Magnólias

Magnólias ... bonitas, perfumadas e cheias de significado.

Há quem diga que estas lindas árvores nasceram nos Himalaias, outros dizem que são originárias do Japão e que séculos mais tarde foram levadas para a China e para a Malásia, mas também há relatos que são originárias da Costa Rica, e por sinal existem espécies em todos esses locais ... e "reza a lenda" que a maior da Europa é nossa e está em Monchique 😉, sabiam ?

As magnólias dão flores perfumadas (brancas e vermelhas são as mais comuns) nos meses quentes, e transformam-se em "pinhas" no Outono, como estas que foram apanhadas pela minha lente, dignas de qualquer "boneco" criado pela Marvel 😏 

Existem imensas crenças associadas às magnólias, pois estão cheias de simbolismo um pouco por todo o mundo.

E nestes tempos conturbados que vivemos é sempre bonito observar uma magnólia, não fosse ela a árvore da perseverança. 


🌱Algumas curiosidades :

O seu simbolismo está ligado ao amor e respeito pela natureza.

É um símbolo de esperança, pureza e bondade.

Na China, os imperadores consideravam a magnólia um símbolo da nobreza, de força e coragem perante as adversidades da vida.


No Vietname, as suas folhas e flores são usadas em medicina tradicional pelas propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas e anti-piréticas.

Na Europa, as cascas são usadas em alguns produtos de cosmética.

Nos Estados Unidos, o Mississippi é conhecido como o "Estado das Magnólias", por esta ser uma espécie comum e protegida que torna o estado mais colorido.


No Japão é comum as mulheres tatuarem uma magnólia como símbolo da eterna juventude.

Os poetas da "velha Europa" tatuavam uma magnólia no pulso, ou desenhavam várias nos seus cadernos como proteção espiritual da sua criatividade e vulnerabilidade.

É bonito, não acham ?

E sempre atual 😊


As duas primeiras fotos são as "minhas" magnólias neste momento, as duas últimas são as mesmas no final do Verão, e estas são as coisas boas de viver (quase ... quase) no campo 😊

Basta uns minutos com "olhos de ver", como dizia a minha bisavó e estes simples passeios ficam sempre mais bonitos.


Cuidem-se !!!!

Beijinhos e muitas fofurices 💋



Comentários