No nosso cantinho "à beira mar plantado" há cantos e recantos que por vezes nos passam despercebidos, é tão banal passarmos atarefados pelos mesmos sítios que sentimos que não olhamos "com olhos de ver", nunca ficaram com a sensação que já passaram mil vezes por um local e que de repente encontram algo novo que nunca vos tinha chamado a atenção ?
No centro de Setúbal podemos encontrar a "Casa das Quatro Cabeças", um edifício com mais de 500 anos que passa despercebido aos olhos de alguns mas com uma grande história.
Sabiam que a Casa das Quatro Cabeças é famosa também além fronteiras ? Já foi tema de destaque em livros, blogues, agências de turismo e sites de notícias internacionais.
Numa espécie de "vá para fora cá dentro", hoje partilho com vocês algumas curiosidades da "Casa das Quatro Cabeças".
👑 Curiosidades históricas sobre as cabeças
Será esta a verdadeira história da Casa das Quatro Cabeças ? Será que a identificação é a correta ? Existem vários documentos históricos e textos de estudo que tornam a teoria bem credível, o acontecimento é citado também em algumas publicações, como por exemplo nos textos de Alexandre Herculano, entre outros.
🐬 Algumas curiosidades do local, nos dias de hoje
Como podem ver é hoje um local turístico para relaxar, conviver e passar bons momentos, quanto há carga histórica que carrega há vários séculos continua a ser um dos mistérios da zona, há quem diga que tudo aconteceu no Viso, outros numa Capela, outros no mar em plena navegação, outros ali mesmo naquele local com um terceiro ajudante escondido pronto a atacar ... e onde está essa cabeça, se afinal eram 3 conspiradores ? Poderá ser o que se arrependeu e virou herói ?
Conspirações, dúvidas, incertezas, historiadores convictos, outros nem tanto, lendas populares ... o que é certo é que ninguém fica indiferente quando se depara com as cabeças esculpidas, recebem muitos cliques e é tema de conversa entre todos, sejam eles moradores ou visitantes.
Já por aqui passaram, o que acharam ?
Comentários
Enviar um comentário