Andorinhas | Cheirinho a Primavera em boa companhia

Sol, céu azul, ventinho ameno e andorinhas ... aquele cheirinho a Primavera que hoje se faz sentir por aqui 😊

Hoje já me encontrei com cinco ou seis andorinhas, todas brincalhonas e alegres a voar bem alto e a "falarem" umas com as outras enquanto desapareciam rápido por entre as árvores.
Quando era pequenina e via o primeiro ninho de andorinha do ano ficava super contente, sempre me disseram que era bom sinal, que as andorinhas trazem mudanças boas, que são vistas onde ainda não há muita poluição (deve ser por isso que cada vez são menos avistadas, infelizmente) e que são um símbolo de felicidade.


Ligadas à Primavera são um símbolo de metamorfose e esperança, trazem boas novas, começos, luz no caminho, amor e noticias felizes, assim dizem as lendas.

Sabiam que muitos povos ainda hoje associam as andorinhas à fertilidade, a uma nova chegada e até mesmo a um regresso, conforme as crenças ?

Os meus amores que já partiram estão assinalados no meu corpo de outra forma, mas quem nunca viu uma linda andorinha old school tatuada ?
Sabiam que é uma maneira de proteger quem já partiu ?
Dizem que foi popularizada pelos primeiríssimos marinheiros que ficavam longas temporadas em alto mar, quando um deles morria e era lançado ao mar, se fosse avistada uma andorinha era sinal de abertura do caminho para a alma, mas também a maneira de continuar "junto" dos que amava e que cá ficavam em forma de protecção, a chamada estrelinha a olhar por nós. Não é bonito ?
As tatuagens mais comuns são as duas andorinhas com a faixa no bico, que geralmente tem o nome de quem partiu, ou uma palavra especial como símbolo de ligação.



E aquelas casinhas com as típicas andorinhas em cerâmica ?
Dizem que "alimenta" o amor, a paz e a harmonia, quando estão colocadas por cima das portas e janelas estão a receber e deixar fluir a felicidade.

Lendas e crenças à parte ... adoro ver (e ouvir) andorinhas 😊
E vocês ?

Aproveitem o cheirinho a Primavera porque parece que para a semana já começa a chover.

Beijinhos e muitas fofurices 💋


Comentários

  1. As tatuagens de andorinhas são muito bonitas! Bjs 💋

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ficarmos a conhecer as lendas e crenças associadas a factores ou coisas que fazem parte da nossa vida. Gosto muito da primavera.

    ResponderEliminar
  3. Na casa dos meus pais temos um casalinho de andorinhas que volta todos os anos (penso que já são bisnetos dos primeiros) e já chegaram. :) Adoro as andorinhas, é um sinal que a Primavera está a chegar, cheia de cor e vida. Adorei o texto, desconhecia que havia tantas lendas e crenças sobre as andorinhas. <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário