Salicórnia | Tróia

Há poucos meses ouvi falar do Salicórnia.
Um restaurante com práticas sustentáveis e ecológicas, com produtos sazonais e locais, e (muito importante) com várias opções vegetarianas. 
Fiquei curiosa e por isso fomos experimentar.

a Bella e o Mundo - Salicórnia Restaurante

Situa-se no The Editory By The Sea, o Hotel 5 estrelas da Tróia que tem o seu foco assente na sustentabilidade, com várias certificações pelas práticas ambientais comprovadas.
O restaurante está aberto ao público em geral, sem ser necessário estar hospedado.

O Salicórnia é um espaço muito bem decorado, "clean", com linhas simples, madeiras, flores e objetos decorativos típicos da região. Com um ambiente calmo e acolhedor, com o devido distanciamento tal como eu gosto e com um Jazz dos anos 40 como música de fundo, fez com que a visita fosse ainda mais agradável.

a Bella e o Mundo - Salicórnia

O menu é composto por produtos da época e da região envolvente, sendo exemplo ingredientes da Comporta e Alcácer do Sal, tal como nos foi apresentado. 
A grande aposta é a partilha com a família ou amigos, numa "degustação" de sabores.
Começar com um pãozinho do Torrão com azeite e flor de sal, partilhar umas (maravilhosas) azeitonas de Alcácer na "partilha dos compadres" ou um Brás de legumes Alentejanos, passar pelos encontros "prefetos" como se pode ler na carta e apreciar a doçura de uma batata doce assada com mel e salicórnia, ou um arroz de cogumelos ...
Podem acompanhar com uma migas típicas, queijo grelhado ou com compota de tomate e pinhões, entre outros. Também há creme de legumes e a tão famosa sopa de tomate Alentejana.
Se não são muito fãs do conceito de partilha e provar vários sabores, podem optar por um dos pratos "para aconchegar" que são considerados os pratos principais do menu, existe uma opção vegan que neste caso é espetada de seitan com legumes Alentejanos grelhados.

a Bella e o Mundo - Salicórnia Tróia

a Bella e o Mundo - Salicórnia Tróia

Ouvimos o "zum zum" de uma mesa próxima sobre as doses serem pequenas ... para mim é o ideal, até porque gosto de provar um pouco aqui e ali e nunca consigo comer muito, mas se realmente o conceito é a partilha alguns pratos podiam ser mais generosos, pois quando recebemos meia batata doce não há muita margem para todos conseguirem provar 😉
No geral o tamanho das doses não nos incomodou, já no sabor a história é diferente, estávamos à espera de sabores arrojados com os típicos temperos de ervas frescas e aromáticas da região, mas em alguns dos pratos o sabor ficou aquém das expectativas. 
Achámos que a comida estava bem confecionada mas simplicidade não é sinónimo de pouco sabor, muito pelo contrário, esperávamos mais e infelizmente desiludiu um bocadinho.

Para beber, optámos por sumos naturais feitos no momento (que não desiludiram), escolhemos um de laranja e outro de abacaxi com hortelã, e estavam simplesmente deliciosos.

No Salicórnia podem encontrar ainda o "menu dos gaiatos", e "a doçura do campo" com destaque para os doces tradicionais do Alentejo.

a Bella e o Mundo - Salicórnia - Editory by the Sea

a Bella e o Mundo - Salicórnia Tróia

Resumindo, o menu é pequeno mas diverso com opções para todos, os preços são bastante convidativos e variam entre os 4€ e os 17€ aproximadamente.
O espaço é super agradável, a simpatia e o ambiente acolhedor pedem uma visita demorada, ou seja na minha opinião existem muitos pontos positivos, mas infelizmente a comida peca um pouco pela falta de sabor ... 
Talvez seja preciso uma nova visita com uns diazinhos de alojamento no Editory By The Sea, para degustar a variada "montra" de pequeno almoço e testar novas combinações de sabores, e claro, aproveitar aquela piscina que ficou a chamar por mim 😊

Já conhecem ?
Qual o vosso feedback ?
Cuidem-se !!!!
💋



Comentários