Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje, 22 de Maio é o Dia Internacional da Biodiversidade (já sabem a minha opinião, deve ser todos os dias e não apenas quando o calendário o assinala), é tempo de consciencializar e falar sobre a saúde dos ecossistemas e dos que nele habitam, das maneiras de proteger, de mudar hábitos, e principalmente de cuidar.

Em anos anteriores foram abordados temas tão diversos como a alimentação consciente, a proteção de recursos, a água, os micro-organismos, e até mesmo o turismo sustentável.

Este ano o tema principal é "as nossas soluções estão na Natureza".

A ONU nas suas conferências pede uma aproximação global numa tentativa de unir esforços governamentais para que se possa "construir um futuro compartilhado para toda a vida".

Sabiam que os recifes de coral têm uma das maiores diversidades concentradas do que qualquer outro organismo e ecossistema global ?
E sabem o valor real da ameaça que sofrem constantemente ?
Das perdas irrecuperáveis ?

a Bella e o Mundo - dia Internacional da Biodiversidade
@Ocean Image Bank/Brook Peterson  //  página oficial da ONU

António Guterres, secretário geral da ONU afirma que a perda de espécies está a decorrer a um nível nunca antes visto e que é necessário tomar ações urgentes a nível mundial. Refere os efeitos das perdas da biodiversidade na vida de todos, fala de imensas formas de tentar reverter os acontecimentos que precisam de ser postas em prática urgentemente, da necessidade de existir um projeto financeiro mas também de consciência informativa e educacional por parte das "grandes vozes poderosas". Diz que as estruturas estão criadas e que as metas não são descabidas, cabe a cada governo agir depressa, mas também a cada um de nós no nosso dia-a-dia com pequenas mudanças. 
Pequenas ... mas tão significativas no panorama global.

Acham importante assinalar estes dias ?

É como digo sempre, as ações devem ser tomadas todos os dias mas não é nada mau estar representado no calendário, é o mote para os mais distraídos entrarem na realidade, e mesmo que aprendam apenas uma maneira de fazer a mudança ao conhecerem algo novo como um simples facto científico, um número ou estimativa que faça mudar algo para melhor ... já é uma esperança a meio do caminho ...

E vocês já colocaram em prática um bocadinho da ajuda necessária ?

Cuidem-se !!!!

💋



Comentários