssimos com detalhes de cobre e ouro, pinturas e estátuas.
Na foto em baixo podem ver alguns dos detalhes do Altar de São Joaquim e Santa Ana (Pais de Nossa Senhora).

igreja nossa sra da vitoria - a bella e o mundo - praga

O Altar do Menino Jesus de Praga é diferente dos outros, é em mármore vermelha e cinzenta e a estátua do Menino está dentro de uma caixa de vidro (o que faz um efeito estranho nas fotos), a roupa varia conforme as datas, cada roupa tem uma cor e cada cor tem um simbolismo conforme as celebrações ou datas litúrgicas, como por exemplo o branco no Natal ou o roxo na Páscoa.

a bella e o mundo - menino jesus de praga

No Museu (dentro da própria Igreja) podem ver o "guarda-roupa" do Menino Jesus, roupas para eventos ou viagens especiais e coroas.

Outro local "demasiado lotado" é o Púlpito, sempre muito fotografado pela sua beleza e todos os ornamentos que não nos deixam desviar o olhar, como podem verificar na foto.

praha - a Bella e o Mundo - pulpito igreja nossa sra da vitoria

No geral, observem as pinturas, as capelas, a pequena fonte, a cruz, o coro e o órgão, as estátuas e todos os detalhes de construção e decoração. Olhem para todos os lados, para o chão e para o tecto, mesmo com um mar de gente vale a pena fazer uma visita demorada.

igreja nossa sra da vitoria - a Bella e o Mundo

Aproveitem para visitar a exposição Missionária onde podem ver fotos e artigos diversos, ficar a saber mais um pouco sobre a missão das Carmelitas e todo o trabalho desenvolvido na República Centro Africana e também como podem ajudar.

Para os que querem confessar os seus pecados ... aproveitem que há um Padre Português 😂

Já visitaram ?
O que mais vos impressionou ?
Boas viagens
Beijinhos e muitas fofurices 💋



Também em Praga :
Catedral de São Vito





Comentários

  1. Costuma dizer-se que não se deve julgar um livro pela capa e os monumentos, por mais simples que aparentem ser, podem ser verdadeiras relíquias. Este é um exemplo disso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário