#GivingTuesday | Doar é o mote

Olá, já ouviram falar da Giving Tuesday ?

Giving Tuesday, conhecida como a 3ª feira de doação, é para muitos considerado o "maior movimento mundial de generosidade".

Nasceu nos Estados Unidos em 2012 a partir de uma ideia visionária e sonhadora de Henry Timms.
Apaixonado por cultura, artes, relações internacionais mas acima de tudo por filantropia, tomou uma posição bem vincada desde cedo, organizou vários eventos solidários em áreas diversas de ajuda aos mais necessitados, com o sonho de tornar essa ajuda num movimento global.
Pensou que tudo podia ser feito não propriamente como caridade mas sim em algo enraizado em nós, tão natural como outro ato diário qualquer. 
Por exemplo, durante a pior fase da pandemia arregaçou as mangas e transformou o seu local de trabalho em "banco alimentar", "banco de sangue", e local de recolha de donativos.
Para ele é assim que tudo faz sentido.

a Bella e o Mundo - Giving Tuesday

O Giving Tuesday surge como forma de consciencializar a população, depois da Black Friday e da Cyber Monday, onde se estima que sejam gastos milhões em compras um pouco por todo o mundo, esta é a forma de dizer : vamos estabelecer prioridades, dividir, vamos tirar um pedaço desse "bolo de dinheiro" e doar a quem mais precisa, desta vez a uma associação, a uma causa, a um rosto em particular e não a uma grande marca ou empresa.
Pensou que a ajuda que prestamos na nossa comunidade mais próxima poderia ir mais além, e que o "estender a mão" a quem conhecemos poderia ser global, estava na altura de ajudar além fronteiras.
O mote está lançado, afinal quando há vontade e corações de ouro há sempre uma forma de fazer chegar ajuda ao outro lado do mundo, se for esse lado do mundo que mais precisa ...

O que parecia não passar de um sonho é agora elogiado por nomes mundialmente conhecidos, teve um boom nas redes sociais durante os confinamentos, gera milhões de ajuda e está presente oficialmente em mais de 70 países, com atividades em mais de 150.
E todos podemos contribuir.
Sabiam disso ?

a Bella e o Mundo - Giving Tuesday
Ou seja, depois da Black Friday nasceu uma terça-feira onde podem doar um pouco daquilo que conseguiram poupar.
A mim parece-me muito bem e eu já fiz a minha parte.

Giving Tuesday é hoje uma organização autónoma com apoio mundial, é uma plataforma de entreajuda onde todos podem doar algo por mais simples que seja, essa ajuda pode ser agora feita apenas com um clique em qualquer lugar do mundo para beneficiar uma boa causa.

Podem visitar a página oficial para ficar a par de tudo ⮞⮞ AQUI ⮜⮜ 

Ou consultar a página de Portugal ⮞⮞ AQUI ⮜⮜ e doar a quem vos aquece o coração

Por cá há imensas organizações a precisar de ajuda.
Basta clicar em Causas e procurar por lista de projetos, aí escolhem a causa (ou causas) que querem ajudar - animais, ambiente, saúde, idosos, crianças, refugiados, entre muitos outros - e também a maneira como querem que seja feita essa ajuda ao selecionar tipo de donativo (os mais comuns são o donativo monetário ou de bens mas aqui existem mais maneiras de ajudar).
Se não conseguirem ajudar com dinheiro, podem especificar o tipo de bens que têm em casa para doar, seja um bem alimentar, vestuário, brinquedos, mobiliário e ao clicar encontram as associações que precisam desse mesmo bem.

a Bella e o Mundo - Giving Tuesday

a Bella e o Mundo - Giving Tuesday

Grandes causas como a União Zoófila, a Make-a-Wish, a Acreditar, os Médicos do Mundo, a APAV, a Amnistia Internacional, a Cáritas, entre tantas outras, estão presentes nesta plataforma de solidariedade, mas também aquelas mais pequenas inseridas nas localidades, menos divulgadas e por isso com menos recursos, têm lugar neste movimento.
Se conhecem alguma causa muito especial, podem pesquisar pelo vosso distrito ou por letra inicial da associação, para terem acesso à listagem e verificar se faz parte.

💗Tenham atenção a este pormenor, a plataforma Giving Tuesday não aceita pagamentos, é apenas um meio de divulgação das organizações que estão a necessitar de ajuda, ao clicarem em cada associação ou causa vão ter acesso ao tipo de ajuda que mais precisam de momento, por exemplo se clicarem na União Zoófila aparece neste momento "donativo monetário" e como o podem fazer, através do nib por ex., têm também acesso a todas as redes sociais, mail e site da União Zoófila, se clicarem por exemplo na causa Refugees Welcome Portugal aparece a informação que podem ajudar com "donativo monetário" e respetivo nib para onde o podem fazer, mas também que necessitam de "tempo" e de "competências", mais uma vez está disponível o site, mail e todas as redes sociais para que possam saber como ajudar💗

Que ideia tão bonita ... e tão simples, não acham ?
Já sabem que digo sempre que não deve existir um dia específico para celebrar isto ou aquilo, muito menos para contribuir para algo, devemos fazê-lo sempre que pudermos e acharmos correto, mas confesso que esta ideia é genial e tudo o que seja para fazer algo por um mundo melhor é sempre bem-vindo ... Com pouco se faz muito ...

Por eles, por nós, por todos ...
Cuidem-se !!!!
💋


* O Paypal é também uma das entidades que apoia e colabora com a Giving Tuesday, por isso ao efetuarem login, mesmo sem efetuarem um pagamento podem enviar um donativo de qualquer montante, basta escolher a associação e clicar em doar, não é necessário fazer qualquer compra ou envio através de Paypal *

* fotos do site Giving Tuesday de Portugal *


Comentários