Museu do Barroco

Quando pensamos em passeios geralmente queremos sempre ir para longe, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas cores e sabores. Mas por cá temos sempre coisas para fazer e ver, há sempre algo para descobrir, e eu, gosto muito de passear nos cantinhos que me acolhem desde criança.

Fomos visitar o Museu do Barroco, também conhecido por "Casa do Corpo Santo" (Santo protetor dos Navegantes), situa-se em Setúbal entre o jardim do Quebedo e a Igreja de Santa Maria da Graça (Sé de Setúbal), erguido em 1714 num anexo do Palácio Cabedo junto de um troço de muralhas arqueológicas trecentistas, é um lugar para todos os que gostam de arte, cultura e não só. Pode ser considerado pequeno mas está garantidamente cheio de história e peças impressionantes, merece sem dúvida uma visita.

a Bella e o Mundo - Museu do Barroco

Assim que se atravessa o portão, o pátio central convida a uma paragem, seja para selfies ou para apreciar os azulejos em azul cobalto com todos os seus detalhes.

Subimos a escadaria com a "bênção" da "figura de convite" que nos tira o chapéu em pose de quem nos dá as boas vindas, diz a lenda que era um dos porteiros da Confraria.
No topo das escadas a porta abre para a Sala do Vestíbulo que nos presenteia com um teto lindíssimo cheio de detalhes para descobrir em volta da Nau Portuguesa, ao mesmo tempo que o olhar se desvia para a Capela forrada a talha dourada e figuras incrustadas, ao fundo da Sala. 

a Bella e o Mundo - Museu do Barroco

a Bella e o Mundo - Museu do Barroco

Encontramos outra porta e temos assim acesso à Sala do Despacho, aqui existe arte do chão até ao teto, literalmente. Azulejos, pinturas, frescos, esculturas, peças em madeira, em prata e em ouro, entre outros. Há peças de arte sacra, de ourivesaria, umas mais simpáticas outras mais sinistras (como o cofre gigante que acaba por se tornar a peça central) ... mas todas com uma carga histórica fascinante.

a Bella e o Mundo - Casa do Corpo Santo

Gosto de me "perder" em museus e galerias, imaginar quem por ali passou e como viveu, ficar "colada" aos pormenores e como foram feitos, cada detalhe arquitetónico e artístico saído de mãos tão talentosas.

Tirem uns minutos para observar cada pormenor, como o exemplo da pintura de uma enfermaria de outros tempos, tão longínqua mas tão similar a quem (infelizmente) como nós vive numa pandemia ... 

A Casa do Corpo Santo acolhe uma exposição de instrumentos Náuticos no piso térreo, são quase duas centenas de peças doadas que podem observar, desde bússolas, compassos, cronómetros, barómetros, binóculos, instrumentos de desenho e medição, entre muitos outos, que fizeram parte de tantas viagens que percorreram mares e oceanos durante séculos.

a bella e o mundo - caso do corpo santo

Por isso, e assim numa espécie de "dois em um", podem visitar espaços com temas distintos, de 3ª a sábado por apenas 1.50€.

São nestas pequenas pausas que aprendemos sempre mais, há sempre algo novo que juntamos ao nosso "currículo" histórico e cultural, em qualquer lugar do mundo, mais perto ou mais longe existe sempre uma nova informação que nos revela um pedaço de outros tempos, e como eu gosto de aprender ...

E vocês, já visitaram ?

Cuidem-se !!!!
💋




Comentários