Dicas para quem vai a Viena pela primeira vez

Olá 😊

Todos sabem que a cidade do meu coração é Praga, mas Viena é uma das cidades que está no meu top sem dúvida alguma.
Há imensas coisas para ver e fazer em Viena.
O que tem de bonito é sempre imponente, capaz de nos fazer soltar um "Uau" e esses "Uaus" podem ser encontrados em quase todos os recantos da cidade.

Viena, a bonita capital da Áustria é a viagem de sonho para muitos, mas é também muitas vezes uma viagem adiada por ser demasiado cara.

dicas viena

Para quem está a pensar ir a Viena pela primeira vez deixo aqui algumas dicas, que já experienciei e que podem ser úteis.


* Clima ⛅

Pode parecer cliché mas é importante obterem informações antes da viagem.
O Inverno é bastante rigoroso, com temperaturas abaixo de zero mas fiquem a saber que há muita chuva nos meses de Verão.
Em Viena quando chove ... chove a sério.
O meu conselho é terem sempre um guarda-chuva pequenino ou um impermeável daqueles mesmo de viagem, fininho e dobrável.
Levem um casaco porque as noites são frias mesmo em Agosto, pois baixa imenso a temperatura assim que o sol se põe.

* Preços €

Um tema do qual todos falam, os preços altos de Viena.
A minha opinião pode ser um bocadinho diferente da vossa.
Não como carne, não bebo refrigerantes, por isso os meus básicos são diferentes, compro sempre fruta e fico bem com uma tosta gigante de legumes, por exemplo e nisso não achei que houvesse muita diferença, no máximo 2 ou 3 euros a mais por refeição completa.
Nos preços da água, café, sobremesas e bebidas alcoólicas é onde mais se sente a diferença na minha opinião, mas também varia de lugar para lugar, é uma questão de fugir dos locais mais turísticos ou pertinho dos palácios por exemplo.
Já referi na rubrica "10 coisas que aprendi" que em quase todos os locais públicos o WC é pago, por isso estejam preparados, igrejas, palácios, museus e até mercados ... em muitos deles existe um torniquete onde devem colocar uma moeda de 0.50 ou 1€ (conforme o sitio) para desbloquear o acesso ao WC.

* Comida 🍴

Isto sim foi complicado ...
A comida típica de Viena é carne, carne e carne acompanhada de carne com pedaços de carne ...
Muitos fritos e panados, muitas casinhas de madeira (e roulotes) de salsichas gigantes, sandes de carne, sopas de carne, batatas com bacon, guisados de carne, pastéis de carne ...
Apesar de alguns restaurantes terem uma versão vegetariana, no geral é muito básica, arroz com legumes salteados ou croquetes de batata com guisado de legumes foi o que mais encontrei.
Fui salva por algumas lojas biológicas que vendem snacks como croquetes de queijo grelhado e empadas de cogumelos, não encontrei muitas e os preços são um bocadinho inflacionados.
Viena é conhecida também pelos seus doces, as muitas pastelarias com as vitrines gigantes de onde não conseguimos sair estão por todo o lado 😊
Não se esqueçam de provar a famosa Sachertorte de chocolate e alperce, uma fatia de Apfelstudel de maçã quentinha e claro um café vienense gigante cheio de coisas gulosas, entre outros.

* Segurança 👮

Viena é uma cidade segura, apesar de não ser a cidade onde me sinto mais segura principalmente à noite mas sabem que viajo sozinha, por isso é sempre um bocadinho diferente.
Encontrei alguns grupos de rapazes mais "animados e espalhafatosos" em pontos mais escuros e recatados da cidade mas no geral não há grande stress, andei várias vezes sozinha de um lado para o outro no metro noturno e nunca tive problemas.
Há bastante policia na rua, junto de lojas, bares e em sítios de grande turismo.
Uma dica : passem sempre nas passadeiras, algumas têm policia de transito que passam valentes multas

* A Diversidade 🌻

É uma cidade de contrastes.
Muita azáfama nas ruas e praças centrais, lojas cheias, muito barulho e encontrões, muito turismo nas zonas de destaque dos principais roteiros e circuitos de visita, mas também muitos parques calmos e bonitos com muitas famílias, crianças e cães a brincar, piqueniques e muitas zonas para relaxar.

* Palácios e Monumentos 🏰

Para quem gosta de clicar, clicar e clicar ... como eu,  deixo aqui um aviso ... muitos dos palácios e monumentos que vão ver apenas podem ser fotografados por fora.
A maioria não permite fotografar no interior e nos palácios da rota imperial há mesmo seguranças a ver se a medida é cumprida.

* Os Transportes 🚆

Para mim o ideal é andar a pé o mais possível, é assim que gosto de conhecer e fotografar tudo ... ao meu ritmo, mas a rede de transportes de Viena é muito boa, há metro, comboio, autocarros e eléctricos para quase todos os pontos da cidade e podem também alugar uma bicicleta.
Há bilhetes combinados e bilhetes únicos, os preços não são muito diferentes dos nossos, e claro há sempre os táxis esses sim bem mais caros tendo em conta o estilo de vida Austríaco comparado com o nosso.

* Os Espetáculos 🎭

Viena é o paraíso para quem quer assistir a um espetáculo, há para todos os gostos : ópera, valsa, teatro, concertos variados, jazz nos jardins dos palácios, orquestras gigantes por toda a cidade e muito mais.
Existem passes combinados que permitem assistir a vários espetáculos com entradas em vários locais, podem pedir informações nos postos turísticos pois muitos deles ficam bem mais baratos no posto de turismo do que comprados no próprio local do espetáculo.

* Vida Noturna 🎵

As lojas fecham cedo, por volta das 18h ou 19h.
Os museus, monumentos e palácios costumam ter a ultima entrada por volta dessa hora também, salvo alguma exposição ou performance temática que faça parte de uma visita noturna.
E não pensem que a vida noturna se resume a espetáculos de musica clássica, há bares por toda a cidade, discotecas, festas e concertos ao ar livre rodeados de banquinhas com comida e bebidas frescas.
Há muitos bares junto dos canais do Danúbio e barcos que se transformam em clubes no Verão com DJ ao vivo e muita animação, esses sim estão cheios e nem sempre é fácil circular por lá !!!

* A Comunicação 💬

A língua oficial é o Alemão e se pensam que todos falam connosco em Inglês quando precisamos de ajuda ... não é bem assim.
Muitos descrevem os Austríacos como pessoas pouco simpáticas ou pouco dispostas a ajudar, um bocado frios e distantes no geral. Obviamente que há (sempre !!!) excepções e tirando um episódio num almoço que nem foi diretamente comigo não tive qualquer problema.
Acho que é por eu ser de sorriso fácil, simpática para todos os desconhecidos ... torna tudo mais agradável ... ou sinistro.


Espero ter ajudado 😊

Boas viagens, beijinhos e muitas fofurices 💋



Relacionado :

Coisas para fazer em Viena na Primavera


Comentários

  1. Excelentes dicas. É sempre bom contar com a experiência de outros viajantes. Viena deve ser uma cidade muito bonita e com muito para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra, a ideia é essa :) partilharmos as nossas experiências para ajudar alguém.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Útil e interessante...vou lá passar em Junho...de mota!

    ResponderEliminar
  3. Vou guardar para quando for :)
    http://bloguinhasparadise.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorava ir esta na minha lista e obrigada pelas divas5

    ResponderEliminar

Enviar um comentário