"Parlamento Mundial do Meio Ambiente"

Olá, já ouviram falar do "Parlamento Mundial do Meio Ambiente"? 
Este é o nome dado a um grupo que participa numa série de reuniões desenvolvidas pela Assembleia Ambiental das Nações Unidas. Neste mês de Fevereiro realizam-se encontros, palestras e investigações com o objetivo comum de encontrar uma solução para reverter o impacto das alterações climáticas que o Planeta enfrenta, ou pelo menos minimizar. 

Governos, Associações, Cientistas, Ambientalistas, entre outros, reúnem-se em Nairóbi.
No topo da lista está a perda de diversidade e habitats, e suas consequências derivadas de todo o impacto Humano que leva ao aumento das alterações climáticas, como más políticas governamentais, económicas e ambientais, crueldade, poluição e outras atrocidades. 

O Mundo está a mudar, as ameaças são cada vez mais reais, impactantes e sobretudo recorrentes ... mas também a luta está a crescer e são cada vez mais os que querem dar a cara por uma causa, dar voz a quem não tem voz e tomar a iniciativa. 

a Bella e o Mundo - Formiga - Mãe Terra

Uma vida é uma vida, e uma vida faz a diferença, seja um Humano ou uma Formiga ... todos pertencem aqui e todos representam um lugar nesta sociedade, a consciência está a mudar e alguns que outrora pareciam incrédulos já olham para a Terra de outra maneira. 

2024 promete ser um ano de mudança, a ONU compromete-se a realizar cada vez mais iniciativas junto das comunidades e a interligar causas, conflitos e consequências ... na minha opinião é sem dúvida uma mais valia, uma maneira de muitos perceberem o impacto de cada gesto diário. 
Ao interligarem a crise climática a rotinas de transporte, poluição, alimentação, consumo e outros "compromissos" dados como garantidos fica mais fácil consciencializar. 

Aquelas fotos de lugares de sonho instagramáveis podem ter os dias contados em breve, assim que ficarem submersos com o aumento do nível do mar ... 
Aquele Animal magnífico e imponente que ainda podemos ver ao ar livre pode ter os dias contados, ao ser extinto ... 
Aquele alimento que nos dá energia pode ter os dias contados, com o desgaste dos solos ... 
Aquele passeio pelo campo que nos acalma a mente pode ter os dias contados, com o desaparecimento dos polinizadores ... 
Aquela bebida quentinha que tanto nos aquece a alma pode ter os dias contados, com a seca e a desertificação ...  
O ar que respiramos ... a água que bebemos ... querem falar sobre isso? 
Pode parecer dramático, mas é sem dúvida uma maneira de todos perceberem que o tempo está a contar e que amanhã pode ser tarde demais ... 

a Bella e o Mundo - Formiga - Mãe Terra

Sabiam que uma "simples" Formiga é capaz de nos dar informações sobre o clima, catástrofes e indícios de mudança através da sua atividade diária?
Ao observar a rotina de grandes formigueiros ao ar livre, cientistas conseguiram prever chuva, ondas de calor, mudanças repentinas e até acontecimentos devastadores como grandes inundações e furacões antes de qualquer outro indício científico aparecer nos satélites, tudo devido aos seus movimentos, como uma azáfama de armazenamento de alimento, variáveis "estranhas" nos carreiros, mudança de estrutura nas colónias e no seu comportamento.   

O que já foi apelidado de "mapas falantes" é hoje em dia levado a sério, uma ajuda de extrema importância e utilidade usada por vários povos em situações tão distintas como programação de colheitas agrícolas em locais inusitados, ou realização de eventos em grandes cadeias hoteleiras nos maiores destinos paradisíacos, sabiam?

Continuam a achar que é uma "simples" Formiga ?

Resta-nos esperar que algo de positivo, concreto e imediato surja destas reuniões, continuar a fazer a nossa parte e nunca esquecer que todas as vidas contam ... 
 
Cuidem-se !!!!
💋



Comentários